Marketing digital: saiba quais são os 5 grandes erros a evitar

Grandes erros podem ser evitados no marketing digital, contanto que você esteja atento. A seguir, confira nossas dicas nesse sentido.

30/11/2018 às 10:35

Você cria a campanha e alimenta expectativas, mas os resultados não aparecem. Por quê? Muitas vezes, a resposta é mais óbvia do que se imagina. Desse modo, ao conhecer alguns dos grandes erros de marketing digital, é possível melhorar o desempenho das campanhas. Ficou curioso? Então prepare o bloco de anotações e boa leitura!

5 grandes erros de marketing digital

Listamos, a seguir, cinco grandes erros cometidos por empresas que investem em marketing digital. Confira:

5. Falta de planejamento

Esse é um dos erros mais recorrentes, principalmente entre aqueles que estão começando no ramo e criam campanhas sem estudo. Ou seja, se você não tiver um plano de ação detalhado para atingir seus objetivos será muito difícil obter um resultado satisfatório.

5 grandes erros de marketing digital.

Ignorar interações nas redes sociais é um dos grandes erros cometidos pelas empresas no marketing digital.

4. Indefinição do público-alvo

Quem você pretende atingir com a campanha? Qual a faixa etária dessas pessoas? Do que elas gostam? Como elas se comportam na web? Para ser efetivo, é fundamental delimitar o público-alvo, a fim de adaptar a linguagem do conteúdo e direcionar a abordagem.

3. Expectativas irreais

Se você é iniciante no marketing digital, controle suas expectativas. A frustração diante de algo que não ocorreu conforme o previsto pode prejudicar o andamento das campanhas e até desencorajar novas investidas. Desse modo, seja paciente e entenda que, em alguns casos, é necessário tempo para atingir os resultados.

2. Muitos perfis em redes sociais

Sua empresa realmente precisa de um perfil no Twitter? E no Pinterest? Você tem certeza de que seu público está lá? Ou seja, criar contas em todas as redes sociais não é sinônimo de efetividade no marketing digital.

Na maioria dos casos, na verdade, ocorre o contrário. Ou seja, a empresa não consegue dar a atenção devida a todas as plataformas. E aí, é incapaz de adaptar a linguagem aos diferentes usuários e acaba prejudicando a imagem institucional.

1. Ignorar interações de clientes

Se o cliente entrou em contato com você, é importante que você ouça o que ele tem a dizer e procure solucionar os problemas. Isso reforça a presença da marca na internet. Além disso, confere credibilidade à empresa.

Webinar | Proteger sua empresa de ataques virtuais_V1

Monitoramento é essencial

Por mais experiente que você seja e por mais que tenha estudado o assunto, é impossível ficar imune aos erros. Seja por desatenção, desconhecimento ou falhas operacionais, chegará o momento em que alguém cometerá um deslize.

A boa notícia é que existe uma abundância de métricas para analisar o desempenho do site e das campanhas de marketing digital. Em caso de problemas, esses recursos permitem agir de forma rápida, minimizando as consequências.

A importância da avaliação de resultados no marketing digital

Mas, para que isso seja possível, é preciso monitorar os resultados constantemente. Ao alterar a estrutura do site, publicar um conteúdo, modificar uma linha de programação ou iniciar um campanha de marketing nas redes sociais, você deve ficar de olho nos indicadores para descobrir de que forma os usuários responderam.

Alguns dos principais indícios de que algo deu errado incluem queda no número de visitantes únicos, posicionamento inferior nos mecanismos de busca, mudança repentina na quantidade de interações (que podem ser positivas ou negativas) e crescimento da taxa de cancelamento. Sua tarefa é ficar atento para corrigir o problema tão rápido quanto possível.

Compartilhe este conteúdo!

campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio