Saiba como otimizar alcance do seu aplicativo na App Store

Foto do autor

Em função do aumento de usuários de smartphones no mundo a cada ano que passa, o empreendedor deve considerar cada vez mais a possibilidade de lançar um aplicativo referente ao seu negócio. No entanto, só isso não basta. Ou seja, ele precisa ter um bom alcance na app store dos principais sistemas operacionais do mercado – iOS, Android e Windows Phone.

Além disso, de acordo com informações da PC Magazine, nos últimos anos, no mundo, foram 31 bilhões de aplicativos baixados no sistema Android e 29 bilhões na Apple App Store, do sistema iOS. Outras plataformas, como o Windows e o Blackberry, alcançaram 5,1 bilhões e 3,4 bilhões, respectivamente. Em vendas de aplicativos, iPhone, Android e Windows Phone registraram, respectivamente, US$ 6,9 bilhões, US$ 1,8 bilhão e US$ 1,25 bilhão.

Mão segurando um iPhone

Aumento no número de smartphones faz empreendedores investirem em aplicativos para seus negócios.

SEO também é importante para aplicativos

No entanto, como fazer para seu aplicativo ter bom alcance na app store, independentemente do sistema operacional do smartphone? Algumas ferramentas são válidas para otimizar os resultados de downloads.

Adotar técnicas de SEO (search engine optimization), ferramenta de otimização de busca, é fundamental. Mas quando essas premissas são adotadas nos aplicativos, levam o nome de ASO, ou App Store Otimization.

Entre os fatores mais importantes na aplicação das estratégias de ASO estão o uso das palavra-chave, o título, a divulgação para conseguir novos downloads e comentários positivos (veja mais formas de atingir bons resultados abaixo).

As pesquisas da MobileDevHQ apontam que 53% dos usuários do Google Play e 47% dos usuários da Apple App Store acharam novos aplicativos através de pesquisa. Em segundo lugar aparece o “boca-a-boca” de família e amigos, mas a porcentagem é muito menor – 12% no Google Play e 15% na Apple App Store.

Webinar | Proteger sua empresa de ataques virtuais_V1

Dicas para otimizar aplicativos na App Store

Além da atenção ao ASO nos títulos e o uso das palavras-chave, outras dicas são importantes para atingir bons resultados. Desse modo, veja abaixo o que levar em consideração para conseguir mais downloads nas app stores.

  • Ofereça um aplicativo útil, que satisfaça as necessidades do mercado
  • Disponibilize serviços de atenção ao cliente. Seja paciente e compreensivo.
  • Lance um produto sem erros. Para isso, é necessário testar bem antes de disponibilizá-lo no mercado.
  • Ressalte as novidades do seu aplicativo
  • Dedique atenção especial ao logo. Evite usar palavras e adote um design minimalista, sem muitos detalhes.
  • Descrição curta: não passe de 99 caracteres. Seja claro e objetivo quanto à ferramenta que você está oferecendo.

E aí, gostou das dicas de otimização para aplicativos nas app stores? O aumento no número de smartphones a cada ano faz os empreendedores investirem mais na área. As ferramentas de busca como o SEO são tão importantes nestes casos quanto são para outros, como fanpages e sites.

Foto do autor
Solicite um contato