Cartão de visitas: veja como escolher a plataforma ideal para o seu site

Foto do autor

O site é o cartão de visitas de uma empresa. Pense bem: toda vez que alguém vai procurá-la, uma das primeiras atitudes é digitar o nome no Google. Quando aparece a sugestão da página própria, o cliente pode conhecer melhor os serviços oferecidos e também a filosofia.

Porém, se a busca não sugerir nada, você pode até mesmo perder uma oportunidade de venda. Por isso, essa etapa deve ser pensada e construída com muita atenção. Afinal, o site deve passar todas as mensagens do seu negócio.

Aliás, o desenvolvimento da página depende de uma plataforma contratada. Ou seja, você irá construí-la a partir de uma estrutura disponível por uma empresa que já atua nesse setor. Por isso, é tão importante escolher um serviço que esteja de acordo com os seus objetivos.

Imagem de mãos segurando uma xícara, com um computador, celular e caderno a mesa

Ter um site é um ótimo cartão de visitas para a sua empresa.

Então, em primeiro lugar, pense qual é a função do site no momento que a sua empresa vive atualmente. E quais informações você deseja inserir, por exemplo? Isso pode definir a estrutura necessária da plataforma e do layout. Avalie também a verba disponível. De nada adianta sonhar com serviços muito caros se não cabem no seu orçamento.

Também é fundamental criar uma política de privacidade do seu site. Pode até parecer algo sem importância logo no início, mas não é. Essas regras definem o que a empresa pode fazer com os dados que o usuário oferece quando navega pelo site. Quais são os limites em relação à segurança e também ao compartilhamento. Por isso, é uma etapa tão importante.

Facilidade para criar

Construir um site do zero exige muito tempo e conhecimentos avançados em programação. Além de sair mais caro também. Por isso, há tempos, diferentes plataformas passaram a oferecer estruturas e modelos prontos para o uso. Assim, você mesmo pode fazer um site a partir das orientações recebidas pela própria plataforma. Tudo descomplicado.

Mulher escolhendo a plataforma ideal para o site.

Plataformas facilitam o trabalho por oferecerem modelos prontos e responsivos.

Inclusive, há opções gratuitas e pagas. E a maior parte delas é personalizável. E o melhor: como dissemos, não é preciso ter muito conhecimento nesse universo para usá-las.

No entanto, antes de escolher uma das plataformas disponíveis no mercado, avalie também o que será necessário para a manutenção do site e os valores de um suporte mensal. Afinal, é sempre importante garantir que esses serviços tenham um custo acessível para você.

Na outra ponta da cadeia, está o usuário. E, sim, ele também deve ser levado em conta nesse processo. Então, construa uma página que faça sentido para o seu consumidor e que esteja de acordo com o seu perfil.

Webinar | Transformação digital é essencial_V1

Antes de decidir

Analise todas as opções disponíveis e faça uma lista com os pontos altos e baixos de cada plataforma. Atribua notas para cada um deles e, então, chegue a uma conclusão a partir das numerações que cada plataforma recebeu no total. É importante avaliar categorias como usabilidade, se o site é responsivo e também se o design é agradável, por exemplo.

ícones de computador e celular

É fundamental avaliar ponto altos e baixos e todas as plataformas consultadas.

Depois de incluir todos os quesitos na listagem e avaliar as pontuações, uma dica é partir para uma análise mais qualitativa. Essa etapa envolve uma pesquisa de referências junto a clientes que já usaram o serviço e até mesmo uma busca no universo virtual para ver depoimentos de quem contratou a plataforma. Não descarte essa fase. Saber o que você está contratando faz toda a diferença. E nada melhor do que pegar a opinião de quem já utilizou o serviço.

Construtor de sites

A Vivo tem uma ferramenta que reúne todas as características mencionadas acima: o Vivo Construtor de Sites, que faz parte das Soluções Digitais oferecidas para empresas (consulte neste link). Com a ferramenta, é possível criar uma página bem estruturada em poucos passos. Há diferentes modelos disponíveis (mais de 50 no total), todos responsivos. Ou seja, eles se adaptam perfeitamente aos dispositivos móveis. Não haverá perda de conteúdo ou problemas para o acesso a partir de diferentes aparelhos.

Como escolher a plataforma ideal para o seu site.

Os pacotes da Vivo têm preços atrativos e soluções que facilitam o dia a dia.

Além disso, um diferencial: os pacotes disponíveis incluem um domínio próprio e até 10 contas de e-mail corporativo (com 20GB para serem distribuídos na proporção desejada pelo cliente). Assim, você personaliza o seu negócio e fica muito mais fácil resolver tudo em uma única plataforma. Para começar, basta consultar aqui se o domínio desejado está disponível. Tudo é feito dentro do site da Vivo.

Como escolher a plataforma ideal para o seu site.

Consulte no portal se o domínio que você quer está disponível.

A plataforma também garante uma boa integração com as redes sociais, o que facilita a divulgação do seu negócio em um âmbito maior. Para contratar, basta acessar a página Vivo Empresas. Há sempre um consultor online para fazer o procedimento por chat, tudo online.

Escolha do domínio

O primeiro passo para acertar na escolha do domínio é verificar se o nome da sua empresa está disponível para uso. Em caso negativo, será preciso pensar em uma alternativa que esteja em sintonia com os serviços oferecidos. Inclusive, é importante que o nome do estabelecimento esteja ali de alguma maneira. Então, coloque algumas variações no papel e veja qual combina mais com a proposta.

Como escolher a plataforma ideal para o seu site.

A escolha do domínio é sempre muito importante. Dê preferência ao nome literal da sua empresa.

Nunca fuja muito do nome principal, pois as pessoas podem ter mais dificuldade para criar identificação com a marca. Há, aliás, a possibilidade de comprar o domínio da pessoa que o registrou primeiro. No entanto, é uma opção que costuma sair mais cara do que o comum. Em todos os casos, a extensão é importante. Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, por exemplo, é recomendado usar apenas as opções: “.com.br” ou “.com”.

Dar o pontapé na construção do seu site é um processo simples, mas muito valioso para o desenvolvimento da empresa. Aliás, caso ela seja um e-commerce, aproveite para ler também a nossa reportagem sobre como escolher a plataforma perfeita para a sua loja virtual. E continue conosco para saber de novidades tecnológicas do universo empresarial!

Foto do autor
Solicite um contato