Teste A/B é, sem dúvida, um bom caminho para você entender melhor os seus clientes. Assim, consegue ter campanhas de marketing digital mais efetivas. Neste artigo vamos te mostrar:
- O que é o teste A/B.
- Em quais plataformas é possível fazer.
- Por que utilizar.
- E, para finalizar, apresentamos dez motivos para você começar a testar agora mesmo.
Medir, em tempo real, todos os resultados é o que faz do marketing digital uma ferramenta muito importante para impulsionar o seu negócio. É possível, por exemplo, corrigir o direcionamento de uma campanha caso a mesma não esteja apresentando os resultados desejados. Assim, você otimiza e direciona melhor os seus recursos.
Uma das metodologias mais conhecidas nesse sentido é o teste A/B. O nome é bem didático: você faz testes usando variáveis diferentes para ver qual tem uma performance melhor.
Por exemplo: você pode fazer um impulsionamento no Instagram usando o mesmo conteúdo, só que para públicos diferentes. Ou então criar uma landing page com estilos distintos para ver qual agrada mais o seu público. Assim, não baseia as suas campanhas em “achismos” e consegue resultados muito mais efetivos. Você consegue tomar decisões embasada por indicadores reais.
Quando fazer um teste A/B?
É possível fazer um teste A/B em diferentes etapas e elementos da sua campanha de marketing digital, como email-marketing, impulsionamento nas redes sociais, landing pages e publicidade no Google AdWords, entre outros.
Em relação ao e-mail marketing dá para fazer testes simples do ponto de vista operacional, mas que podem trazer muitos resultados positivos. É possível, por exemplo, trocar a cor do botão de call-to-action. Metade dos e-mails vai com a cor vermelha e metade com azul. Assim, você consegue mensurar qual é a mais clicada.
Dá para fazer o mesmo no caso de títulos, chamadas e horários para o envio. Assim, é possível identificar as necessidades e as preferências do público.
É muito interessante fazer teste A/B também com o público de anúncios, sobretudo nas redes sociais e no Google Adwords. Não invista toda a verba disponível em apenas um público. Divida na metade, mude variáveis e verifique qual tem a performance melhor.
Inclusive, no meio do teste você pode pausar a campanha e destinar mais recursos para a campanha que teve os melhores resultados. Isso que é aproveitamento!
Ferramentas
Existem ferramentas que te ajudam a fazer testes A/B de um modo mais simples e automatizado. O Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também é utilizado para fazer impulsionamentos no Instagram, tem o “teste A/B” como uma das opções disponíveis. Assim, fica mais fácil para separar as verbas e visualizar os resultados. Basta escolher a opção abaixo quando for criar uma nova campanha.
Há também plataformas específicas para a otimização de campanhas de marketing digital, como o Optmizely, o Unbouce e o RD Station Marketing, entre outras opções.
Por que fazer um teste A/B?
Há muitas características positivas. Aliás, só enxergamos vantagens nesse método. Listamos aqui para te convencer a testar antes de gastar!
- Você consegue ter uma visão mais específica do seu público, o que vai ser positivo também na criação de novas campanhas de marketing digital.
- Aliás, é possível aproveitar os resultados para melhorar suas campanhas, pois se trata de uma grande pesquisa de mercado.
- Você economiza dinheiro, uma vez que destina melhor os recursos, sobretudo, quando se trata de publicidade.
- Inclusive, estabelece também uma relação mais próxima com o cliente, pois os materiais da sua empresa estão sendo moldados de acordo com as preferências deles.
- Certamente haverá um aumento das vendas. As campanhas de marketing digital são muito efetivas.
- É possível mensurar os resultados em tempo real, um benefício e tanto do marketing digital. Por isso, é importante acompanhar métricas e relatórios ao longo das campanhas.
- As suas equipes de colaboradores ficam mais engajadas, principalmente depois dos primeiros resultados positivos.
- Você consegue refinar a sua identidade visual e o seu tom de voz com muito mais precisão.
- É possível fazer os testes com diferentes usuários, em diferentes canais.
- As suas campanhas serão mais efetivas se você direcioná-las do jeito certo e para as pessoas certas.
Resultados mais efetivos
E aí, o que achou da ideia de fazer um teste A/B nas suas campanhas de marketing digital? Certamente você terá resultados mas efetivos e poderá apresentar materiais cada vez mais personalizados para os seus clientes. Inclusive, entender o comportamento deles é essencial para fidelizá-los.
Além disso, antes de ir embora, aproveite para ler um artigo que fizemos recentemente sobre User Experience e ofereça uma experiência completa para todos os seus clientes.
Mais uma vez, agradecemos a sua companhia e recomendamos que fique de olho aqui no blog, pois estamos preparando muitos artigos para fazer a sua empresa chegar cada vez mais alto!