A popularização do WhatsApp como ferramenta de comunicação instantânea gerou um novo tipo de possibilidade no mundo do empreendedorismo. Desse modo, muitas empresas já estão apostando nas vendas pelo WhatsApp como forma de aumentar faturamento. Além de impulsionar resultados e conquistar clientes. Veja, aqui, alguns casos e também algumas dicas para aproveitar melhor o aplicativo em seu empreendimento.
Vendas pelo WhatsApp podem impulsionar resultados
Por se tratar de uma ferramenta acessível e com muitos usuários, as vendas pelo WhatsApp podem servir para impulsionar os resultados de um empreendimento. Foi o que aconteceu com a Mimo Fino Presentes, de Manaus. A loja, aberta no final de 2013, no início atendia apenas amigos e familiares via WhatsApp, no entanto sem pretensão de transformar isso em um diferencial do negócio.
A realidade mudou em junho de 2014, quando uma reportagem em um jornal deu destaque às cestas de café da manhã vendidas pela loja em função do Dia dos Namorados. A partir daí, a marca começou a investir nesse segmento, e as vendas pelo WhatsApp se consolidaram.
De acordo com uma das sócias da marca, Sabrina Maranhão, o atendimento pelo WhatsApp melhorou a comunicação com os clientes. Isso porque a ferramenta possibilita fazer um trabalho de pós venda e divulgação de promoções. Além disso, a continuidade do atendimento feito via telefone acontece pelo WhatsApp, pois permite o envio de fotos e detalhes do produto. “Hoje, 95% das nossas vendas de cestas de café são feitas através do WhatsApp”, conta.
Para Sabrina, a principal vantagem das vendas pelo WhatsApp é poder utilizar uma ferramenta informal para os negócios. “Isso permite um relacionamento mais estreito e ágil com os nossos clientes”, explica. Além disso, por ser uma ferramenta intuitiva e utilizada por muitas pessoas, o contato pode acontecer em qualquer momento. “Atendemos onde estivermos e onde houver internet”, relata.

Principal vantagem das vendas pelo WhatsApp é contato 24 horas por dia com os clientes.
Oferta de serviços divide espaço com vendas pelo WhatsApp
O restaurante Adega do Alfredo, em João Pessoa, também oferece um serviço via WhatsApp para os clientes. Através do sistema chamado de Maître Online, o cliente pode fazer reservas, solicitar orçamentos e sugerir cardápio. Além disso, pode tirar dúvidas através do aplicativo.
Além das vendas, o WhatsApp auxilia empreendedores a trocarem informações sobre o negócio. O vice presidente da Associação Pizzarias Unidas, Carlos Zoppetti, explica como surgiu a ideia. “Decidimos criar o grupo para organizar uma viagem. Deu tão certo que mantivemos o grupo mesmo após a viagem”, explica.
Veja como atender os clientes em tempo recorde no WhatsApp
Como melhorar o atendimento via WhatsApp
– Nunca deixe o cliente sem resposta;
– Use seu contato no WhatsApp de maneira profissional;
– Não misture seu contato pessoal com o contato do WhatsApp da empresa;
– Esteja preparado para todo tipo de situação;
– Fique ciente de que você vai receber mensagens 24h por dia;
– Tenha paciência com as pessoas.