Como instalar botões de compartilhamento e impulsionar o tráfego do seu site

Foto do autor

Que tal permitir que os clientes divulguem sua marca espontaneamente? É assim que funcionam os botões de compartilhamento. Produzir um bom conteúdo e estimular a divulgação contribui para aumentar a repercussão do site da empresa.

Com isso, você atrai amigos dos clientes, aumenta o alcance dos posts e gera tráfego para a página. Neste artigo, vamos explicar como instalar os botões de compartilhamento na prática. Além disso, apresentamos dicas para que você crie um conteúdo digno de ser compartilhado. Boa leitura!

Como inserir botões de compartilhamento?

Facebook e Twitter são as principais redes sociais para compartilhamento de conteúdo entre usuários.

Ampliando a repercussão

É menos provável que uma marca conquiste a atenção do público com a autopromoção do que com menções orgânicas. Ou seja, um usuário que vê um amigo falando de tal empresa terá mais vontade de conhecê-la. Do que outro que se depara com um anúncio pago da mesma companhia.

Além disso, é mais provável que o conteúdo seja reverberado quando ele é compartilhado por alguém. Cada usuário nas redes sociais tem centenas de ‘amigos’ conectados. Ou seja, uma postagem qualquer pode impactar centenas ou milhares de pessoas em poucos minutos.

E-commerce na prática

Assim, os botões de compartilhamento permitem que a empresa alcance novos consumidores. Desse modo, estimular o engajamento do público é acelerar e qualificar a comunicação com os amigos dos seus clientes.

Webinar | Transformação digital é essencial_V1

Como inserir botões de compartilhamento?

A maioria das plataformas que hospedam sites em seus servidores conta com templates pré-definidos para inserir os botões de compartilhamento nas publicações. Basta selecionar o seu preferido, com design e funcionalidades que combinem com a identidade visual do site.

Se o publicador no qual seu site está hospedado não conta com esse recurso, você precisa procurar widgets e plugins específicos para instalar as ferramentas manualmente. Em geral, o processo é intuitivo e não demanda muito tempo.

Existe a possibilidade, ainda, de que você precise alterar o código de programação do site para inserir a barra com os botões de compartilhamento. Nesse caso, o procedimento é um pouco mais complexo e exige noções básicas para evitar erros que prejudiquem a estrutura do site. Recorrer ao suporte técnico ou ao programador de sua confiança pode ser uma boa opção, mas sites como o Shareaholic trazem tutoriais para simplificar o processo.

As redes sociais que merecem sua atenção, pela popularidade e favorecimento à interação entre usuários, são o Facebook, o Twitter, o Google+, o Pinterest e o LinkedIn. Com a opção de compartilhamento fácil, o conteúdo do seu site terá um alcance maior.

A posição dos botões fica a seu critério, mas há locais consagrados: a parte superior e inferior das publicações.

Atenção ao conteúdo

De nada adianta ter os botões se o seu conteúdo não é relevante e útil ao leitor. É recomendável que o conteúdo oferecido resolva problemas específicos do seu público. Por exemplo, se minha empresa vende pneus, por que não produzir um post no blog da empresa sobre os pneus mais seguros para carros econômicos?

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade

A ideia é oferecer conteúdo gratuito que qualifique o seu leitor. Quando ele percebe que a sua página contém informações relevantes, assume que você é autoridade no ramo. E pode compartilhar seu conteúdo na sua rede social preferida. Esse é o princípio do marketing de conteúdo.

Foto do autor
Solicite um contato