O setor de Bares e Restaurantes é um dos que mais sofreu o impacto com as turbulências de 2020. Vendo toda a demanda migrar, do dia para a noite, do atendimento presencial para o de entregas a domicílio, diversos estabelecimentos precisaram virar as suas operações de imediato.
Nesse cenário, a tecnologia em restaurantes vem para ajudar os empreendedores do setor a garantir um retorno seguro aos empregados e aos clientes, que buscam uma nova experiência quando decidem sair de casa após meses de isolamento.
Neste artigo, você descobrirá como a inovação ajuda no atendimento ao consumidor e a proporcionar mais segurança ao ambiente. Saiba mais sobre:
- Panorama atual;
- Conectividade e Internet das Coisas em restaurantes;
- Como a tecnologia em restaurantes ajuda a manter o distanciamento;
- Produtos e soluções para o seu restaurante
Panorama atual
A virada das operações presenciais para o delivery em bares e restaurantes no ano de 2020 foi ilustrada em estudos do Sebrae e da Abrasel. De acordo com os materiais:
- 25% dos empreendimentos começaram a fazer delivery em 2020;
- 60% dos estabelecimentos usam aplicativos de entrega;
- 53% acreditam que a segurança sanitária é primordial.
Com o afrouxamento das regras mais rígidas de distanciamento social em muitos estados, o consumidor começou a comer fora de casa.
Dessa maneira, os estabelecimentos precisarão estar cada vez mais aptos a oferecer uma nova experiência, com mais segurança e respeitando os protocolos de isolamento ainda vigentes.
Como a tecnologia em restaurantes ajuda a manter o distanciamento
Pensando nessa circunstância, a consultoria McKinsey fez um levantamento e descobriu que 73% dos clientes afirmam que o cardápio eletrônico é essencial nesse novo contexto.
Esse dado reafirma como as novas práticas em bares e restaurantes são fundamentais, inclusive, porque o delivery continuará sendo parte importante do rendimento dos estabelecimentos. Para este momento, é preciso:
- Cardápios eletrônicos;
- Pagamentos sem contato;
- Aparelhos que aufiram automaticamente ou manualmente a temperatura das pessoas;
- Sistema para registro e encaminhamento de pedidos (delivery);
- Aplicativos de entrega (delivery).
Garçons podem manter uma distância segura dos clientes. Já o pagamento sem contato via carteiras eletrônicas evita que o consumidor precise digitar a senha e se contaminar.
Da mesma forma, há, também, outras maneiras de assegurar que o número reduzido de mesas garanta a segurança dos frequentadores. Com um sistema automatizado no restaurante, é possível saber por um painel interno quais são as mesas vagas e até há quanto tempo cada pessoa está ali.
LEIA MAIS: Como a transformação digital impulsiona os negócios
Em redes de fast food, como o McDonald’s, há toda uma mudança na experiência do pedido: descontos por QR Code no aplicativo, pagamento por aproximação e apenas uma quantidade máxima de clientes para fazer o pedido no estabelecimento.
Ademais, há a necessidade do respeito a todas as medidas de segurança, como distanciamento, obrigatoriedade de máscara, face shield e barreira de acrílico entre funcionários e consumidores.
Conectividade e Internet das Coisas: a tecnologia em restaurantes
Nesse cenário, com a tecnologia em restaurantes e bares, uma possibilidade é fazer o monitoramento do ambiente com dispositivos inteligentes, garantindo, assim, um distanciamento seguro entre as pessoas no ambiente.
Diante de tantas possibilidades que a tecnologia proporciona, dados da consultoria Gartner mostram que, nos próximos meses, 47% das empresas investirão em Internet das Coisas, a IoT, independentemente dos impactos da Covid-19. Vinte e cinco por cento das empresas estão privilegiando a automatização por meio de acesso remoto e gerenciamento à distância, segundo a empresa, enquanto 23% estão escolhendo medidas de automação seguras para reduzir as preocupações com a Covid.
LEIA MAIS: 47% das empresas aumentarão investimentos em IoT, afirma Gartner
Produtos e soluções para o seu restaurante
As soluções baseadas em Internet das Coisas têm aplicações diversas e otimizam rotinas e processos em estabelecimentos dos mais diversos tamanhos e perfis.
Assim, serviços de IoT da Vivo Empresas permitem aos empreendedores fazer a gestão inteligente dos ambientes de maneira remota. Por exemplo:
- Smart Central;
- Sensor de Movimento;
- Sensor de Abertura;
- Smart Câmera Wi-Fi.
Essas são algumas das tecnologias em restaurantes que podem melhorar o dia a dia de seu empreendimento.
Conclusão
Por fim, as exigências de clientes em bares e restaurantes mudou muito em meio à flexibilização do distanciamento social. Assim, a tecnologia passou a ocupar um espaço central, ajudando empreendedores a controlar melhor o fluxo de pessoas em seus estabelecimentos e garantindo maior segurança à saúde de todos.
Nesse cenário, o uso de soluções de IoT para promover o bem-estar e saúde dos colaboradores virou uma forte tendência em todo o mundo.
Dessa maneira, para modernizar seu estabelecimento, você pode conferir o portfólio da Vivo Empresas com diversas soluções, como Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração e Tecnologia da Informação.
Quer saber como garantir mais segurança no ambiente de trabalho?
Leia estes artigos que separamos para você:
- Tecnologia na cozinha: saiba como a IoT ajuda bares e restaurantes
- Porque bares e restaurantes manterão atendimento online no pós-crise
Até a próxima!