Dominar estratégias de marketing digital é uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas. Desse modo, o conjunto dessas estratégias envolve diferentes perfis de profissionais. Tais perfis se complementam em cada etapa da estratégia, como programadores, desenvolvedores e redatores.
Pensando nisso, a empresa Resultados Digitais elaborou uma lista de funções desempenhadas por profissionais de marketing digital. Além disso, incluiu os respectivos perfis que correspondem a essas vagas.

Existem vários perfis de profissionais de marketing digital, cada um responsável por uma etapa do processo.
Desse modo, antes de sair em busca de profissionais, o primeiro passo é ter clareza sobre quais atividades ele terá de desenvolver dentro da estratégia de marketing digital da sua empresa. A partir daí, as aptidões enumeradas pela consultoria Resultados Digitais devem ajudar a encontrar os melhores perfis.
Perfis de redatores demandam escrita criativa
Para produção de conteúdo para blogs, por exemplo, o profissional precisa conhecer a área de atuação da empresa. Importante também ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem a empresa como autoridade sobre o tema. Além disso, é importante ter ritmo para produção constante de conteúdo e familiaridade com plataformas de publicação.
Já para gestão de redes sociais, é preciso que o profissional conheça as plataformas e gerencie os perfis com responsabilidade. E mais, que busque conteúdos que atraiam usuários e direcionem internautas para o site, gerando engajamento do público. Além de analisar as métricas para identificar pontos a melhorar para otimizar resultados.
Designers e desenvolvedores apresentam diferentes perfis
No desenvolvimento de um sistema, há pelo menos três momentos essenciais, que demandam diferentes perfis de profissionais.
O primeiro estágio é o planejamento e o design do sistema. Ou seja, como as informações serão organizadas, quais elementos visuais farão parte do layout, como serão as interações entre as páginas, etc. Nessa etapa, o trabalho de um designer digital é essencial. Esse profissional fará todos os desenhos do sistema.
O passo seguinte é transformar os desenhos no sistema em si. É onde entra o desenvolvedor front-end, que tem a missão de deixar o conteúdo estruturado e acessível aos usuários de web e mobile, de diferentes navegadores, etc. Além disso, este profissional também é responsável por organizar o conteúdo para conseguir mais destaque em buscadores, por exemplo, dominando técnicas de SEO.
Por fim, entra em cena a equipe de back-end. Ela é quem vai fazer o sistema funcionar, definindo como as informações serão salvas no banco de dados, como os usuários vão acessar essas informações e como os servidores vão responder.
Outro perfil que tem se destacado nesse mercado é o UX Developer. Se trata de um profissional focado em desenvolver a experiência do usuário. O UX tem domínio das formas de interação, mas também é capaz de desenvolver soluções de design. Ou seja, é um profissional que pode criar códigos rapidamente, gerando protótipos durante a concepção do produto.