Marketing nas redes sociais: como avaliar estatísticas

Foto do autor

marketing nas redes sociais é uma oportunidade para as marcas fidelizarem e angariarem novos clientes. No entanto, para que o uso desse recurso seja sempre aprimorado, avaliar as métricas obtidas pelas mídias digitais é fundamental. Só assim a empresa saberá se os seus esforços nesses ambientes estão trazendo resultados.

Você quer expandir o alcance da sua marca por meio das redes sociais? Então, que tal saber um pouco mais sobre avaliação de relatórios e estatísticas de suas páginas?

Métricas de marketing nas redes sociais.

Avaliar estatísticas nas redes sociais é uma forma de aprimorar o marketing da empresa.

Métricas de marketing nas redes sociais

A importância de avaliar constantemente as métricas de marketing nas redes sociais é incontestável. Afinal, é assim que a marca pode monitorar a eficácia de sua estratégia. Em qualquer mídia, essa atividade é importante para que a empresa conheça seu público. Além disso, identifique qual tipo de conteúdo engaja mais os usuários.

10 Tendências de Negócio para 2019

Em um artigo para a Forbes, Jason DeMers ressalta que métricas sólidas dão à empresa o insight para superar o obstáculo da imprevisibilidade do retorno de investimento em marketing. Mas como fazer essa análise? Conheça três entre as inúmeras métricas que podem ser avaliadas.

3. Número de visitas

Um dos primeiros passos para avaliar métricas nas redes sociais é identificar o número total de visitas. DeMers afirma que medir esse fator dá ao empreendedor uma ideia geral do quão bem a campanha da marca está gerando tráfego.

Como usar o Google Trends para melhorar o tráfego do seu site

De acordo com ele, se você notar que os números caem de um mês para o outro, deve investigar em seus canais de marketing. Não subestime a relevância dessa métrica. Ela é fundamental para que a empresa possa redirecionar sua estratégia, caso a atual não esteja gerando bons resultados.

2. Engajamento

Mais do que saber quantas pessoas visitam a página de sua marca em uma determinada rede social, você precisa analisar o engajamento gerado pelo conteúdo. A chave é focar em métricas que mostram como o conteúdo ressoa com a sua audiência.

Além disso, se recomenda que, na hora de medir os comentários das publicações, a empresa vá além de simplesmente rastrear o volume. O ideal é verificar o conteúdo dos comentários, a fim de ter em mente o que os seguidores estão falando sobre a marca.

1. Melhor horário

Descobrir qual é o período do dia em que seus seguidores estão ativos nas redes sociais é importante. Desse modo, você publica conteúdo no horário adequado – quando os posts vão gerar mais alcance. Fazendo isso, o seu conteúdo ganhará mais tráfego e, consequentemente, mais usuários terão acesso a ele.

Vantagens internet das coisas (IoT)

Como avaliar estatísticas

Para analisar a eficácia do marketing nas redes sociais, os empreendedores contam com inúmeras ferramentas online. Vale ressaltar que cada mídia possui as próprias plataformas para a avaliação de estatísticas. É o caso do Facebook Insights, Twitter Analytics e Google+ Insights, por exemplo.

Além disso, as marcas devem sempre estar atentas a indicativos do engajamento com o conteúdo, que são itens básicos, como comentários, compartilhamentos, retweets e likes.

Para aprofundar a análise das métricas nas redes sociais, informe-se sobre as ferramentas disponíveis e as particularidades de cada mídia. Também faça uma lista das estatísticas que você quer avaliar. Lembre-se: citamos apenas alguns itens, mas existem inúmeros outros que podem contribuir para o sucesso de seu marketing.

Foto do autor
Solicite um contato