Com as empresas investindo pesado em marketing digital, tornou-se fundamental contar com algum tipo de monitoramento dos clientes nos meios virtuais. Especialmente nas redes sociais. A velocidade da informação e o tráfego instantâneo de opiniões podem ser fatores positivos se aproveitados com sabedoria. No entanto, pode ser extremamente negativos para a marca se houver desleixo no acompanhamento.
O monitoramento dos clientes através da internet surgiu em um contexto diferente. Por ele, se buscava uma análise precisa do retorno do investimento realizado nas redes sociais. “Os insights vindo destes meios são essenciais para justificar resultados”, explica Gabriel Ishida, da DP6 Inteligência e Performance em Marketing Digital.

Qualquer tipo de negócio precisa atentar para a sua presença virtual – e monitorar as redes sociais faz parte disso.
Para Ishida, a principal recomendação quando se fala em monitoramento dos clientes é saber exatamente o que monitorar. Ou seja, se você está em um mercado com muitos comentários, fica difícil analisar tudo que está sendo dito. Desse modo, a análise se torna superficial. O melhor a fazer é optar por um direcionamento específico. “Você não pode analisar tudo que vier. Isso vai acabar não gerando o resultado esperado”, alerta.
Monitoramento dos clientes deve ser qualitativo e quantitativo
Ishida lembra que o monitoramento de forma qualitativa deve se sobrepor ao quantitativo. No entanto, deve haver um certo equilíbrio, já que cada um tem sua devida importância dentro do marketing digital. Desse modo, o monitoramento qualitativo pode ser bastante útil para identificar oportunidades. Além disso, serve para verificar tendências de comportamento e sentimentos e percepções das pessoas.
Já o monitoramento quantitativo é importante para entender a dimensão e o potencial da disseminação dos assuntos. “Consideramos que deve se fazer uma análise das duas frentes para entendermos o cenário e gerar os insights para os clientes”, finaliza Ishida.
Softwares e sites que auxiliam o monitoramento dos clientes
Você pode contratar uma equipe de marketing digital ou alguém especializado em monitoramento dos clientes para fazer esse serviço. Caso essa não seja uma opção há ferramentas de sites e softwares que ajudam nessa tarefa. Confira, abaixo, algumas opções.
Um deles é o Topsy. Com uma interface semelhante à do Google, o principal trunfo dessa ferramenta é o monitoramento do Google+, já que são poucas as ferramentas que incluem esta rede. Apresenta também resultados para tweets, vídeos e estatísticas em determinados períodos.