Vai vender na internet? Confira dicas para o design da loja online

Foto do autor

Você está abrindo um e-commerce ou tem interesse em colocar produtos à venda na internet? Lembre-se de que a página inicial é a vitrine do negócio. Assim como no mundo físico, uma “decoração” atraente é essencial para atrair e reter clientes. No mundo virtual, essa questão diz respeito ao design da loja online.

Um bom design da loja online significa que os produtos estejam no local certo e sejam fáceis de encontrar. Além disso, significa ter um layout o mais limpo possível. E ao mesmo tempo que dê destaque para os principais produtos, com fotos atraentes.

Contratando o design da loja online

A primeira coisa a se levar em conta é a ferramenta usada para a criação da plataforma de e-commerce.

Como está o design da loja online?

A página inicial do site funciona como uma vitrine de uma loja física. Precisa ser atraente.

De acordo com Fabrício Teixeira, diretor de design da R/GA, de Nova York, “dependendo das necessidades da marca, é possível que uma solução de e-commerce já pronta seja a melhor opção”.

Nesse caso, o trabalho de design e arquitetura de informação é muito menor, já que está tudo pré-definido pela ferramenta em questão.

Loja virtual: saiba escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce

Teixeira afirma que um erro comum cometido na hora pensar no design da loja online é o desejo de “reinventar a roda” e criar uma plataforma nova do zero. Existem empresas e startups especializadas em criar essas plataformas e é um desperdício de dinheiro e tempo recriá-las do zero. Especialmente porque muitas dessas plataformas permitem que haja enorme customização por parte da empresa que está contratando a solução. Além disso, antes de contratar, é importante verificar se essas empresas fornecem o suporte necessário após a loja online entrar em operação.

Webinar | Tendências na nuvem manter empresa protegida_V1

Com ou sem ajuda para o design da loja online

De acordo com Teixeira, contratar um profissional é essencial para montar o design da loja online. E isso vale tanto quando o empreendedor decide usar uma solução pronta quanto quando ele decide utilizar uma plataforma criada do zero.

“Não contratar um designer para o projeto é como construir uma casa sem contratar um mestre de obras. Ou um engenheiro ou um arquiteto”, afirma. “É possível, sim. A casa ficará pronta em até menos tempo e até com custo reduzido. No entanto, os resultados de um planejamento não tão bom serão sentidos a médio e longo prazo”.

Ele salienta que se o interesse do empreendedor é ter uma ferramenta que suporte o crescimento do negócio. É importante contar com ajuda profissional. Se você tem ambições e pretende expandir para um tráfego maior de pessoas, é preciso que o fundamento esteja bem estruturado e planejado.

No entanto, Teixeira recomenda avaliar bem o currículo dos profissionais antes de entregar a eles a responsabilidade por desenvolver o design da loja online. Investigue a fundo e verifique se a pessoa já teve experiências anteriores especificamente em e-commerce. Afinal, esse tipo de projeto demanda conhecimentos muito peculiares e avançados sobre interfaces e usabilidade.

Foto do autor
Solicite um contato