Descubra como utilizar o planejador de palavras-chave

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As palavras-chave são o pilar das campanhas de marketing digital com links patrocinados e da estratégia para ranqueamento orgânico do seu site. Encontrar os termos ideias para cada negócio exige paciência e inteligência. A boa notícia é que há recursos que facilitam a tarefa do anunciante. A seguir, descubra como utilizar o planejador de palavras-chave do Google Adwords, uma das ferramentas mais poderosas para atingir esse objetivo.

Direcionar recursos é a principal vantagem

O planejador de palavras-chave facilita – e torna mais assertiva – a busca por termos relevantes para quem deseja iniciar uma campanha com links patrocinados ou encontrar termos competitivos para SEO (Search Engine Optimization). Algo comprovado por Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento da Goobec, agência de marketing digital parceira oficial do Google para cursos de Google AdWords.

Planejador de palavras-chave: descubra como utilizar.

Pesquisa de palavras-chave permite descobrir termos que até então tinham o seu potencial ignorado pelos anunciantes.

Os links patrocinados permitem que as empresas associem seus sites, marcas e produtos aos termos pesquisados pelos usuários. Dessa forma, direcionam a publicidade às pessoas que realmente têm interesse pelo que você oferece. No entanto, a escolha das palavras-chave pode ser um desafio para quem não tem experiência com a ferramenta.

“Muitas vezes, um iniciante acaba ​inserindo palavras genéricas em uma campanha, gerando alto custo e pouca relevância”, explica o especialista. “Com a ferramenta, ele poderá descobrir ​o volume de tráfego das ​palavras​, identificando as que são muito genéricas ”, esclarece.

A eficiência na escolha das palavras-chave é especialmente importante para quem tem poucos recursos para investir. Isso porque, quanto mais direcionado o termo for para o produto/serviço que você oferece, maiores as chances de reverter o clique em receita para a empresa. Em outras palavras: a relação de custo-benefício se torna mais favorável para o anunciante.

Além disso, uma boa seleção de palavras-chave é fundamental para quem deseja aparecer na primeira posição da SERP sem fazer investimento algum, isto é, organicamente. Criar conteúdos interessantes e fazer uso de termos de busca estrategicamente definidos para cada material, podem ajudar a economizar orçamento e alavancar a presença do seu negócio online. Isto porque, o planejador de palavras-chave, consegue dar um panorama de quanto a sua concorrência está investindo e se você terá condições de alcançar o topo dos resultados.

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Como funciona o planejador de palavras-chave

Para ter acesso ao planejador, o primeiro passo é criar uma conta no Google. Feito isso, é necessário se cadastrar no Google Adwords. Vale lembrar que você não precisa investir nenhum valor para ter acesso aos dados e aos índices de busca: a ferramenta é gratuita. Mas é necessário simular a criação de uma campanha para poder ter acesso ao recurso.

Em seguida, a plataforma dá duas opções:

1. Encontrar novas palavras-chave

Aqui, você pode explorar o banco de dados do Google à procura dos termos que melhor se relacionem ao seu negócio. É possível filtrar a pesquisa por frases, sites ou categorias, além de multiplicar listas de palavras-chave para descobrir novas possibilidades.

Ao digitar um termo específico e clicar em “obter ideias”, o planejador de palavras-chave apresenta duas categorias. “Ideias de grupos de anúncios” (por tema) e “ideias de palavras-chave” (por termo). Nesse quadro, você descobre a média de pesquisas mensais, com base nos valores dos últimos 12 meses. Trata-se da melhor alternativa para quem deseja encontrar palavras-chave relevantes e de baixo custo.

2. Planejar o orçamento

Nessa categoria, o AdWords permite que você identifique tendências de pesquisas. Além disso, ele projeta o desempenho da campanha que você está criando e estima o valor gasto. Tudo de acordo com o nível de concorrência dos termos selecionados e da duração da campanha (por cliques).

O sistema do planejador de palavras-chave é intuitivo e de fácil navegação. Ou seja, não é necessário ser um especialista para explorar as possibilidades e descobrir a melhor opção para a sua empresa. No entanto, Santos observa que é preciso ter cuidado ao analisar as sugestões do Google para uma campanha que já está ativa. “Devem ser avaliada com cautela, pois, muitas vezes, as palavras podem fugir do foco das campanhas. Causando uma dispersão do investimento e queda no desempenho”, alerta.

Por fim, é preciso lembrar que, se você não tem familiaridade com esse ramo, talvez seja recomendável consultar um profissional especializado. Além disso, outra opção é recorrer a uma agência focada em campanhas com links patrocinados e marketing de conteúdo. Desse modo, você tem a garantia de que o seu dinheiro será investido por quem tem experiência no assunto.

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