É hora de pintar e bordar! O Dia das Crianças está chegando e o mercado de varejo começa a se aquecer com a notícia. Com a tradição de dar presentes aos pequenos, o comércio especializado no segmento infantil fica mais aquecido que nunca.
O e-commerce tem ganhado uma fatia cada vez maior das vendas totais de Dia das Crianças. Com a evolução das plataformas de compra online, as pessoas estão optando por fazer compras de casa, evitando aglomerações das lojas físicas, indisponibilidade de produtos e outros perrengues.
Um ponto que facilita é o uso do smartphone como principal vetor de compra. Pais e responsáveis escolhem os presentes em poucos cliques e em poucos dias, chegam em casa já embalados.
É muita praticidade!
Segundo dados do site ecommercebrasil, o Dia das Crianças movimentou cerca de R$ 400 milhões em negócios apenas no e-commerce, além de mais R$ 6 bilhões no varejo de um modo geral no ano passado. Foi um resultado melhor do que 2021 e o mercado deve se aquecer ainda mais neste ano.
É por isso que a Vivo Empresas preparou um guia para você aproveitar a data em seu e-commerce. Seja com produtos focados para o público infantil ou não, é possível usar a data para mostrar um aspecto de sua empresa ou oferta de produtos e serviços e aquecer as vendas online.
Neste artigo iremos te mostrar:
- Práticas para e-commerce em datas comemorativas
- Qual é o público do e-commerce no Dia das Crianças?
- Ideias para o Dia das Crianças
Passa um cafezinho e boa leitura!
Práticas para e-commerce em datas comemorativas
O Dia das Crianças é encaixado dentro da categoria de datas comemorativas, o que por si só é visto com bastante carinho pelo e-commerce.
As datas comemorativas são momentos únicos de foco em um assunto. Uma oportunidade valiosa para impulsionar as vendas e aumentar o engajamento dos clientes em sua loja virtual.
Muitas lojas online se preparam para datas comemorativas com bastante antecedência. Uma dica é criar um calendário de eventos e pensar o pré, durante e o pós-evento com bastante cuidado, sempre com o foco de maximizar vendas e comunicar os produtos. Uma comunicação eficiente em data comemorativa é caminho andado para o sucesso da venda.
Uma outra dica é a escolha de produtos populares e relevantes para a ocasião. Aqui, uma análise dos dados do ano passado e tendências atuais pode determinar quais produtos terão mais probabilidade de ter uma alta demanda. Geralmente são os produtos considerados “ícones” da data.
Outra dica sobre a comunicação em data comemorativa é abordar um público segmentado. Falaremos um pouco mais sobre isso no item a seguir, mas pense numa data como o Natal, por exemplo: pessoas de religiões que não comemoram essa data certamente não serão impactadas. É importante ter em mente quem você quer atingir com a campanha.
Como a data comemorativa é um evento escasso, é importante pensar numa estratégia de criação de conteúdo relacionado a ela, como guias de presentes, artigos, vídeos e outros. Esses textos, vídeos e imagens, quando combinados, atraem visitantes e os mantém engajados ao longo do ano.
Qual é o público do e-commerce no Dia das Crianças?
Apesar do Dia das Crianças ser voltado aos baixinhos e baixinhas, o e-commerce precisa ter em mente que quem compra nesse dia não são as crianças, mas sim seus pais, familiares, amigos e até colecionadores do tema.
Esse tema é debatido no marketing há muitos anos: o público-alvo de um determinado produto é seu comprador ou seu usuário? A resposta para o Dia das Crianças vem na forma de uma comunicação que tem o lúdico como principal elemento e informações que dialogam com os pais e responsáveis que tomam a decisão da compra.
Os principais alvos são os pais. Eles buscam presentes que proporcionem diversão aos seus filhos, assim como querem agregar educação, aprendizado e criatividade. O dono de um negócio que tenha e-commerce pode se beneficiar desse fator e usar técnicas de venda de produtos educacionais.
Outro fator é a praticidade. Pais costumam ter uma rotina agitada e valorizam produtos que agreguem valor e usar o e-commerce para ter mais praticidade e economizar esse tempo de compra e entrega. Uma dica é oferecer o serviço de embalagem de presentes, algo que casa ainda mais com a ideia de praticidade.
Outra dica é oferecer kits e combos. Pais que têm muitos filhos ou até tios e tias que gostariam de presentear seus sobrinhos podem se beneficiar da praticidade de ter um kit com diversos presentes ou poder agregar diversidade no presente. O e-commerce facilita a construção de kits e pode gerar um ticket médio de vendas maior.
Ainda nessa toada, uma outra dica é abusar do “compre um, leve outro” para incentivar compras maiores. Com mais de um comprador interessado, essa pode ser uma modalidade interessante para famílias grandes.
O Dia das Crianças também é uma data especial para colecionadores. Pense no grande público que é fã de bonecos de super-herói, bonecos personalizados, personagens de desenhos animados e esportes, entre outros. Itens relacionados a esses interesses específicos podem ser alvo de compra para colecionadores, o que gera uma campanha diferente, voltada ao tema da coleção.
Ideias para o Dia das Crianças
Agora que você está por dentro de tudo sobre Datas Comemorativas e público-alvo, chegou a hora de pegar o caderno e anotar as ideias da Vivo Empresa para ativar a data em seu e-commerce.
- Caixas de Surpresa Temáticas: você pode criar caixas com uma seleção de produtos relacionados à data que tenham conexão com um determinado tema, de acordo com a faixa etária e os interesses das crianças. A caixa pode ter um valor reduzido e ser ofertada como uma promoção de um presente mais completo.
- Roupas temáticas: crianças amam fantasias, e colocar um estoque com roupas cheias de estampas divertidas e coloridas que agradem aos pequenos é uma boa ideia para agitar seu e-commerce.
- Venda casada: conectar produtos com o mesmo tema pode ajudar a aumentar as vendas gerais. Experimente inserir sugestões de produtos ao fim da jornada de compra online do usuário, com uma mensagem como “que tal levar isso também? O usuário pode se sentir compelido a aproveitar a ocasião.
- Produtos embalados de forma personalizada: a praticidade do e-commerce pode levar a uma experiência ainda mais completa. Ofereça o serviço de assinatura ou cartão personalizado dentro de sua venda online. Pais podem gostar do serviço e até personalizar como se fosse eles que tivessem escrito.
- Aposte no “phygital”: esse termo é uma junção das palavras “physical” (físico, em português) e “digital“, uma forma bem didática de dizer que o mundo real está bem próximo do virtual e que as coisas são conectadas. Você pode ofertar produtos online que se conectem a um desafio digital, como uma sala interativa que tenha jogos gratuitos que podem ser acessados apenas por um código no produto vendido, por exemplo.
O comércio eletrônico oferece inúmeras oportunidades para empresas de todos os setores e portes. A Vivo Empresas tem produtos sob medida para quem quer começar ou otimizar um e-commerce. Ajudamos negócios a se digitalizarem e temos soluções completas, que auxiliam tanto a operação do negócio como preparam uma loja online do zero, com domínio, site, e-mail e muito mais.
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