Como a tecnologia amplia as chances do empreendedorismo no Brasil

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O empreendedorismo no Brasil é conhecido por ser o grande sonho de muitas pessoas. No entanto, conduzir o próprio negócio e se tornar um empresário de sucesso requer dedicação, atenção e superação de vários desafios rotineiros.

Questões que envolvem a produtividade, eficiência de processos, melhor utilização de recursos e a otimização de serviços devem estar mapeadas dentro da empresa. Desse modo, é possível criar um cenário de tomada de decisões ágil e certeiro.

Para que isso ocorra da melhor maneira, as tecnologias digitais se destacam como grandes aliadas. Com elas, as chances de prosperar crescem, e a empresa pode evoluir de forma constante.

Além disso, é preciso sempre estar atento às movimentações do mercado. O que parecia ser um bom negócio há um ou dois anos, pode não ser agora. O empresário perspicaz consegue perceber as tendências mais vantajosas do momento e investir da maneira correta.

Nesse cenário, não dá para deixar de lado o papel da tecnologia. Afinal de contas, entender como as soluções digitais  podem auxiliar cada tipo de negócio é um dos pilares necessários para fazer crescer e evoluir o negócio. 

Siga com a leitura, pois neste artigo você irá encontrar: 

  • Os números do empreendedorismo no Brasil
  • As tecnologias que ajudam no sucesso da empresa 
  • Soluções para alavancar o negócio
  • O impacto do 5G e da IoT na forma de empreender no Brasil
  • As tendências para negócios em 2023 

Pequenas e médias empresas dominam cenário brasileiro 

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Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é comum que existam diversos perfis de empreendedores e de negócios. A cada ano, esse cenário se torna ainda maior, com mais pessoas ingressando nesse mercado.

De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado em março de 2022 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o país tem 43 milhões de empreendedores. Além disso, a taxa de empreendedores estabelecidos (negócios com mais de 3,5 anos)  atingiu 9,9% da população adulta em 2021, superior aos 8,7% de 2020.

Um dado interessante do empreendedorismo no Brasil é que boa parte dos empresários busca essa atividade como forma de gerar renda, são os chamados “empreendedores por necessidade”. Ainda conforme a pesquisa do GEM, aproximadamente 48,9% dos que abriram um negócio em 2021 estavam nessa situação. 

Esse é o terceiro patamar mais alto desde que a pesquisa começou a ser feita, o que indica que os efeitos da pandemia ainda estavam presentes no momento do levantamento. 

Ainda nesse sentido, segundo dados de junho de 2022 no boletim Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, os primeiros quatro meses do referido ano registraram a abertura de mais de 1,3 milhão em solo nacional. Outra conclusão estatística é que as pequenas e microempresas representam 99% das empresas brasileiras e ficam responsáveis por 62% dos empregos no país. 

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Mecanismos para garantir o sucesso do negócio  

Mesmo com tanta disposição para empreender, as taxas de mortalidade de empresas no Brasil ainda são consideradas altas. De acordo com a última pesquisa Sobrevivência de Empresas, do Sebrae, divulgada em abril de 2021, 21,6% das pequenas e médias empresas vão à falência depois de 5 anos de vida. 

Os Microempreendedores Individuais (MEI) têm a maior taxa de mortalidade, com 29% após 5 anos de atividade.

Portanto, os empreendedores brasileiros que não querem cair nessa estatística precisam investir em inovação, tecnologia e mecanismos para se diferenciar da concorrência. Normalmente, isso envolve soluções de gestão, conectividade e um processo de digitalização da empresa como um todo. Vamos ver alguns aspectos que empresas de todo porte precisam considerar para se manter em boa saúde.

Soluções em conectividade 

A conectividade corporativa é vital para todos os negócios, independentemente de tamanho ou ramo de atuação. Isso acontece porque no mundo atual é impossível não contar com a Internet para crescer. É ela quem garante  que funcionários, clientes e equipes remotas possam se comunicar e trabalhar juntos a qualquer hora do dia ou da noite.

Por conta disso, conforme o relatório The Wireless Connectivity Market, de agosto de 2022, o mercado de soluções em conectividade sem fio deve passar de US$ 199 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento composta (CAGR) da ordem de 12,8%.  

Vale lembrar que, em relação à conectividade, a Vivo Empresas possui um portfólio completo de soluções de Internet corporativa que podem ajudar a impulsionar companhias de todos os portes. 

Para as empresas que precisam estabelecer sua presença digital, há também soluções para construção de sites e hospedagem, auxiliando corporações a extrair o melhor dos benefícios da era digital. 

Ferramentas de colaboração 

Uma vez que a empresa resolve os problemas de conectividade, chega a hora de investir em boas ferramentas de colaboração. Afinal de contas, é fundamental adotar as soluções certas para manter o bom fluxo de comunicação entre as equipes. Essa é uma característica importante para determinar o sucesso de projetos e do próprio negócio.

Alguns dos principais benefícios das ferramentas de colaboração são:

  • Mobilidade
  • Escalabilidade
  • Agilidade
  • Disponibilidade.

Sendo assim, os planos do pacote Microsoft 365 oferecidos na gama de ferramentas de colaboração da Vivo Empresas atendem bem a essa demanda. Essas soluções se mostram um ótimo exemplo de como a tecnologia pode aumentar a produtividade e apoiar a evolução do empreendedorismo no Brasil.

Sistema de gestão integrado 

Alguns dos motivos para as empresas não conseguirem sobreviver ao longo dos anos estão relacionados aos problemas de gestão, em especial a financeira. Por isso, é importante que o empresário tenha soluções capazes de facilitar essa área, como, por exemplo, um sistema de ERP integrado

Esse tipo de ferramenta automatiza processos burocráticos e repetitivos, deixando mais tempo para cuidar de assuntos relacionados à estratégia e à atividade-fim da empresa. Os benefícios são enormes, como aumento da produtividade e, claro, dos lucros. 

De acordo com o levantamento ERP Software Market Size,  publicado no Grand View Research, o tamanho do mercado global de software ERP foi avaliado em US$ 54,76 bilhões em 2022, com tendência a crescimento nos próximos anos. 

Isso se deve, segundo o relatório, à crescente necessidade de eficiência operacional e à transparência nos processos dentro das empresas, ao aumento na demanda por decisões orientadas por dados e à disseminação na adoção de soluções móveis e baseadas em cloud.

Atenção à cibersegurança 

O mundo virtual apresenta muitas vantagens competitivas para as empresas, mas traz riscos e consequências negativas se os cuidados não forem tomados. Os empresários que iniciam um negócio devem dar uma atenção especial às soluções de conectividade e, também, às ferramentas de cibersegurança. 

A Check Point Research (CPR) descobriu que os ataques globais aumentaram 28% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. O número médio semanal de ataques por organização em todo o mundo atingiu mais de 1.130. 

As ameaças desse tipo representam um risco, até mesmo para pequenas empresas. Afinal, se elas sofrerem um ataque, podem perder dados importantes, ter as contas bancárias da companhia invadidas, sofrer com a loja online interrompida e perder vendas. 

Portanto, a prevenção é sempre o melhor caminho. Para isso, é necessário contar com soluções realmente eficazes e parceiros de confiança para dar suporte. 

A Vivo Empresas tem um amplo portfólio de produtos de segurança, que ajudam as empresas a se manterem protegidas. Um deles é o Vivo Segurança Gerenciada

5G e IoT em prol do empreendedorismo no Brasil

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A história mostra que as inovações são impulsionadoras da atividade econômica e têm impacto no empreendedorismo do Brasil. Afinal, inovar é  introduzir algo novo na empresa — seja um produto, uma estratégia de mercado, um método — para revigorar o negócio e promover crescimento.

Dessa forma, as companhias devem ficar atentas a todas as possibilidades que a tecnologia 5G está trazendo para o setor corporativo. As conexões mais rápidas, baixa latência e maior taxa de transferência de dados geram um mundo de oportunidades de crescimento e de diferenciação da concorrência.  

Conforme a consultoria Teleco, a adoção do 5G no Brasil vem sendo mais veloz do que foi o 4G. Foram registrados 3,4 milhões de celulares conectados com a quinta geração de telefonia móvel, em julho de 2022, período que corresponde aos 12 primeiros meses. No mesmo período (após um ano do início das operações), o 4G totalizava 2,5 milhões. 

O 5G é um divisor de águas para aplicativos de Internet das Coisas (IoT) em operações industriais e comerciais, permitindo muitos novos casos de uso, desde automação robótica até veículos autônomos. 

O relatório ISG Provider Lens Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e pela TGT Consult, mostrou que o mercado brasileiro para IoT está amadurecendo e as perspectivas são otimistas. Até 2025, o estudo espera que 27 bilhões de dispositivos no mundo já estejam conversando entre si. 

Diante dessas evidências, fica evidente que os negócios que não se beneficiam das soluções tecnológicas tendem a perder espaço em um mercado tão competitivo.

Principais tendências para negócios em 2023

Em artigo publicado na Forbes, o consultor de tecnologia de negócios, futurista e best-seller, Bernard Marr, apontou as tendências de negócios para 2023, e as tecnologias, claro, representam um papel fundamental nas mudanças que estão por vir. 

Segundo ele, as inovações que se tornarão populares são aquelas capazes de oferecer maior conectividade entre humanos e máquinas. Também aquelas de análises avançadas, rede extremamente rápida e experiências imersivas ou aumentadas para todas as formas de comércio e entretenimento. Isso inclui soluções de Machine Learning, 5G, IoT e blockchain. Ele também aponta o uso da IA para melhorar a logística e a cadeia de suprimentos. 

Além disso, ainda conforme o consultor, forçadas pelas tendências de consumo mais ecológicas dos clientes, as empresas tendem a fortalecer suas estratégias ESG. Para isso, devem usar ferramentas de IoT para rastreamento, medição e incentivo financeiro a fim de atingir as metas de sustentabilidade.

Outra perspectiva é da entrada do Metaverso na vida dos consumidores normais. Por exemplo, lojas online que permitem que o cliente use seu avatar para experimentar as roupas. A Hugo Boss, por exemplo, experimentou essa ação em agosto de 2022 com uma loja virtual disponível para consumidores da Alemanha, do Reino Unido e da França.  

Soluções para alavancar todo tipo de empresa 

Diante de tantas novidades, é possível relacionar diretamente o sucesso das empresas com a adoção de soluções tecnológicas para ganhar em produtividade e se diferenciar da concorrência. Isso ocorre porque a inovação rompe com modelos tradicionais pouco produtivos e faz a companhia avançar.

A Vivo Empresas acredita que a tecnologia é a grande aliada do empreendedorismo no Brasil, já que permite que novas soluções digitais sejam entregues aos consumidores, parceiros e usuários.

Para isso, conta com um portfólio completo com serviços baseados em conectividade, cloud, IoT e big data, para citar alguns. Há, ainda, soluções para startups que foram especialmente desenvolvidas para atender às necessidades desse tipo de empreendimento.

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Até a próxima! 

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