Como o SD-WAN pode melhorar a produtividade

Foto do autor

* Por Cassio Gomes

A transformação digital chegou trazendo mudanças significativas em todos os tipos de empresas. A TI, por exemplo, já não é mais somente uma unidade de célula da corporação. Agora, está no centro, é parte fundamental do negócio, já que faz parte da digitalização ter processos interligados, que precisam ser atendidos com eficiência e, se possível, com redução de custos.

Nesse contexto, entra o SD-WAN (abreviação de Software Defined Wide Area Network ou Área Ampla Definida por Software) com muito valor agregado. Essa tecnologia consegue fazer o gerenciamento de rede e realizar o correto encaminhamento do tráfego.

Funciona assim: a tecnologia aplica de forma inteligente a distribuição do tráfego. O software prioriza o que é o serviço principal do negócio, a partir de políticas previamente configuradas. Se ele identifica uma latência maior do que a outra, automaticamente consegue trocar o link sem que o usuário sinta.

SD-WAN para melhorar a produtividade

Com essa solução, é possível ter em um dashboard único uma visão integrada, para que se possa entender cada detalhe do que se passa na rede.

Partimos do princípio de que falhas acontecem e nossa missão é encontrar a melhor maneira de identificar os problemas e corrigi-los, proporcionando maior produtividade para o negócio. Montamos a rede pensando sempre em como manter a alta disponibilidade.

Com o SD-WAN, os clientes conseguem identificar quais aplicações são mais utilizadas no ambiente corporativo, entender se esse uso é devido ou indevido, se esse tráfego alto além da atividade da empresa pode atrapalhar a eficiência do link.

Antes, precisávamos de uma série de plataformas para mensurar isso. Entretanto, com essa tecnologia, de forma muito simples, conhecemos o que se passa na rede e entendemos se há problema de gargalo de rede, se os funcionários estão  fazendo mau uso da conectividade, se isso afeta a produtividade diretamente. Tudo isso tendo em vista a melhor operação. 

Acompanhar é necessário

Mais do que contar com o serviço para planejar e implementar a tecnologia no negócio, é importante que a própria empresa vá gerenciando os resultados, conhecendo melhor a sua rede para fazer os ajustes necessários ao longo da jornada. 

Depois da instalação, os clientes costumam entrar em contato com demandas específicas, pedidos para bloquear, liberar ou priorizar um tráfego específico. E toda a modificação é feita de forma simples, imediata e remota. 

A ideia é que nós façamos esse monitoramento para que o cliente se preocupe cada vez mais somente com seu negócio, ou seja, liberando a equipe interna de TI para outras tarefas focadas na atividade principal da empresa. 

Segurança embarcada no SD-WAN

Cada vez mais, enxergamos a tendência das aplicações sendo migradas para a nuvem. Com a exposição digital cada vez maior, segurança e conectividade precisam estar interligadas. 

Alguns equipamentos SD-WAN contam com segurança avançada, o que representa mais um fator de redução de custos.  

E estamos falando de um ponto importantíssimo para um negócio. Mesmo que a conexão seja privada, mas que de alguma forma também haja uma conexão pública, é importante que todos os pontos da rede tenham a funcionalidade de segurança. 

Concluindo

A tecnologia avança para atender novas demandas, de forma ainda mais inteligente, gerando mais produtividade, com conectividade e segurança. As redes SD-WAN permitem isso tudo junto em uma única tecnologia.

Por fim, vale ressaltar que essa solução pode ser utilizada por clientes de todos os portes, negócios de todos os tamanhos. Basta que a empresa traga o projeto para que os especialistas possam estudar, entender e desenhar a solução que atende perfeitamente a cada demanda. 

Foto do autor
Solicite um contato