Comunicação M2M: como levar mais eficiência e inteligência para o negócio


Publicado em 9 de abril de 2021, às 9:30
Gerente de Marketing & Produtos na Telefônica Brasil

Com tanta inovação, a conectividade é cada vez mais relevante e impactante na vida das pessoas e das empresas. Estamos vivendo um momento hiperconectado, em que há mais celulares do que a população mundial: o número estimado é de 7,9 bilhões de aparelhos.

E a tendência é que a tecnologia se expanda ainda mais rapidamente. De acordo com a edição 2020 do Mobility Report, divulgado pela Ericsson, até o ano de 2025 haverá cerca de 25 bilhões de dispositivos conectados.

Nesse contexto, temos um ecossistema muito completo, com IoT atuando em todas as áreas. Isso inclui sensores que controlam a iluminação pública, carros que saem conectados da linha de fábrica e vai até gadgets para monitorar a saúde dos humanos.

O Brasil, atualmente, é um mercado bastante maduro no universo Machine to Machine (M2M).

Entendendo a relação IoT e M2M

Internet das Coisas e Machine to Machine são parte inerente da jornada da informação.

A tecnologia M2M permite a comunicação entre os dispositivos IoT. Os sistemas inteligentes possibilitam o monitoramento remoto, cruzamento de informações e controle de processos sem intervenção humana.

O dispositivo com comunicação M2M faz, por exemplo, a coleta dos dados, envia a um sistema que processa, analisa e transforma essa informação para que ela seja algo de valor para a tomada de decisão da empresa, um ajuste de processo, o acionamento de uma manutenção, entre outros.

Para exemplificar isso, temos o carro conectado, que já sai da fábrica com dispositivo que captura em tempo real as informações do veículo. Assim, é possível monitorar o óleo, o uso do combustível, se há algum problema no motor e desgastes. Dessa forma, ninguém mais será pego de surpresa com uma bateria que acaba no meio do caminho.

E, mais do que usar os dispositivos que geram informações com comunicação em tempo real, há os que funcionam com uma dinâmica inversa. Ou seja, a máquina apenas avisa quando deixa de funcionar.

Um poste de iluminação, por exemplo, não precisa gerar dados o tempo todo. O sensor está lá simplesmente para avisar quando houver algum problema, como mau funcionamento ou necessidade de troca da lâmpada.

A Vivo Empresas oferece soluções de IoT com conectividade M2M e ainda dá suporte necessário a cada cliente, de acordo com suas dores, desenvolvendo recursos específicos para resolver seus problemas.

Um verdadeiro hub de monitoramento

Para apoiar a jornada dos clientes, a Vivo Empresas oferece a Vivo Kite Platform, uma ferramenta de conectividade gerenciada M2M que monitora todas as tecnologias aplicadas.

São mais de 20 milhões de dispositivos conectados no mundo inteiro, sendo 10 milhões só no Brasil, e um grande número de clientes, compondo um ecossistema robusto.

Essa plataforma foi desenvolvida internamente e está em constante processo evolutivo, com a adição de novas soluções digitais, acompanhando o movimento do mercado e suas necessidades.

Entre os principais benefícios, temos:

  • Controle total: visibilidade sobre minhas despesas, a garantia de que não há algo além do esperado e gestão em tempo real;
  • Disponibilidade: funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e uma rede exclusiva que garante uma excelente conectividade. Isso significa que há uma rede dedicada, com tráfego somente para o M2M;
  • Gestão eficiente: a plataforma conta com dashboards que identificam novas oportunidades;
  • Ações em tempo real: sensores alertam sobre problemas e permitem a tomada de decisão e a intervenção no momento do ocorrido;
  • Capacidade de integração: a Vivo Kite Platform integra plataformas próprias dos clientes, trazendo mais capacidade e relevância na informação em um único dashboard.

Conectividade multitecnológica

M2M com ícone de tecnologia 2G, 3G, 4G e 5G
Além de mais eficientes, soluções de rede que aproveitam o potencial de cada tecnologia também são mais confiáveis

A Vivo Empresas opera em todas as tecnologias de rede disponíveis no mercado. Dessa forma, integra 2G, 3G, 4G, LTE-M e NB-IoT, sendo que essas duas últimas são redes desenhadas exclusivamente para o universo de IoT e M2M.

Além disso, contamos com presença internacional, com tecnologia padronizada e interoperabilidade. Por exemplo, com 4G e 2G, caso haja uma área de sombra, podemos continuar atuando com uma ferramenta de backup.

Dessa forma, o cliente nunca fica descoberto e tem a certeza da operação e do monitoramento em absolutamente todos os momentos e lugares.

É a tecnologia garantindo total segurança e apoio para a gestão do negócio.

Gerente de Marketing & Produtos na Telefônica Brasil

Compartilhe este conteúdo!

campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio