Logotipo: conheça 5 apps e sites que fazem o trabalho por você

Foto do autor

Neste artigo você vai conhecer cinco aplicativos e sites que criam o logotipo da sua empresa. O trabalho acontece de um jeito automatizado, o que garante economia e praticidade. Veja, a seguir, as opções disponíveis!

Uma empresa deve ter um logotipo, não importa o segmento ou a área de atuação. Afinal, é uma peça-chave da identidade visual do seu negócio. Por isso, o logo deve ter características que fazem o cliente lembrar das soluções ou dos serviços oferecidos.

A boa notícia é que hoje existem diferentes plataformas que fazem esse trabalho por você. É isso mesmo: aplicativos ou sites criam um logotipo muito rapidamente. Óbvio que contratar o trabalho de um designer é sempre a melhor opção, mas esta pode ser uma boa opção para quem está começando e não tem recursos para investir.

Que tal conhecer as plataformas disponíveis agora mesmo? Então, confira a lista abaixo!

Aplicativos e sites para criar logotipo

Como dissemos, existem diferentes opções de ferramentas que criam um logo por você. E são todos simples de mexer. Portanto, veja a seleção que fizemos.

Logaster

Página inicial do site logaster
Logaster é gratuito e fácil de usar

O site Logaster é gratuito e uma das ferramentas mais simples de se usar. Aliás, basta inserir o nome do seu negócio no campo abaixo. Em seguida, aperte o botão “Iniciar branding”.

Nas telas seguintes, é possível definir mais detalhes para customizar o seu futuro logotipo. Na primeira tela, há a opção para incluir um slogan, já na etapa seguinte, o site te permite escolher se deseja que seu logotipo fique separado do nome da empresa ou, ainda, que as iniciais da companhia se integrem ao desenho.

Além de criar o logotipo de acordo com as especificações, o site também simula a sua marca aplicada em diferente materiais, como papel timbrado e cartão de visitas.

Webinar | Tendências na nuvem manter empresa protegida_V1

Logo Maker

Tela inicial do site logo maker
Plataforma Logo Maker também tem funcionamento simplificado

Gratuito, o Logo Maker também é um site muito simples de operar. Inclusive, sua usabilidade é bastante semelhante a do site anterior. Neste caso, entretanto, primeiro é preciso selecionar o ramo de atuação da empresa, e só então digitar o nome e slogan que compõem a marca.

Nos passos adiante, também é possível escolher entre diferentes formatos e características para o logotipo. Caso prefira, portanto, você pode ter a sua marca dentro de uma emblema; ter o nome da empresa com uma fonte estilizada; associar um ícone à sua marca ou, caso prefira, utilizar as iniciais da companhia como elementos de desenho do ícone.

A partir das opções escolhidas, o site retornará uma boa quantidade de logotipos pré-prontos, permitindo que você escolha um para customizar detalhes de cor e tamanho. Por fim, uma vez que o logotipo já esteja exatamente como você deseja, basta clicar na opção ‘Salvar logotipo’.

O Logo Maker exigirá que você crie uma conta na plataforma com e-mail e senha, e enviará o arquivo de imagem do seu logotipo para a sua caixa de entrada.

Canva

Tela inicial do Canva
Mais sofisticado que as demais ferramentas, Canva também limita as funcionalidade no plano gratuito

No Canva, você pode criar a partir do site e também em um aplicativo, disponível para Android e ainda para iOS. Em ambos, entretanto, o primeiro passo é efetuar o cadastro na plataforma, o que pode ser feito com uma conta do Facebook ou Gmail.

Uma vez na plataforma, basta digitar “logotipo” na barra de buscas central e selecionar a opção mais adequada. Nesta busca, você também pode incluir termos que descrevam o tipo de marca que você deseja criar.

Por exemplo: “logotipo minimalista” ou “logotipo de moda”.

Feita a busca, o trabalho começa com a escolha de um template que você mais gosta, esse desenho ainda não é seu logotipo final, mas apenas a base que você irá customizar. Depois de optar por um, o ícone aparecerá à direita da tela.

Tela de edição de logotipo do Canva
Interface conta com múltiplas ferramentas, além de elementos gratuitos e pagos para estilizar o logotipo

Para customizar um elemento, basta selecioná-lo com um clique do mouse e utilizar as ferramentas da barra logo acima. Assim como os templates em si, que podem ser pagos ou gratuitos, o Canva também permite pagar por elementos de design específicos, como uma fonte ou moldura. Entretanto, as opções gratuitas também são vastas.

Com tudo pronto, basta clicar no botão “Baixar” e definir que tipo de arquivo será baixado (PDF, PNG, JPEG e afins). Para as contas gratuitas, contudo, é válido lembrar que o Canva limita as dimensões da imagem a 500×500 pixels – aproximadamente metade da resolução de uma imagem publicada no feed do Instagram, por exemplo.

Free Logo Design

Tela inicial do site free logo design

O Free Logo Design tem uma interface visualmente similar à do Canva. Contudo, ainda que não seja necessário criar uma conta para utilizá-lo, o que permite criar um logotipo raidamente, o download gratuito do logotipo está limitado a uma resolução ainda menor, 200 x 200 pixels.

A vantagem, no entanto, é que não há separação entre elementos de design pagos e gratuitos. Ou seja, você pode customizar seu futuro logo com todas as opções que a plataforma dispõe.

Para começar um design, insira o nome da empresa e clique em “Iniciar”. Logo em seguida, o site fornecerá diversos templates de logotipo – nesta tela, você pode filtrar os gêneros de templates com foco no ramo de atuação da sua empresa, o que facilitará a busca pelo desenho base ideal.

Depois de escolher, é possível ainda modificar elementos no logo, como paleta de cores, plano de fundo e até ícones. Por fim, uma vez que o design esteja pronto, basta clicar em “baixar”, no canto superior da tela e seguir para a tela de download. Nesta etapa, serão exibidas as opções disponíveis para os planos pagos e gratuitos, incluindo a versão de 200 x 200 pixels, sem custos.

Squarespace

Tela inicial do site Squarespace
Squarespace é indicado para logotipos minimalistas, com criação rápida e gratuita

O site Squarespace é focado em logotipos minimalistas, dispondo de interface e ferramentas simplificadas. Como vantagem, a plataforma permite o download gratuito da imagem em alta resolução, com opções de fundo claro ou escuro.

Para começar a utilizar o Squarespace, basta incluir o nome da sua empresa no campo que simula um cartão de visitas.

A próxima tela é voltada à escolha dos símbolos. Note que o logo já aparece quase pronto ao lado, mas você pode incluir elementos que estejam relacionados ao seu negócio. No campo “Search for symbols” digite o tipo de símbolo que deseja. Por exemplo: se é turismo, faça a busca por “Tourism“, visto que o site só está disponível em inglês.

Portanto, após incluir o que deseja, você consegue baixar o arquivo em alta resolução.

E aí, o que achou das opções disponíveis? Com certeza dá para começar bem a identidade visual do seu negócio! Aliás, essa é uma dica importante para tornar a empresa ainda mais profissional.

Inclusive, fizemos uma matéria com outras sugestões que contribuem para o aumento das vendas. Então, clique aqui e veja! Além disso, confira também como criar uma página no Facebook e bombar o seu negócio nas redes sociais!

E, como sempre, fique conosco por aqui para ter acesso a mais conteúdos como esse! Agradecemos a leitura e até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato