Ideias de negócios: como a tecnologia pode impulsionar sua empresa

Foto do autor

A busca pelas ideias de negócios mais inovadoras costuma conduzir os empreendedores ao mundo digital. Ou seja, revoluções, tendências e novidades tecnológicas são o combustível de quem trabalha nesse setor.

No entanto, isso não significa que negócios tradicionais não possam fazer uso da tecnologia. Quando bem empregados, os recursos tecnológicos tendem a otimizar processos, melhorar a performance da empresa e o atendimento aos clientes.

10 Tendências de Negócio para 2019

Encontrando o nicho de mercado perfeito

Você já ouviu falar em Product Market Fit? Esta é a definição usada para mensurar o quanto o seu produto é adequado ao nicho de mercado escolhido. Este é um ponto crucial na hora determinar qual será a oferta feita ao seu público-alvo. Planejar sua estratégia de mercado é fundamental, por isso tenha isso em mente na hora de selecionar uma boa ideia para começar a investir.

A tecnologia a serviço de ideias de negócios tradicionais

Recorrer à tecnologia pode significar crescimento para pequenas e médias empresas. Principalmente quando o foco são os dispositivos móveis. É o que apontou um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG) com 3,5 mil empresas dos EUA, Alemanha, Coreia do Sul, Brasil, China e Índia.

De acordo com o levantamento, as empresas que adotam tecnologias para aparelhos móveis desde cedo crescem mais rápido do que as demais. Dividindo as corporações pesquisadas em três grupos, de acordo com a velocidade de implementação de recursos de mobilidade, o BCG descobriu que as empresas mais inovadoras cresceram quase o dobro das empresas que resistem ao mundo digital.

Homem sorrindo na rua enquanto fala no telefone

Dificilmente haverá uma empresa que não possa ter sua dinâmica aprimorada com o uso da tecnologia.

Além de serviços móveis, como aplicativos, o empresário pode investir em outros recursos tecnológicos. Tais como, digitalização de cardápios, mapeamento da concorrência, gestão eletrônica dos recursos. Ou na organização do estoque. Ou seja, não faltam opções, independentemente das ideias de negócios.

Recursos tecnológicos impulsionam negócios analógicos

É possível elencar vários exemplos de ideias de negócios que não têm como foco o mundo digital. No entanto, que conseguiram impulsionar o crescimento por meio da tecnologia. Para ilustrar essa relação, selecionamos alguns exemplos:

Food trucks

Ao sair dos restaurantes para levar a comida até os clientes, os empresários que apostaram em food trucks se transformaram em ícones do empreendedorismo nas grandes metrópoles. Com um caminhão estilizado, os chefs tomam conta das ruas. No entanto, como a tecnologia pode ajudar serviços de alimentação de rua?

A resposta pode estar no uso das redes sociais como forma de engajamento e interação com o público-alvo. Outra opção são os aplicativos específicos. Ou seja, com o app é possível alertar os clientes a respeito da sua localização em um determinado dia ou presença em um evento.

Segurança

Outro mercado que une tecnologia com a necessidade de atuação humana é o da segurança. Atualmente, os negócios com foco na proteção tendem a combinar os recursos humanos com os tecnológicos.

No caso do monitoramento de frotas, por exemplo, o uso de satélites para aperfeiçoar o serviço não é mais novidade. Com as novas tecnologias, o cliente pode até conferir no próprio celular ou tablet os dados a respeito da localização de seus bens.

Quando o assunto é a segurança de espaços físicos, como lojas ou residências, o conceito não muda. Ainda que haja necessidade de contratar seguranças para a vigilância, o uso de câmeras conectadas à internet tem contribuído para evitar deslocamentos desnecessários ou para reforçar a ronda em caso de atividade suspeita.

Microfranquias e Franquias residenciais

O Franchising é um segmento que vem passando por um processo de inovação constante e muitas oportunidades de franquias começaram a surgir da união feita com a tecnologia. As Microfranquias e as Franquias Home Office são duas tendências fortes do mercado que estão captando cada vez mais investidores por terem baixo investimento e se utilizarem de processos gerenciais mais tecnológicos e simplificados.

Conforme informações da Associação Brasileira de Franchising, 36% das Franqueadoras têm interesse em trabalhar com o modelo de Microfranquias nos próximos anos. Isso significa que as inovações neste modelo de negócio estão apenas no início, se utilizando de softwares de gestão colaborativos, cloud servers e internet dedicada.

Inúmeras possibilidades

Por mais que você considere suas ideias de negócios completamente analógicas, dificilmente haverá uma empresa que não possa ter sua dinâmica aprimorada com o uso da tecnologia.

Identificar oportunidades é um ótimo caminho para atualizar as suas ideias como, por exemplo, fazer uma busca simples de palavras-chave ou encontrar alguma brecha de mercado que ainda não tenha sido explorada.

Seja de forma direta, com a utilização de softwares para criar uma plataforma de ensino à distância. Ou de forma indireta, com um moderno modelo de máquina de costura para facilitar o trabalho de cerzir. Todos podem recorrer à tecnologia para superar a concorrência e estabelecer uma vantagem competitiva.

Foto do autor
Solicite um contato