O e-commerce reúne várias diferenças em relação às vendas no varejo tradicional. No entanto, em pelo menos um aspecto, o ambiente virtual e o real se assemelham. É na necessidade de estabelecer uma vantagem competitiva para superar a concorrência.
Caracterizada como o diferencial da empresa, do produto comercializado ou do serviço prestado, essa vantagem será responsável por atrair a atenção do cliente. E, claro seu dinheiro também.
E-commerce tem crescimento acentuado
Apesar dos desafios de infraestrutura, o comércio virtual da América Latina apresenta um crescimento animador. De acordo com dados levantados pela Internet Retailer, apenas a China cresce mais do que o continente sul-americano em termos de faturamento do e-commerce. Desse modo, Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile são os expoentes da região.
As vantagens do comércio eletrônico explicam essa ascensão. “Estar presente na Internet significa não ter barreiras geográficas para alcançar os consumidores” explica Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, ao contrário de uma loja física, que fica restrita a quem passa na porta, no e-commerce todas as pessoas estão conectadas à internet.

Vantagem competitiva é necessária na hora de superar a concorrência.
Vantagem competitiva é solução para superar a concorrência
A expansão do mercado aumenta a concorrência, o que acaba exigindo um esforço de diferenciação por parte das empresas que compõem o segmento. Desse modo, esse esforço gera a vantagem competitiva, que pode ser dividida em dois tipos:
– Vantagem de custo: quando a empresa oferece os mesmo benefícios que os concorrentes, por um preço menor;
– Vantagem de diferenciação: quando a empresa supera os concorrentes nos benefícios que oferece aos clientes.
Para desenvolver e estabelecer uma vantagem competitiva, é preciso trabalhar para superar os concorrentes e evitar ser copiado. Localização, qualidade do produto, qualidade de atendimento, alcance da assistência técnica e reputação são algumas das formas de diferenciação no mercado.
Encontrando uma vantagem competitiva no e-commerce
As especificidades do comércio eletrônico exigem ações distintas para buscar a diferenciação e superar a concorrência. Reunimos algumas dicas para facilitar esse processo:
Trabalhe arduamente para melhorar o SEO
A busca orgânica precisa ser a prioridade de quem trabalha com vendas na internet. É preciso garantir que seus clientes vão encontrá-lo no topo da lista de resultados quando ao pesquisarem pelo produto que você oferece.
Direcione o seu marketing
Invista ao máximo para direcionar o marketing virtual ao público-alvo, por meio de ações como o Google Adwords e o Facebook Ads. Tais ferramentas que permitem a customização e a personalização do potencial cliente a ser atingido.
Estabeleça um relacionamento efetivo com o cliente
Procure controlar as informações essenciais do seu cliente por meio de um sistema de gestão. Ou seja, monitore dados como o produto comprado, idade, e-mail e localização. Tudo isso para personalizar o atendimento e as ações de marketing.
Faça promoções sazonais
Aproveitar as diferentes épocas do ano para criar promoções é uma prática antiga. E de reconhecida eficácia. Além das datas comemorativas, esteja atento ao mercado cultural, ao clima e às tendências da mídia.
Incentive comentários
Ao criar um campo para comentários dos clientes, você favorece a transparência e incentiva o feedback. Além disso, fornece uma referência de credibilidade aos consumidores interessados no produto: a opinião de outros clientes.
Crie um chat online
Ter alguém pronto para ajudar pode ser um diferencial capaz de consolidar a vantagem competitiva. Além disso, respostas personalizadas tendem a fidelizar o cliente, que se sente atraído e acolhido pelo atendimento.
Amplie as opções de pagamento
Além de ter um preço compatível ao praticado pela concorrência, você precisa oferecer vantagens de pagamento. Desse modo, boleto, depósito bancário e vários cartões de crédito são opções valorizadas pelos clientes. O que impulsiona suas vendas.
Aposte na simplicidade e na objetividade
Além disso, garanta que seu site seja intuitivo, atraente e fácil de usar. Ou seja, o cliente deve navegar pela página sem dificuldades, encontrando o que precisa o mais rápido possível. Desse modo, simplifique o cadastro e informe a duração do processo de compra com precisão.