Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.
Conteúdos gerais19 de novembro de 20194 min
[Case] Veja como a solução de Big Data da Vivo ajudou na expansão da rede Benjamin A Padaria
4 min
Redação Vivo Meu Negócio
Big Data e o seu negócio podem muito bem andar juntos. É isso mesmo! Você pode contratar uma solução que vai te guiar, a partir de uma base bem estruturada, a encontrar as melhores escolhas. Para facilitar a sua compreensão, este artigo foi dividido em:
O que é Big Data e quais são os benefícios para um negócio.
Como a rede Benjamin A Padaria conseguiu aproveitar esses dados.
De quais maneiras o Big Data contribuiu para a estratégia de expansão da rede.
O que é o Luca Store, solução da Vivo Empresas que atua justamente nessa frente.
A era é do Big Data, não tem como negar. Bilhões de dados circulam pelo ambiente digital diariamente. Dessa forma, saber aproveitar todas as informações é um caminho promissor no universo empresarial. Mas como fazer isso? Te explicamos ao longo deste artigo.
Para garantir total compreensão do tema, vamos partir de um exemplo real: a estratégia de expansão da rede Benjamin A Padaria. O objetivo da marca era expandir seus pontos de venda para novas localidades. No entanto, havia um desejo de fazer a escolha dos lugares de maneira assertiva. A melhor maneira de fazer isso é tomar decisões com base em dados reais, coletados a partir dos hábitos dos clientes.
Para garantir total compreensão do tema, vamos partir de um exemplo real: a estratégia de expansão da rede Benjamin A Padaria. O objetivo da marca era expandir seus pontos de venda para novas localidades. No entanto, havia um desejo de fazer a escolha dos lugares de maneira assertiva. A melhor maneira de fazer isso é tomar decisões com base em dados reais, coletados a partir dos hábitos dos clientes.
Foi por isso que a rede procurou a Vivo Empresas. A ideia era contratar um serviço que pudesse ser um orientador na definição dos locais. A solução mais adequada nesse caso foi o uso do LUCA Store, que integra a plataforma de Big Data da Vivo. “Aqui na Vivo as áreas de Big Data e IoT caminham juntas para proporcionar aos clientes soluções integradas, inteligentes e aderentes às suas necessidades”, afirma Diego Aguiar, Head de Marketing e Produtos IoT e Big Data da Vivo.
A tecnologia é voltada para clientes que precisam entender e embasar algumas questões ou decisões, como era o caso da Benjamin A Padaria. Inclusive, a solução estuda o comportamento e o perfil dos clientes por meio de dados como visitas físicas, hábitos de compra, duração da visita em um site e procedência, entre outros.
No caso da rede, as variáveis escolhidas para serem analisadas foram o fluxo de pessoas e também o poder aquisitivo dos clientes em potencial. Todos esses dados foram verificados por especialistas, que com base nas informações coletadas, conseguiram sugerir pontos interessantes.
Big Data: decisões estruturadas
O objetivo da contratação do LUCA Store era identificar indicadores importantes fundamentais em casos de sucesso, para pautar a escolha da localização das demais lojas. Então, como comentamos, a plataforma analisou o comportamento do público de seis unidades já existentes. A meta era levantar dados como fluxo de pessoas e renda média.
Nesse contexto, o LUCA Store permite verificar em qual horário a loja recebe mais pessoas, o que costuma consumir e em quais quantidades. Ou seja, trata-se de dados ricos para quem busca abrir novas unidades.
Portanto, com os dados recolhidos pelo sistema, os cientistas da Vivo Empresas elaboraram um sistema com base em uma pontuação. Em seguida, cruzaram com informações de outras localidades. Assim, puderam identificar em quais pontos era mais indicado ter uma nova unidade.
Informações essenciais
As soluções de Big Data da Vivo Empresas conseguem levantar outras informações complementares muito importantes para uma rede. Inclusive, dá para medir, por exemplo, das pessoas que passaram em frente à sua loja, quantas entraram. Aliás, os cientistas conseguem saber também a taxa de conversão de vendas e até mesmo a atratividade da sua vitrine.
Aliás, tudo baseado em dados reais. “Com o Luca Store geramos informações relevantes para a tomada de decisão estratégica”, comenta Aguiar. Além do varejo, de acordo com ele, há soluções voltadas para outros setores, como governo e turismo. “Buscamos sempre utilizar os dados, agregados à nossa experiência e conhecimento, para responder aos desafios de negócio dos nossos clientes”, explica.
E aí, o que achou das possibilidades que a plataforma oferece? Bem interessante para empresas de diferentes setores, não é mesmo? Aliás, já que estamos falando sobre dados importantes, aproveite para ler um artigo que fizemos sobre os dados de pagamento dos clientes.