SMS: enviar mensagens para clientes pode ser boa estratégia

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É desagradável, mas também comum, receber uma SMS indesejada, alertando sobre uma promoção. A mensagem de texto no celular incomoda muita gente. Mas, se utilizada de forma adequada e condizente com os objetivos da empresa, não. Nesse caso, pode ser uma ferramenta eficiente para facilitar o relacionamento com o cliente.

Maurício Pires, diretor de negócios da 21 Mobile, agência especializada em mobile marketing, explica que apesar de ser considerado invasivo por muitos clientes, o envio de mensagens SMS é uma boa ferramenta de marketing. Isso porque ela permite uma comunicação rápida, objetiva, de baixo custo. Além disso, contém os maiores índices de entrega e leitura do que outras formas de comunicação digital, como o e-mail.

“Mesmo com outras tecnologias surgindo, continua sendo a mais abrangente”, diz Pires. “Hoje, todos os aparelhos de telefone celular comercializados possuem essa tecnologia”, completa.

Pessoa feliz mexendo no celular. Parece estar trocando SMS com alguém

Se utilizado com o devido cuidado, SMS pode ser ferramenta útil de marketing.

SMS facilita o relacionamento com o cliente

Pires explica que a grande vantagem de se utilizar o SMS como ferramenta de marketing é a possibilidade de estreitar o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. De acordo com ele, o SMS é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada por diferentes setores e com propósitos diversos.

“Podemos citar como exemplo mensagens de confirmação de transações bancárias, pesquisas de satisfação. Além de ações pós-venda, envio do código de rastreamento de produtos, marketing de relacionamento”, exemplifica.

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Dicas de Envio de SMS para clientes

Pires afirma que não existe um modelo ótimo de utilização de SMS como ferramenta. Ele depende do tipo de negócio e do objetivo que se deseja para a ação. “Uma empresa de entregas pode mandar diversos SMS em um curto período. Informando cada alteração de status de entrega do produto. Por outro lado, uma loja não vai comunicar o lançamento de uma nova coleção diariamente”, diz.

O essencial para que a estratégia não seja considerada invasiva pelo cliente é enviar SMS apenas para aqueles que expressaram que aceitam receber essas mensagens.

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Esse é um pequeno cuidado que deve ser tomado ao solicitar o número de telefone do cliente, indica o especialista. Também é necessário dar ao cliente a opção de cancelar o recebimento das mensagens. “Esses cuidados deveriam ser tomados também ao solicitar o e-mail e outras informações de contato”, indica.

Pires, contudo, reconhece que a utilização equivocada desta ferramenta gera resistência por parte das pessoas. No entanto, ele acredita que a utilização adequada de SMS pode até vir a ser bem vista pelo cliente.

“Até mesmo as pessoas que não tiveram uma boa experiência anterior acabam sendo impactadas positivamente ao receber SMS com uma informação útil e no tempo correto”, diz. “Por isso deve-se sempre respeitar a escolha do cliente em receber ou não comunicações seja ela via SMS, e-mail, ligações e correspondências”, finaliza.

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