Ter uma identidade clara é fundamental em um mundo cada vez mais competitivo. Daí a importância dos pilares missão, visão e valores – tríade que atua como o sustentáculo de um prédio que, sem uma base sólida, corre o risco de ruir.
Os três eixos não servem só para ilustrar em palavras bacanas a seção “quem somos” dos websites.
Imagine sua empresa como um time de futebol. Cada jogador tem um papel crucial, mas, para que a equipe funcione em conjunto, é preciso ter um objetivo em comum e estratégias, além de regras que norteiam as ações de todos. Nesse cenário:
- a) A missão define o objetivo final do time;
- b) A visão, onde ele quer chegar;
- c) Os valores representam as regras do jogo – aquilo que vai garantir o fair play e a união entre os jogadores.
Percebeu que a definição desses elementos pode te auxiliar a tomar decisões estratégicas e a construir uma marca forte para atrair clientes que se identifiquem com o seu negócio, não é mesmo?
É como ter um manual que define a identidade da sua empresa, garantindo que todos estejam trabalhando em conjunto, em direção ao mesmo objetivo.
Então, neste post, vamos mostrar mais a fundo cada um desses elementos, te mostrar como defini-los e também:
- Definição dos três elementos;
- Os principais benefícios da tríade;
- Definindo sua missão;
- Definindo sua visão;
- Definindo seus valores.
Missão, visão e valores: o que são?
Missão, visão e valores são elementos necessários para a identidade de qualquer empresa – seja ela uma startup recém-nascida ou uma companhia consolidada.
Eles atuam como um mapa estratégico, guiando ações e definindo o seu propósito, mapeando onde ela quer chegar e como irá se comportar no mercado para isso.
Entenda!
Missão: é “o porquê” de a sua empresa existir. Ela define a razão pela qual você decidiu abrir o seu negócio, por isso, muito além do objetivo de lucrar, o elemento diz respeito ao que você pretende oferecer ao mundo e os impactos que deseja gerar.
A missão é como a resposta à pergunta: “qual o problema que a sua empresa resolve?”.
Visão: é o “para onde” quer levar a sua empresa. É o futuro sonhado para o seu negócio, estabelece o caminho que você deseja percorrer, seus objetivos de longo prazo e a imagem que você quer construir para a marca.
É como a resposta à pergunta: “qual o futuro que você imagina para a sua empresa?”.
Valores: representam o “como” você vai alcançar seus objetivos. São os princípios que norteiam as suas decisões e as ações da sua equipe. Funcionam como as regras do jogo que garantem que todos estejam trabalhando em conjunto, de forma ética, respeitosa e transparente. Os valores definem a cultura dos negócios e a forma como se relacionam com clientes, colaboradores e o mercado, no todo.
Missão, visão e valores: outras contribuições nos bastidores
Definir missão, visão e valores não é uma tarefa que se faz uma única vez. É um processo dinâmico que exige revisão e adaptação ao longo do tempo, à medida que a empresa cresce e se transforma.
Por isso investir com carinho nesse alicerce vai muito além da criação de identidade da marca e os caminhos que ela vai buscar para alcançar seus objetivos, já que ainda contribui com:
- Planejamento: servem como base para o planejamento estratégico, definindo a direção que o negócio deve seguir, garantindo que todas as ações estejam alinhadas com o propósito e a visão.
- Motivação: os valores e a missão inspiram as equipes, criam um senso de propósito e união, motivando-os a trabalhar em função de um objetivo comum.
- Construção de marca: os três elementos diferenciam a sua marca da concorrência, atraindo clientes que, muitas vezes, se identificam com o propósito e os valores da sua empresa, além de seus produtos/serviços.
- Comunicação: os valores e a missão servem como base para a comunicação interna e externa, garantindo que a mensagem da sua empresa seja transmitida de forma clara e consistente.
Como definir sua missão?
Não há necessariamente uma receita de bolo a seguir para a definição de nenhum dos três elementos, cenário em que você deve se guiar pela pergunta já indicada.
A missão deve responder, em uma única frase, à pergunta: “Por que existimos?”.
Ela precisa ser:
- Inspiradora: deve ser um chamado à ação, um desafio que motive todos a se esforçarem para alcançar algo grandioso.
- Engajadora: quando a missão é clara e inspiradora, ela conecta a equipe, fortalece o senso de pertencimento e alimenta a paixão pelo trabalho.
- Simples e direta: evite linguagem rebuscada. Esse elemento precisa ser fácil de entender e lembrar, traduzindo o propósito da empresa em poucas palavras.
Aqui, na Vivo, nossa missão é digitalizar para aproximar. E isso porque queremos que as oportunidades que o mundo digital oferece sejam universais, contribuindo como uma força positiva para a transformação das empresas e da sociedade. Para nós, a revolução tecnológica deve ser parte da vida de todas e todos e não privilégio de poucos.
Inspire-se no exemplo de algumas empresas globais e o que elas revelam por trás do eixo:
1. Avon: “Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.”
A Avon se dedica a empoderar mulheres, oferecendo produtos e serviços que atendem às suas necessidades e contribuem para a autoestima e realização pessoal. Essa missão se manifesta no compromisso com a diversidade, a inclusão e o apoio ao público feminino.
2. Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
A Google busca democratizar o acesso à informação, para que esteja disponível para todos, independentemente de localização ou idioma. Essa missão inspira a constante inovação e o desenvolvimento de ferramentas que facilitam a busca e o acesso ao conhecimento.
3. Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”
A Fiat trabalha para oferecer produtos e serviços que proporcionem satisfação e orgulho aos seus clientes, priorizando a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. Essa missão se traduz no compromisso com a excelência, a busca constante por inovação e o respeito ao meio ambiente.
Como definir sua visão?
Aqui, você precisa responder à pergunta: “Para onde quero levar minha empresa?”.
Definir a visão do negócio é como traçar um mapa para o futuro. É olhar para frente e visualizar o que você quer alcançar, transformando um sonho em um plano estratégico.
Sua construção deve:
1. Definir o horizonte: estabelecer prazos, normalmente de 3 ou 5 anos, imaginando como você gostaria que a sua empresa estivesse nesse futuro.
2. Traçar o caminho: estipular indicadores e metas mensuráveis que te levarão ao objetivo final.
3. Criar um plano detalhado: organizar um documento que descreva os objetivos específicos da sua empresa nesse período, identificando os pontos de corte e objetivos intermediários.
4. Compartilhar e validar: apresentar a visão para toda a equipe, colaboradores e stakeholders. É fundamental que todos compreendam e se engajem com a visão.
5. Manter a visão viva: o elemento não é um documento estático, mas um guia para a tomada de decisões e ações do dia a dia. Comunique-a frequentemente e lembre-se dela em cada etapa do seu negócio.
Entenda, nos exemplos:
1. Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.”
O incentivo da Nike é inspirar e promover uma vida mais saudável e ativa por meio de seus produtos e iniciativas. Essa visão se justifica em seu compromisso com a qualidade, a inovação e a responsabilidade social.
2. Apple: “Mudar o mundo através da tecnologia.”
A empresa se propõe a revolucionar o mundo por meio de inovações que conectam e impactam a vida das pessoas de forma significativa.
3. Nubank: “Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade.”
O Nubank busca simplificar o mundo das finanças, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis traduzidas no comprometimento com a tecnologia, a experiência do cliente e a democratização do acesso a serviços financeiros.
Como definir seus valores?
Chegamos ao DNA da sua empresa. Eixo que representa a alma do seu negócio, as crenças e princípios que guiam as decisões e o comportamento de todos.
Para definir os valores, reflita sobre os seguintes pontos:
- Quem você quer ser? Imagine o negócio como uma pessoa. Quais atitudes e comportamentos você gostaria que ela tivesse?
- Quem você admira? Quais empresas ou líderes você admira? Quais valores eles representam?
- Identifique os valores-chave: com base nas reflexões acima, identifique as palavras-chave ou expressões que representam os valores essenciais da sua empresa.
- Descreva os comportamentos: para cada valor, descreva os comportamentos e atitudes observáveis que o representam.
- Compartilhe e valide: apresente para a equipe e stakeholders. É fundamental que todos se identifiquem e compreendam.
- Mantenha os valores vivos: utilize-os como um guia para a tomada de decisões e para a construção de uma cultura forte e positiva.
Para te inspirar, separamos alguns valores que podem servir como base para a construção dos seus:
- Transparência: ser honesto e claro em todas as relações, construindo confiança e credibilidade.
- Criatividade: incentivar a inovação e a busca por soluções criativas para os desafios do mercado.
- Equilíbrio: promover o bem-estar dos colaboradores, buscando um ambiente de trabalho saudável e positivo.
- Sustentabilidade: priorizar práticas que minimizem o impacto ambiental e social, contribuindo para um futuro mais sustentável.
- Inovação: investir em novas tecnologias e ideias para se manter competitivo e oferecer soluções inovadoras.
- O cliente no controle: priorizar as necessidades e expectativas dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas.
- Ética: agir com integridade e responsabilidade em todas as decisões e ações da empresa.
- Responsabilidade social: contribuir para o bem-estar da comunidade e do planeta, assumindo a responsabilidade social.
- Democratização da informação: facilitar o acesso à informação e conhecimento para todos.
- Personalização: oferecer produtos e serviços personalizados para atender às necessidades individuais de cada cliente.
Não se esqueça de que esse é um mero compilado para te inspirar! A escolha dos valores da sua empresa depende do seu DNA, da sua missão e da sua visão. Ao escolhê-los, certifique-se de que sejam autênticos e que reflitam a alma do seu negócio.
Sua missão de sucesso com a nossa parceria
Missão, visão e valores definidos? Hora de potencializar sua escalada com quem é especialista em pequenos e médios negócios: a Vivo Empresas!
Com um portfólio completo de soluções digitais, desenvolvemos tudo do que PMEs precisam para subir para o próximo nível – de planos de internet ultraveloz a ferramentas de colaboração e gestão simplificada de vendas, te equipamos para alcançar seus objetivos com mais agilidade, eficiência e muita economia.
Imagine a praticidade de gerenciar sua equipe e seus projetos em tempo real, de qualquer lugar, com acesso a dados e informações importantes na palma da sua mão. Ou a segurança de ter seus dados protegidos em nuvem, com a possibilidade de acessá-los a qualquer hora e lugar.
Fale com nossos consultores e conheça as soluções personalizadas para atender às necessidades específicas do seu negócio, com atendimento dedicado e suporte técnico especializado! Aproveite e confira os conteúdos indicados hoje:
- Como elaborar um contrato de prestação de serviços simples para PMEs?
- Qual velocidade de internet sua empresa precisa?
Até a próxima!