Versão mobile é essencial para a empresa. Desse modo, com a ferramenta se pode cativar e transmitir os valores de uma instituição para o seu público-alvo e possíveis investidores. Mais do que apenas vender o produto ou serviço, o vídeo institucional tem como objetivo apresentar uma empresa. Pode parecer muito fácil. No entanto, pode se tornar complicado para quem não tem uma boa experiência em comunicação.
Como desenvolver um vídeo institucional
Se você pensou em milhões de coisas para falar sobre a história da sua empresa no vídeo institucional, vá com calma. Você precisa de um texto que fale apenas o essencial. Ou seja, sem tornar a produção muito longa. Caso contrário, o usuário pode rejeitar o vídeo logo ao ver a sua extensão. Confira algumas dicas para construir uma boa narrativa.

Um bom vídeo institucional é aquele que conta uma história para o público.
5. Selecione as informações
A forma como você vai apresentar o seu vídeo institucional depende da proposta. Além disso, depende também do conteúdo que você quer compartilhar.
Em artigo na Wasp Buzz, o diretor de marketing da empresa, Brian Sutter, explica que o formato varia. Desse modo, se você quer compartilhar opiniões de clientes, o vídeo funciona bem. No entanto, para apresentação de produtos complexos, o vídeo deve dar apenas uma visão geral. Do contrário, será muito confuso.
4. Escreva um roteiro interessante
Você deve ter alguém com qualidade de voz para fazer a narração do vídeo e dar a entonação correta para cada proposta. No entanto, só isso não basta. Um roteiro interessante é fundamental para prender a atenção do seu público.
Desse modo, mesmo que seu negócio seja voltado para um público específico, não utilize termos técnicos que tornem a narrativa travada. Além disso, evite clichês e frases vazias e procure um conteúdo que terá boa resposta emocional da audiência.
3. Conte uma história
Um conceito que tem sido bastante utilizado no marketing é o storytelling. Ou seja, as pessoas tendem a ficar mais presas a algo quando se trata de uma história. Em artigo no Video My Business, o diretor da empresa, Edward George, afirma que questões como narração e trilha são importantes. No entanto, é preciso uma boa história para engajar de fato o consumidor.
2. Ouça outras opiniões
Para saber se você está no caminho certo, vale a pena solicitar uma segunda opinião sobre o seu vídeo para colegas de trabalho, amigos e até mesmo especialistas da área em que você atua. Com essas análises, você pode reavaliar o trabalho com o olhar mais crítico, pois um terceiro costuma perceber aspectos que você não sei deu conta, por já estar acostumado com o material.
1. Dê atenção à pós-produção
A finalização também merece cuidado especial. Reveja o vídeo com os membros da equipe e com as diferentes partes envolvidas para saber se o resultado final obtido em seu vídeo institucional era aquele projetado inicialmente.