Content Delivery Network: entenda como melhorar o desempenho do seu e-commerce


Publicado em 11 de maio de 2021, às 12:00
Consultor de produtos de Segurança da Informação da Vivo Empresas

Pergunte-me como ter um desempenho superior em sua loja virtual. Respondo em uma frase: sigla de Content Delivery Network, a CDN reduz o tempo de resposta entre uma solicitação e o seu respectivo resultado. 

Como isso acontece? Tal estrutura é composta por uma rede de servidores capazes de armazenar informações referentes a conteúdos de outros sites em sua memória (conhecida como cache) e entregá-las em seguida aos visitantes.

Esse sistema opera com base na localização geográfica de cada um. Ou seja, a comunicação é realizada pelo servidor que está mais perto do usuário, tornando o processo de transferência dos dados mais rápido e seguro. Usando um termo comum no mercado, a “latência” diminui.

Bom, mas vamos voltar ao começo dessa cadeia para você compreender, com profundidade, a importância do serviço. Todo site é hospedado em um servidor, um ambiente que engloba as informações referentes à página, tais como arquivos e códigos.

Se você estiver no Brasil e o site for dos Estados Unidos, por exemplo, será possível acessá-lo tranquilamente. O problema é que a distância pode afetar o tempo de resposta.

Manter a página em apenas um servidor, portanto, pode influenciar o tempo de carregamento das mesmas e, consequentemente, a sua segurança.

É exatamente aqui que entra a Content Delivery Network. Em português, a sigla significa Rede de Distribuição de Conteúdo. O nome da tecnologia tem tudo a ver com o papel que desempenha, não é mesmo? E posso te dizer que os ganhos que representa para um negócio online são muitos.


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E quais são os benefícios da Content Delivery Network?

Está aí outra pergunta que escuto muito no mercado — e tenho respostas bem importantes para fundamentar a sua tomada de decisão. 

Primeiro, é preciso fazer uma reflexão. Pense, por exemplo, que você decidiu adquirir algo online. Aí, entra em um site lento, que demora muito para dar qualquer resposta. Isso vai te deixar indiferente? Eu apostaria que não.

É muito comum as pessoas ficarem irritadas e impacientes quando algo as frustra, e tais comportamentos num contexto de compra podem culminar em desistência. Afinal, uma página travando é um dos principais impedimentos para a efetivação do consumo virtual.

Mais do que isso, outra vantagem indiscutível tem relação com o uso de celulares para acessar e-commerces: a CDN também deixa as páginas mais rápidas e responsíveis nos dispositivos móveis.

Tais características garantem uma experiência de compra mais satisfatória, sobretudo porque o tempo de carregamento é decisivo para garantir que os clientes fiquem no site. E ainda mais importante para que eles encerrem seu percurso adquirindo algum produto ou serviço.

De acordo com um estudo realizado pela Akamai, por exemplo, um segundo a mais de lentidão implica em até 21,8% menos conversões de vendas. A velocidade, por sua vez, reduz significativamente as chances de abandono de carrinhos.

A loja ainda corre o risco de ficar fora do ar quando há picos de acesso, principalmente em datas específicas, como Natal e Black Friday. Olha só o tamanho do prejuízo que se pode ter.

Aposte mesmo na tecnologia. É uma boa jogada

CDN, Content Delivery Network
‘Content Delivery Network’, CDN, atua para promover eficiência nas conexões entre servidores e usuários web

Além de contribuir para uma jornada mais satisfatória, a agilidade também é positiva para o e-commerce em outros aspectos. Uma página com ótima performance costuma ter receitas maiores de publicidade, uma vez que o tempo de permanência dos usuários conta pontos valiosos na hora de fechar qualquer tipo de contrato de veiculação.

Aliás, o tempo de carregamento de um site pode influenciar, também, a posição dele no ranking do Google. É isso mesmo: trata-se de um critério de avaliação no momento de exibir os resultados em uma busca. 

O ideal é que esteja entre dois e três segundos, por exemplo. E quando a página aparece entre as primeiras nos mecanismos de pesquisa, as chances dela ser visitada crescem exponencialmente.

Por fim, costumo dizer que a Content Delivery Network é uma excelente parceira da segurança. Para se ter uma ideia, esse sistema exige que todos os sites tenham o certificado SSL, um fator essencial na proteção das lojas virtuais e de seus clientes.

Assim, digo para as empresas que considerar a adoção da tecnologia é um indicador de que o negócio está em fase de crescimento, em busca de escalabilidade. Isso é extremamente positivo, sobretudo em períodos conturbados.


Se o seu negócio está justamente nesse momento, aproveite para conhecer os projetos especiais da Vivo Empresas e da Akamai. Entenda como podemos ajudar na escalabilidade de recebimento do seu e-commerce.

Consultor de produtos de Segurança da Informação da Vivo Empresas

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