SumoRank avalia campanhas em páginas no Facebook

Foto do autor

Avaliar e medir os resultados de ações de marketing digital nem sempre é fácil. No entanto, para tornar a tarefa mais simples, há ferramentas. Você pode usar algumas que medem o alcance e a resposta de algumas campanhas conduzidas em páginas no Facebook, por exemplo. A principal delas, entre as opções gratuitas disponíveis, é a SumoRank. Conheça um pouco mais sobre a ferramenta aqui.

SumoRank avalia páginas no Facebook

O SumoRank é uma ferramenta online gratuita, criada pela empresa BuzzSumo. Possui o objetivo de analisar páginas do Facebook, mostrando informações como evolução de fãs e tipos de publicação. Além disso, traz outros dados importantes para facilitar a avaliação dos resultados.

SumoRank ajuda a analisar campanhas nas Páginas no Facebook

Ferramenta gratuita e fácil de usar mede resultados de páginas no Facebook com poucos cliques.

No entanto, como o Sumorank faz avaliação das páginas no Facebook? Basicamente, a ferramenta coleta os dados de várias páginas do Facebook e as analisa de modo simples. Desse modo, facilita o entendimento sobre o que está dando certo e o que não está.

Por meio do SumoRank você pode olhar quais interações tiveram mais engajamento, conforme o tipo de conteúdo: imagem, links externos ou vídeos. Além disso, ela analisa quais publicações mais funcionaram por quantidade de caracteres.

O SumoRank também analisa também qual dia e horário foram os mais efetivos em publicações. Tudo isso de acordo com o número de compartilhamentos, curtidas e comentários já realizados na página.

Se a página em questão utilizar algum software para criar publicações, será possível também ver qual software produziu melhores resultados. Por fim, você ainda tem a informação das 4 melhores publicações. Desse modo, se facilita o entendimento de quais interações surtiram mais efeito para aquela página.

Saiba como melhorar seus resultados na hora de postar no Facebook

Segundo Fábio Ricotta, um dos principais especialistas em marketing de performance no Brasil, a ferramenta é ótima para realização de benchmarking. Ou seja, para avaliar o que concorrentes ou outras pessoas e empresas estão usando para gerar os melhores resultados. Desse modo, você pode ter uma boa visão e ajustar a forma com que o seu projeto é realizado no Facebook. “É uma forma boa de espionar o que um concorrente está utilizando”, brinca.

Webinar | Computação em nuvem ajuda na área financeira_V1

Como funciona o SumoRank na prática

Um exemplo prático ajuda a entender como o SumoRank pode mensurar os resultados. Ao colocar o endereço da página oficial do Chicago Cubs (um dos times de beisebol mais populares dos Estados Unidos) na ferramenta, ela mostra o total de interações com a página nos últimos seis meses.

Nos meses de abril, maio, junho e julho de 2015, as interações giravam entre 1,6 milhão a 2 milhões. Em agosto e setembro, com o bom desempenho do time, passaram para cerca de 2,7 milhões. Em outubro, os números da página dispararam – ela registrou quase o dobro de interações, com mais de 5 milhões.

Dois fatores ajudam a explicar isso. O primeiro deles foi a passagem do Cubs para a pós-temporada – o time chegou às finais da National League. O outro vem da cultura pop: em uma cena do filme De Volta Para o Futuro II, o personagem Marty McFly avistou uma tela que mostrava os Cubs como campeões da MLB em 2015.

Como a “volta” de McFly ao futuro acontecia justamente em outubro de 2015, foi o suficiente para os fãs – do filme e do time – consideraram uma espécie de profecia. No entanto, os Cubs perderam a série para o New York Mets, ficaram de fora da World Series e viram a profecia ruir. O que não acabou com o sucesso da página, registrado pelo SumoRank nesses seis meses de campanha.

Foto do autor
Solicite um contato