Melhore o posicionamento do seu site no ranking do Google

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É natural: quando alguém vai procurar algum produto ou serviço, uma das primeiras atitudes é pegar o celular ou o computador e digitar no Google aquilo que você busca. Aí, as empresas que tiverem nas primeiras colocações são os  alvos iniciais. Porém, muitas delas pagam para estar ali. Mas existe uma forma orgânica de encontrar um lugar ao sol. Algumas técnicas garantem que o site da sua empresa tenha um bom posicionamento no ranking do Google.

E essa ascensão no buscador se deve, principalmente, a uma sigla que tem dado o que falar: o SEO. O termo significa Search Engine Optimization – e é capaz de otimizar o seu conteúdo. Isso mesmo: são várias técnicas que garantem uma estrutura adequada para garantir que o Google, por exemplo, considere o seu site relevante e dê destaque a ele.

Assim, quando o usuário fizer uma busca, o Google entende que a sua página pode ser uma boa alternativa para ele e, assim, apresenta como uma das primeiras opções. Mas atenção: para o SEO ser efetivo, é necessário incluí-lo já no planejamento do site. Dá para fazer depois, mas é mais eficaz trabalhar desde o início. Veja como funciona!

cubos de madeira com várias letras simbolizando as palavras-chave para garantir bons resultados.

Definir as palavras-chave é essencial para garantir bons resultados.

Defina as palavras-chave

As palavras-chave são decisivas para um bom posicionamento no ranking. Por isso, é importante escolhê-las de maneira adequada. Tais termos devem ser usados ao longo de todo o site, nas descrições de produtos, no título e também no conteúdo em si. Quanto mais eles forem empregados corretamente, melhor a posição no Google.

Em primeiro lugar, pense na persona que você construiu na fase do planejamento (releia, com atenção, a descrição dela). Logo em seguida, analise quais são os problemas que ela poderia ter e de quais formas pode usar o buscador para encontrar uma solução para eles.

Inclusive, há ferramentas que podem te ajudar nesse processo. O Planejador de Palavras-Chave, do Google, é uma ótima opção. Você insere o seu site e o ramo de atuação e a ferramenta dá opções de termos relacionados.

Painel do SEMrush para buscar as palavras-chave mais adequadas para o seu site.

SEMrush permite buscar as palavras-chave mais adequadas para o seu site.

Outra opção, ainda mais completa, é o SEMrush. A ferramenta é paga, mas tem uma versão de testes. É possível usar para consultar os termos e ainda ter acesso a gráficos e informações complementares.

Aliás, aproveite a ferramenta para pesquisar as long tails do seu site ou conteúdo. São palavras-chave mais extensas (daí o nome: cauda longa, em português). Usá-las nas descrições é uma boa forma de ter um posicionamento melhor.

Vamos dar um exemplo: se o seu cliente deseja comprar uma camiseta de algodão orgânico, a palavra-chave principal usada nas buscas será “camiseta de algodão orgânico”. Mas você pode ir além. Ele está em São Paulo e deseja fazer a compra em uma loja online, mas quer retirar pessoalmente.

Então, a busca será “comprar camiseta de algodão orgânico para retirar em São Paulo”. Essa é a long tail. Perceba que se o seu site aparecer ali, no lugar correto, será a resposta para o problema do cliente.

Por isso, é tão importante escolher e usar as palavras-chave no conteúdo do site. Atente-se a isso e tenha bons resultados no dia a dia.

Vantagens internet das coisas (IoT)

Marketing de conteúdo

É essencial oferecer conteúdo de qualidade para garantir que o usuário fique mais tempo no seu site. Isso porque os motores de busca do Google reconhecem a taxa de abandono de uma página (ou bounce rate, na linguagem digital). Por isso, é fundamental incluir imagens atrativas no site, textos explicativos, contar histórias e, assim, fazer com que o cliente permaneça lá.

Coloque também links internos. Ou seja, ao final da descrição de cada produto, por exemplo, eles direcionam o visitante para outra página que tenha um item semelhante. Considere também  criar e lançar um blog, mesclando conteúdos relevantes com a divulgação de produtos e serviços.

Por exemplo: você tem um e-commerce de roupas. Então, decide fazer um post sobre a tendência ocre nos tons das roupas de verão. No final do texto, inclua os links que levem a peças da sua loja que têm essa tonalidade.

Inclusive, use e abuse de fotos e vídeos nesse tipo de postagem. O conteúdo audiovisual ajuda a destacar as páginas no ranking do Google, além de ser bastante consumido pelo usuário.

Teclas com letras formando a palavra SEO

A otimização do site é importante para que os produtos apareçam nos primeiros lugares do ranking de buscas do Google.

SEO

Algumas práticas de SEO são essenciais nesse processo. É importante, por exemplo, que a palavra-chave esteja no título do conteúdo e também entre as primeiras palavras do texto (é recomendado inseri-la já no parágrafo inicial).

Nomeie a imagem que irá usar com a palavra-chave. Isso porque a foto também pode ter destaque nas buscas e, assim, levar muitas pessoas para o seu site.

Insira links internos para garantir um tempo maior de navegação e crie uma url (endereço da página) curta para cada página, mas que passe a ideia do conteúdo que irá entregar.

Outro elemento importante é a meta descrição (ou meta description, em inglês). É aquele texto que o Google exibe nos resultados da busca, logo abaixo do título principal (sinalizado com quadros vermelhos na imagem).

Imagem de resultados orgânicos no Google

Você deve inseri-la enquanto estiver cadastrando um novo post ou conteúdo. Veja, abaixo, como funciona no WordPress, por exemplo. Basta selecionar a opção e preencher. A plataforma ainda avisa quantos caracteres deve ter e se você foi por um bom caminho.

Painel de Yost - Plugin para SEO usado no WordPress.

É desta forma que você verá se usar WordPress.

Uma descrição atrativa pode contribuir bastante para o aumento da taxa de cliques. Por isso, pense bem antes de incluir e escreva algo que a sua persona procura.

Títulos ajudam no ranking do Google 

Não esqueça de personalizar os HTML Tittle Tags de todas as suas páginas. São esses títulos que você vê abaixo. Aliás, eles influenciam no ranking do Google.

Imagem mostrando Título da página em site da Vivo

Dentro das páginas do site, há também os header title ou h1, que estão em destaque (usamos a seta para sinalizar). Você deve preencher de acordo com o tema do post. É importante que o título tenha as palavras-chave do seu negócio, pois isso contribuirá para um melhor posicionamento no ranking.

Imagem mostrando h1 da página da Vivo

Há também os subtítulos (h2, h3, h4 e h5). Incluí-los também é uma maneira de organizar o conteúdo e facilitar a busca por informações específicas dentro da sua página.

Após essas dicas, é só começar a colocar todas as técnicas em prática o quanto antes. Até porque é uma maneira eficaz de garantir um bom posicionamento orgânico no ranking do Google. Use diferentes palavras-chave, faça testes! Assim, você consegue alcançar mais pessoas.

Aliás, você sabe qual plataforma é ideal para montar o seu site? Não! Então, clique aqui e descubra. E continue aqui no Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos como esse!

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