Nos últimos anos, a Internet das Coisas ou IoT (sigla de Internet of Things) vem se tornando cada vez mais presente no corporativo nos últimos anos. Dispositivos conectados garantem eficiência às tarefas, até mesmo para as mais simples. Assim, temos a oportunidade de utilizar os dados coletados de forma inteligente, gerando insights que podem viabilizar melhorias e oportunidades de negócio.
Com a pandemia, a importância dessa tecnologia ficou ainda mais evidente. Como exemplo, soluções baseadas em IoT podem ser utilizadas para otimizar a gestão de equipes, garantindo melhores níveis de produtividade.
Além disso, também tem papel fundamental ao trazer informações que propiciam um melhor entendimento das atividades da companhia. Inclusive, isso contribui para redução de custos e melhor utilização de ativos.
Hoje, IoT é um conceito de tecnologia que quase todas as grandes empresas de diferentes setores já usam. E quem ainda não adotou, está estudando como isso poderia auxiliar os processos.
Como fazer uma gestão de equipes remotas e de campo de forma mais eficiente?
A pandemia acelerou a jornada de transformação digital. Com a implementação do trabalho remoto em larga escala, por exemplo, ferramentas que consigam acompanhar a produtividade das equipes tornaram-se essenciais para a manutenção das atividades. Aliás, essa já era uma preocupação das companhias que sempre tiveram colaboradores atuando em campo.
Com o uso de recursos baseados em IoT, entretanto, a gestão completa dessas atividades pode ser otimizada de modo simples e efetivo. Afinal, entender como as atividades para o atendimento in loco ao cliente estão sendo realizadas ou até mesmo verificar se é possível garantir mais produtividade ao dia a dia podem representar grandes ganhos para as organizações.
Na Vivo Empresas, por exemplo, temos o Vivo Gestão de Equipes (VGE), um grande aliado na comunicação e no entendimento dos times. A solução permite o gerenciamento em tempo real de tudo o que está acontecendo, incluindo localização e tempo de execução de tarefas.
Assim, com a adoção de uma solução de IoT, o gestor tem uma visão mais ampla, que pode contribuir para um planejamento estruturado do dia a dia. Como resultado, temos uma combinação bastante interessante: produtividade e redução de custos.
Inteligência: mais segurança e eficiência e menos custos
Outra solução de IoT em nossa vertical de mobilidade é o gerenciamento de frotas de veículos. Estima-se que até o final de 2020, por exemplo, o Brasil tenha cerca de 5,7 milhões de veículos de frotas comerciais leves em circulação, segundo o Relatório da Frota Circulante, elaborado pelo Sindipeça.
Esse contingente enfrenta diariamente uma série de desafios relacionados à segurança e à infraestrutura de vias, e por este motivo, uma solução que facilite o gerenciamento de frotas em todos os outros aspectos, se torna cada vez mais importante.
No mercado muito se foca no monitoramento em tempo real da localização do veículo. No entanto, com a tecnologia que temos hoje, é possível realizar esta atividade e, também, uma gestão muito mais completa.
Esse controle pode se estender a conferir se o veículo está realizando o melhor percurso, verificar quais foram as paradas do trajeto, monitorar velocidade atingida e até mesmo hábitos de direção dos motoristas.
Solução Vivo Empresas
Tais recursos integram o Vivo Frota Inteligente (VFI), que vai de uma solução básica de localização a uma análise de comportamento do carro e de quem o dirige.
Uma das funções oferecidas, e de grande sucesso, é a Prevenção a Multas. A ferramenta envia alertas sobre excesso de velocidade nas vias, o que permite ao gestor da frota avaliar se o motorista precisa de uma reciclagem, por exemplo. Além disso, visando a proteção, há a função de bloqueio assistido em caso de eventuais imprevistos.
Inclusive, essa gestão completa oferecida pelo VFI já rendeu bons resultados para nossos clientes. Em média, constatamos que a nossa solução pode auxiliar companhias a terem uma economia de combustível de até 15%.
Além disso, detectamos 8% de redução de custos operacionais e 3,5% de diminuição de tamanho de frota. Outros benefícios foram quedas de acidentes, melhora dos hábitos de condução e ganhos em sustentabilidade, com a redução de emissão de CO2.
IoT: aumentando a eficiência no gerenciamento de equipes e frotas
As soluções baseadas em IoT, ou seja, nos dispositivos conectados, vieram para ficar. Segundo um artigo publicado pelo Gartner em 2018, chegaremos globalmente a 25 bilhões de dispositivos conectados em 2021, com uma produção imensa de volume de dados.
E parte desses dispositivos serão, ou até já são, voltados aos usos que descrevi aqui hoje: gestão de frotas e equipes de campo.
Um gerenciamento completo, otimizado e efetivo de pessoas e ativos pode ajudar a sua empresa a ter dados em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva, com melhoria de processos e visualização de novas oportunidades.
E nós, da Vivo Empresas, podemos ajudar a atender às necessidades do seu negócio. Nossos produtos digitais auxiliam a otimizar custos e melhorar o relacionamento com o cliente, a partir de uma execução de tarefas administrativas mais eficiente e dinâmica para frotas e gestão de equipes.
IoT pode não apenas ajudar nesse momento de retomada, mas também pode ser a sua chance de se destacar no mercado.