Como os serviços digitais protegem e alavancam a sua empresa


Publicado em 12 de abril de 2021, às 11:21
Sales Business Development Manager na Cisco

Estamos vivendo um momento inédito na história, com uma potente pandemia afetando a todos os países do mundo e causando mudanças nos mais diversos mercados. Inclusive, uma das adaptações foi a transformação digital em massa, que agitou o setor tecnológico com uma demanda de rápida migração para serviços digitais. 

Neste novo cenário, é preciso entender que os recursos com os quais nós trabalhamos até aqui, não são o suficiente. Acima de tudo, para os desafios atuais, são necessárias novas soluções, desenhadas para o mundo digital, com uma arquitetura de rede diferente e tendo a mobilidade como ponto fundamental. 

Assim, convido você a me acompanhar neste artigo, no qual você verá:

  • A movimentação do mercado tecnológico e o aumento dos serviços digitais
  • Mobilidade: oportunidade e risco
  • Serviços digitais para proteger a rede e os dados da sua empresa
  • Segurança na camada DNS

A movimentação do mercado tecnológico e o aumento dos serviços digitais

Já há algum tempo, a adaptação para serviços digitais vem aumentando, com cada vez mais empresas adotando soluções em cloud e ferramentas de colaboração.

Porém, a pandemia acelerou esse processo e agitou o setor tecnológico. A princípio, foi possível ver pequenas a grandes companhias diminuindo a expansão dos Data Centers e migrando workloads para a nuvem. 

Um dos aspectos de destaque nesse ambiente virtual é a sua capacidade de processamento escalável, ao contrário das soluções baseadas em hardware, que possuem uma limitação. Ou seja, se você precisar fazer alguma inspeção mais detalhada num fluxo pesado de informações, na nuvem não há problema de performance.

De fato, o uso avançado da conectividade no meio corporativo traz inúmeras possibilidades ao negócio. Por outro lado, essa maior exposição também significa um aumento de ameaças à rede da companhia e aos dados dela e de seus clientes. 

Em função disso, se torna essencial não apenas educar colaboradores sobre o uso seguro da internet, como também garantir uma navegação na web segura a eles.

Mobilidade: oportunidade e risco

Muito se fala sobre a mobilidade dos usuários. Hoje, grande parte dos trabalhadores estão exercendo suas funções de casa, em home office. Mas, mesmo antes disso, havia quem já utilizasse outros locais como um escritório, por exemplo cafés e aeroportos, e isso vai gradualmente voltar ao normal.

Com toda a certeza, essa possibilidade de trabalhar de qualquer lugar ganhou destaque durante a pandemia e, assim, a mobilidade se tornou crucial nos serviços digitais.

Contudo, isso foi percebido como uma oportunidade pelas organizações criminosas, que passaram a ver um novo alvo no usuário. É muito mais fácil você roubar as credenciais de alguém comparado a invadir um data center da Cisco, por exemplo. 

Então, o foco total está nos usuários. As empresas precisam se preocupar com os colaboradores que não estão debaixo da infraestrutura de segurança das empresas, posto que o trabalho remoto é uma nova tendência.

Minha recomendação é buscar soluções para garantir proteção no tráfego web e evitar um ataque antes mesmo dele acontecer. E, além disso, vale lembrar que a postura do funcionário é muito importante para a empresa e também é uma das maiores vulnerabilidades dela. Sem dúvida, usuários não familiarizados têm mais chances de cair em golpes e colocar todos em risco. 

Serviços digitais para proteger a rede e os dados da sua empresa

A preocupação com os riscos no ambiente virtual cresceu durante a pandemia, segundo o relatório Future of Secure Remote Work publicado pela Cisco. A pesquisa mostra que para 85% das organizações a segurança cibernética é extremamente importante ou mais importante do que antes da COVID-19. No Brasil, o índice chegou a 95%.

Atualmente, para conseguirmos estar em linha ou muito próximo ao que as organizações criminosas vêm desenvolvendo para invadir as empresas, existe um investimento pesado em desenvolvimento. Na Cisco System, temos um grupo de pesquisadores enorme com uma base de informações ainda maior, do Cisco Talos Intelligence Group, realizando testes para conseguir montar uma solução que seja realmente efetiva contra as ameaças.

Sem dúvida, navegar na internet é mais perigoso hoje do que era anteriormente. Só para ilustrar o nível de ameaças com o qual estamos lidando, realizamos um monitoramento no começo da pandemia e depois no final de junho. 

Nos resultados da primeira quinzena de março, encontramos 47 mil novos domínios registrados com as palavras COVID-19 e Coronavírus e destes 4% eram maliciosos. Já no final do primeiro semestre, três meses depois, o número subiu para 71 mil e os domínios maliciosos aumentaram para 20%.

Esse resultado reforça que para proteger seu negócio no mundo virtual é essencial contar com serviços digitais que garantam uma navegação na web segura. Pois assim os usuários, independentemente de onde estiverem, não trarão infecções para a rede da empresa. 

Segurança na camada DNS

serviços digitais segurança na camada dns
Servidores DNS são fundamentais para acessar qualquer site, e a preocupação com segurança também

Outro ponto importante é monitorar e controlar a camada na qual toda a movimentação da internet começa: DNS (Domain Name System). Esses servidores são os responsáveis por localizar os endereços dos sites e traduzi-los para números IP. Hoje, 91% das ameaças vem através da DNS e 70% das empresas não a monitoram.

Inclusive, é nessa camada que atua o Vivo Filtro Web, criado pela parceria Cisco e Vivo. Em resumo, a solução consegue dizer se aquele domínio que você está tentando acessar é de boa ou má procedência. 

A partir dessa classificação, ela evita que o usuário acesse domínios que podem trazer algum perigo como malware e phishing para as organizações. Além disso, serviços digitais como esse garantem um maior controle do tráfego web.

Conclusão 

Em suma, neste ano, vimos a capacidade de adaptação ao redor do globo. Certamente, os serviços digitais foram um recurso estratégico utilizado tanto pelas pequenas quanto pelas grandes empresas para sobreviver a crise e se destacar no mercado no momento de retomada. 

Mas eu acredito que essas soluções vão além. Afinal, o nosso trabalho é criar formas de tornar a tecnologia palpável, transformá-la em algo mais fácil de ser consumido e utilizado pelas organizações.

Ao meu ver, as soluções digitais são uma forma de democratizar a tecnologia e, por fim, ajudam a abrir caminho para grandes novos desafios e inovações.

Até a próxima!

Sales Business Development Manager na Cisco

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio