Conheça os segredos para construir uma startup de sucesso

Mostramos aqui 5 passos essenciais para o desenvolvimento de uma startup bem-sucedida e com boas conexões no mercado.

26/12/2018 às 9:00

O mercado está cada vez mais aquecido para uma startup, modelo de negócio que só tem crescido nos últimos anos. Aliás, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) tem uma boa definição para esse tipo de empresa: “são empreendimentos em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial rápido de crescimento”.

Para se ter uma ideia do avanço da modalidade, de acordo com a própria instituição, em 2012 havia pouco mais de 2.500 startups cadastradas no Brasil inteiro. Em, 2017, no entanto, esse número ultrapassou a barreira dos 5 mil. Porém, há uma contrapartida. Dados da Fundação Cabral mostram que uma em cada quatro empresas fecha as portas com menos de um ano de existência. E é exatamente nesse ponto que queríamos chegar.

Veja como ter uma startup de sucesso.

Startups são empresas que estão no começo e têm grandes chances de crescer.

Portanto, criar e manter uma startup não é uma tarefa tão simples assim. Pelo contrário. É preciso fazer um bom planejamento e seguir alguns cuidados à risca para garantir o sucesso da empreitada. Por isso, mostramos aqui quais são os principais segredos para planejar, conceber e manter uma startup em diferentes áreas. Vamos juntos nessa missão?

1 – Defina os objetivos da empresa

Ter uma ideia não significa que já é hora de colocar a startup na rua. É preciso lapidá-la primeiro. Então, pense bem em vários fatores antes de ter a certeza de que esse é o melhor negócio. Veja a lista abaixo. Se você concordar com pelo menos quatro itens, pode seguir sem medo para o próximo tópico:

  • Você gosta da ideia?
  • Você gostaria de trabalhar com o produto que escolheu entregar?
  • Será um trabalho que irá proporcionar prazer?
  • Há usuários que precisam da sua ideia?
  • Você já comprovou isso de alguma forma?
  • Tem alguém fazendo algo parecido? É bom dar uma olhada.

Reflita. Sem pressa, sem medo. Em seguida, tente escrever os objetivos da empresa. Você precisa sabê-los e dominá-los para poder vender a sua ideia para as outras pessoas.

Veja como ter uma startup de sucesso.

Defina os objetivos da sua empresa, com clareza e precisão.

Com esse material já estruturado, a dica é usar o método Canvas para já evoluir ainda mais a ideia. Trata-se de uma tabela bastante famosa no meio empresarial. Nela, você inclui características decisivas para o funcionamento da sua startup, como “proposta de valor”, “atividades-chave”, “relações com clientes”, “segmentos de mercado”, “fontes de renda” e “estrutura de custos”, entre outros. Esses itens são imprescindíveis para começar a desenhar o esboço da empresa.

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2 – Escolha com quem você quer trabalhar na sua startup

Dá para tocar a ideia sozinho inicialmente? Pense bem nisso. Caso a resposta for negativa, considere encontrar parceiros. Um sócio é sempre interessante para empresas que estão começando. Escolha alguém em quem você confia no trabalho, de preferência, um profissional que tenha aptidões diferentes das suas. Assim, as possibilidades de atuação e o networking são ampliados.

Veja como ter uma startup de sucesso.

Seja bem criterioso na escolha dos seus parceiros de trabalho.

Além disso, seu parceiro deve acreditar e gostar da sua ideia. Nada de divergências no início. É importante deixar tudo às claras para garantir um começo cheio de gás e de organização.

3 – Faça testes com o seu público

Não saia lançando um produto ou serviço sem antes testá-lo junto ao público-alvo. As chances de você acertar são muito maiores quando decide fazer os chamados “testes de mercado”. E há diferentes maneiras de fazer isso.

O primeiro método é convidar algumas pessoas para usar o item desejado por um período (ou então experimentar um serviço oferecido). Defina uma quantidade de participantes e o período desejado. Depois, faça uma entrevista para coletar as opiniões. Tais dados devem ser usados para melhorias.

Veja como ter uma startup de sucesso.

Faça testes com o seu público-alvo.

As pesquisas também são bastante recomendadas nesses casos. Em primeiro lugar, a sua função é apresentar o produto ou o serviço que irá oferecer. Não precisa, efetivamente, entregá-los para o grupo em questão.

É possível fazer isso por meio de slides do Power Point, por exemplo. Depois, envie um questionário com perguntas do tipo “de zero a dez, nos diga se este produto irá facilitar a sua rotina”. O próximo passo é tabular as respostas e verificar qual é o nível de aceitação da sua ideia.

Em caso de e-commerces, serviços online e aplicativos, os protótipos são bastante recomendados (essas ferramentas costumam entrar em uma etapa mais avançada do negócio). Eles permitem que as pessoas testem as plataformas antes de lançá-las. Sites como o Marvel e o InVision são ótimos programas. Crie grupos para testar seus protótipos, anote todas as dúvidas e faça as devidas melhorias. Assim, o produto vai mais redondo para o mercado!

4 – Busque investimentos

Além do seu capital, é importante ir atrás de investidores. Isso é muito comum em uma startup. E olha que há vários caminhos para alcançar tal objetivo. Além de acionar a sua rede de contatos, você pode pedir apoio a instituições criadas especialmente para este fim. A Anjos do Brasil, por exemplo, é uma plataforma que reúne investidores e empresas.

Inclusive, pessoas físicas podem se inscrever no site para apoiar, com capital próprio, as novas iniciativas inscritas por lá.

Veja como ter uma startup de sucesso.

Busque investimentos, parceiros e consultores para ampliar o seu negócio.

Você também pode tentar colocar a sua ideia na rua através de financiamentos coletivos, uma espécie de “vaquinha” online. Com eles, você apresenta a sua ideia e quem se identifica com ela pode fazer uma colaboração, ajudando a angariar fundos para tirar o projeto do papel. Em troca, é possível disponibilizar o produto ou serviço antes para quem colaborou ou oferecer uma série de recompensas.

Outra possibilidade é buscar uma aceleradora de startups ou hubs de inovação. Tais organizações disponibilizam consultoria e capital em troca de retorno financeiro. No entanto, nem sempre é fácil conseguir esse tipo de benefício. É fundamental ir à procura das opções disponíveis e saber muito bem vender a sua ideia. Veja uma lista das mais famosas:

Veja como ter uma startup de sucesso.

Wayra oferece infraestrutura, investimento e consultoria para as startups.

5 – Atente-se às oportunidades de crescimento

Não seja uma pessoa estagnada. Muitas vezes, empreendedores começam a ganhar os lucros e acomodam-se. Isso não deve acontecer na sua startup. É sempre importante detectar em quais pontos é possível evoluir e também corrigir a rota.

Afinal, algo pode dar errado no meio do caminho. Por isso, implantar o conceito de Business Intelligence é tão importante nesse processo (leia aqui uma reportagem que fizemos exatamente sobre esse tema).

Veja como ter uma startup de sucesso.

Participe de eventos em geral para buscar novidades e fazer contatos.

Outra forma de não perder as oportunidades é buscar atualização constante. Leia muito, siga páginas de concorrentes nas redes sociais, participe de workshops, feiras e outros eventos. Você deve dar as caras para fazer networking e ainda encontrar novas soluções ou oportunidades de negócio. Assim, as chances de crescer são muito maiores.

Bônus: Wayra, hub de inovação da Telefónica e Vivo

A Wayra é um hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica, no mundo. Inclusive, o programa está presente em dez países diferentes. Ou seja, a iniciativa “acomoda” as empresas disponibilizando a sua infraestrutura durante um período de 12 meses. Além disso, faz um investimento inicial de até R$ 500 mil para garantir o funcionamento da companhia.

Para fazer parte, a startup interessada deve fazer uma inscrição no site do programa. O material será analisado pela equipe responsável. Caso seja aprovada, a empresa passa a fazer parte da ação da Telefônica, Vivo e também de outras companhias de renome (geralmente seus parceiros e fornecedores).

Desde este ano, a empresa busca startups focadas em tecnologias que possam agregar valor, trazer receita ou eficiência a Vivo, no Brasil, ou a Telefônica, pelo mundo. Portanto, se você tem uma empresa que trabalha com IoT, fintech, realidade virtual e aumentada, cibersegurança, blockchain, Inteligência Artificial e machine learning. Bem, a Wyara está à sua procura!

Veja como ter uma startup de sucesso.

Hub da Wayra em São Paulo.

Mais do que apenas dinheiro

A equipe Wayra ainda conta com diversos especialistas que auxiliam os empreendedores ao longo da jornada. Na fase inicial,  um apoio importante é a busca pelo fit de mercado. Essa expressão significa alcançar o cliente que está em busca exatamente da solução que você desenvolve.

Então, os profissionais validam o produto no mercado, fazem ajustes na sua proposta de valor e facilitam o acesso a possíveis clientes. Outro auxílio que faz parte do processo é o Go Comercial, mais uma análise feita por especialistas Wayra. Eles verificam quais são os canais mais indicados para a venda do seu produto e como obter sucesso em todas as etapas.

Por fim, há o Scale Up. Trata-se de um apoio para abrir novos canais de venda, testar produtos e verificar quais são as possibilidades de crescimento da empresa.

E aí, o que achou das dicas? Segui-las é essencial para conseguir um bom desempenho, sobretudo nos momentos iniciais da sua empresa. Afinal, todo negócio precisa de organização, visão de mercado e boas parcerias.

Aliás, aproveitando que falamos sobre a Wayra por aqui, veja o texto que fizemos recentemente explicando todos os detalhes do programa. Venha fazer parte da nossa rede! E continue no blog para ficar por dentro de todas as oportunidades de crescimento!

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