Pediatra online: tecnologias digitais suportam o atendimento remoto aos pequenos

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Entenda como a telemedicina vem aproximando médicos e pacientes durante a pandemia

Não é de hoje que os pediatras utilizam a tecnologia como apoio em seus atendimentos. Muitos profissionais disponibilizam seus contatos no WhatsApp e nas redes sociais para que os pais possam tirar dúvidas sobre a saúde das crianças, sem terem que ir ao consultório. A novidade é que, agora, consultas inteiras estão sendo realizadas a distância.

O ‘pediatra online’ é uma das possibilidades da telemedicina. A prática é regulamentada e foi expandida no Brasil pela Lei 13.989 de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social.

Tanto que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforçou a cobertura obrigatória das consultas a distância pelos planos de saúde.

O método vem funcionando bem em casos de consultas de rotina, para que os pais tirem dúvidas sobre introdução alimentar, amamentação, vacinação, problemas dermatológicos, entre outras questões.

A consulta com pediatra online também é eficiente para monitoramento de quadros leves e para realização de triagens.

A consulta virtual com pediatra também é eficiente para monitoramento de quadros leves e para realização de triagens.

E aqui, a tecnologia é quem assegura um atendimento remoto eficiente.

Quer saber como? Neste artigo, você vai ver:

  • Ferramentas básicas para o atendimento virtual
  • Conectividade é a base
  • Como as tecnologias digitais apoiam o ‘pediatra online’
Imagem de uma mãe segurando um bebê e um tablet com um médico online para simbolizar o pediatra online.
A tecnologia é a protagonista para assegurar um atendimento remoto eficiente. Foto: Getty Images

De quais ferramentas um ‘pediatra online’ precisa?

Para começar, é preciso ter um bom serviço de conexão, como o Vivo Fibra. Afinal, apenas com um sinal estável, confiável e seguro é possível realizar consultas sem interrupções ou problemas de comunicação.

Em seguida, o médico deve escolher a ferramenta digital com a qual deseja trabalhar. O atendimento pode ser realizado por uma plataforma de telemedicina específica ou até mesmo por soluções como o Microsoft 365, que possibilita a realização de videochamadas e o compartilhamento de documentos com total segurança.

Além disso, ao escolher essa ferramenta, por exemplo, o médico terá acesso ao Pacote Office e poderá salvar na nuvem os prontuários eletrônicos. Assim, sempre terá em mãos o histórico do paciente, que vai atender independentemente do lugar em que esteja.

Com o prontuário eletrônico, o médico também registra todas as informações da consulta online. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça a necessidade dessa prática e recomenda que o documento contenha hora, data e meio de comunicação utilizado.

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 467 de 20 de março de 2020, liberou a emissão de receitas médicas, atestados e prescrição de exames digitais.

Entretanto, para isso, o profissional precisa de uma assinatura eletrônica por meio de certificados emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil.

Outra prática permitida pela nova resolução é a chamada teleinterconsulta, para que médicos possam trocar informações e discutir opiniões sobre diagnósticos e melhores tratamentos para seus pacientes. 

Imagem de um médico com um tablet na mão para simbolizar o pediatra online.
Teleinterconsulta é uma das práticas liberadas pela nova resolução do Ministério da Saúde. Foto: Getty Images

Invista em conectividade

Assim como no consultório, o atendimento online pede segurança e deve evitar qualquer interrupção. Por isso, é preciso contar com uma internet com boa velocidade e que garanta a estabilidade na conexão.

A conectividade é fundamental para sustentar o trabalho do pediatra online. Nesse sentido, a Vivo Empresas conta com diversas soluções que se adequam às necessidades de cada cliente, com conexões de dados dedicados, segurança digital e alto desempenho.

As ferramentas oferecem baixa latência de rede, garantia de entrega da velocidade contratada, criptografia e suporte especializado.

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Melhores soluções em tecnologias digitais

A Cloud Computing é, sem dúvida, uma das tecnologias que mais se difundiram nos últimos meses. Por meio dela, dados e aplicações são hospedados em um ambiente virtual de forma segura e podem ser acessados pelo médico de qualquer lugar e hora.

Uma das soluções daVivo Empresas nesse sentido é oMicrosoft 365com 1 TB de armazenamento. Além disso, há ferramentas como o Pacote Office, e-mail corporativo e o Microsoft Teams, que proporciona a realização de videochamadas e permite compartilhar arquivos com toda segurança.    

Por falar em proteção, o médico tem por obrigação cuidar dos dados do paciente – à luz das novas regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, a Segurança da Informação deve ser um ponto-chave de um ‘pediatra online’. Uma das maiores preocupações é evitar ciberataques, como, por exemplo, o de sequestro de dados.

Nesse ambiente cada onde a preservação do sigilo dos dados é cada vez mais necessária, a Vivo Empresas tem diversas soluções voltadas para Segurança da Informação, que garantem a confidencialidade e proteção de dados de seus usuários.

Por último, para garantir a boa prática da telemedicina, é importante ter equipamentos sempre atualizados e com capacidade de processamento adequada. E para o médico que não deseja fazer um alto investimento, a solução é o Vivo Tech.

Notebooks, desktops e impressoras podem ser alugados por meio de planos específicos, que ainda incluem manutenção das máquinas, suporte ilimitado e seguro. Há, ainda, a possibilidade da troca por modelos mais novos a cada renovação de contrato.

Imagem de uma pediatra online pelo computador e de uma mãe segurando um bebê na frente da tela.
A conectividade é fundamental para garantir o trabalho do pediatra online. Foto: Getty Images

Conclusão

A consulta com um pediatra online é uma opção viabilizada pela telemedicina, regulamentada e que ganhou destaque durante o isolamento social. E para que essa modalidade seja funcional, a tecnologia tem papel primordial.

Um bom atendimento remoto pede conexão estável, boa velocidade de internet, Segurança de Informação e ferramentas de colaboração.

Além disso, a tecnologia digital também está presente na plataforma de atendimento, no prontuário eletrônico, no armazenamento dos dados e na emissão de receitas, atestados e exames online.

Para ajudar nessa jornada, a Vivo Empresas dispõe de portfólio completo e atendimento especializado para Saúde. São recursos sob medida para conectividade, estrutura, relacionamento com pacientes, segurança, controle de custos e assistência em todo o Brasil para consultórios, clínicas ou hospitais.

Veja os detalhes e aprenda sobre cada serviço que oferecemos ao seu negócio na página de soluções digitais em Saúde da Vivo Empresas.

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Até a próxima!

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