Saiba como conectividade e IoT vêm acelerando a transformação digital da Maha Energy

24/02/2021 às 15:37

Conectividade e Internet das Coisas (ou IoT, sigla de Internet of Things) aparecem nas principais listas de tendências para 2021. 

Gartner e McKinsey, por exemplo, as destacam como elementos fundamentais para acelerar a jornada de transformação digital das companhias, evitando que possíveis crises impactem os negócios.

Isso vale para todos os segmentos, uma vez que são geralmente aplicadas para otimizar as operações, captando dados em tempo real e permitindo a integração entre diferentes sistemas e dispositivos. 

O objetivo deste artigo é, portanto, mostrar como esse ganho ocorre na prática. Para isso, o case escolhido foi o da Maha Energy, uma companhia de desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural. 

Aqui, você verá:

  • IoT e conectividade apoiam o crescimento do setor
  • Como se dá a aplicação na prática: o caso da Maha Energy
  • Tecnologias utilizadas e como contribuem para as operações

IoT e conectividade apoiam o crescimento do setor

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção nacional de petróleo cresceu 17,1% de 2016 a 2020. Já a de gás natural teve um acréscimo acumulado de 17,1%. 

Muito desse avanço se deve, segundo o órgão, à incorporação de recursos tecnológicos capazes de otimizar a operação.

E, nesse sentido, dois recursos despontam como prioritários no setor. 

Consultorias como Gartner, McKinsey e Forrester, por exemplo, têm apontam a conectividade é um recurso mandatório nos negócios, sobretudo por suportar a integração de dispositivos e a captação de dados. Esse processo de recolha das informações, por sua vez, é viabilizado pela Internet das Coisas (IoT).

Segundo o Gartner, sua adoção é um caminho promissor na indústria, pois é capaz de minimizar crises e oferecer um retorno financeiro em tempo recorde. 

Por isso, 47% das companhias pretendem adotar recursos nesse âmbito.


LEIA MAIS: Entenda quais tecnologias aumentam a produtividade de um negócio


Aplicação na prática

De olho nas vantagens que a conectividade e a IoT acrescentam aos negócios, a Vivo Empresas comprometeu-se a implementar um ecossistema digital baseado nessas duas abordagens na operação da Maha Energy, empresa sueca de desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural.

Localizadas em Pojuca, município do interior da Bahia, as atividades receberam uma infraestrutura de conexão composta pela rede móvel e também pelas tecnologias Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para viabilizar todas as soluções em IoT.

Prioritariamente, tal combinação permitirá que os processos realizados no dia a dia sejam automatizados. Quando isso ocorre, maiores quantidades de dados são geradas. E, nesse sentido, a combinação de Internet das Coisas com conectividade acrescenta facilidade às tomadas de decisão.

Essa nova infraestrutura digital também suporta o avanço na utilização de dispositivos IoT, como sensores e câmeras para perfuração, monitoramento de clima, solo e incêndio e geração de energia. 

São recursos capazes de tornar a operação mais eficiente e produtiva. Ao observar constantemente o clima, por exemplo, as atividades de perfuração e extração transcorrem sem imprevistos, evitando prejuízos.

Todos esses processos são gerenciados pela Vivo Kite Platform®, plataforma de gestão de IoT com cerca de 10 milhões de dispositivos conectados no Brasil. Esse ambiente concentra informações referentes à operação, localização, concentrações de uso/ mapa de calor e ações remotas, entre outros.

“Os dados gerados pelas soluções implementadas permitirão que a Maha Energy obtenha acesso às informações de forma imediata e consistente da sua operação, a fim de promover a comunicação entre equipes, readequar atividades e reduzir risco.”

Diego Aguiar, head de IoT, Big Data e Inovação da Vivo Empresas

Conectividade e IoT: contributos importantes à operação

Para Luciana Borges, gerente-geral da Maha Energy no Brasil, a solução será decisiva para fortalecer a operação no país. Isso porque a tecnologia é capaz de substituir equipamentos como rádios de longo alcance.

Com a chegada da infraestrutura para fornecimento de rede 4G/LTE, que atenderá todo o campo com cobertura outdoor e indoor, será disponibilizada uma melhor comunicação com a utilização de telefones celulares, aumentando a produtividade no campo e a segurança para todos os funcionários”, explica.

Esse tipo de recurso integra o portfólio de soluções baseadas em Machine-to-Machine (M2M) da Vivo Empresas. No caso da Maha Energy, as tecnologias foram escolhidas por atenderem a diferentes necessidades. 

A NB-IoT oferece melhores respostas a dispositivos estáticos. Portanto, a rede é ideal para aplicações de sensoriamento do clima, como temperatura ambiente, umidade do solo e incidência solar.

Já a LTE-M tem uma performance recomendada para recursos que demandam maior mobilidade, como a telemetria de maquinários agrícolas, por exemplo. A adoção dessa  abordagem teve como principal objetivo assegurar um excelente funcionamento em todos os dispositivos, sem restrições.

Alguns dos principais benefícios:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Dados importantes para a tomada de decisão;
  • Otimização de recursos;
  • Colaboradores integrados;
  • Visão panorâmica dos negócios.

Concluindo

Com dispositivos conectados a uma rede de qualidade, dados são gerados e analisados em maiores quantidades, transformado-se em uma base rica para a tomada de decisões e para a otimização dos recursos. 

Para a Maha Energy, por exemplo, a infraestrutura de conectividade é capaz de agilizar os processos, o que contribui diretamente para a produtividade.

São duas características inerentes a tecnologias baseadas em IoT e conectividade. E, nesse sentido, com o propósito justamente de apoiar a digitalização do setor, a Vivo Empresas vem trabalhando na construção de um portfólio tecnológico inovador.

Trata-se de um conjunto de soluções tecnológicas customizadas, como segurança da informação, cloud, TI, equipamentos, big data e ferramentas de colaboração, para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Quer saber mais sobre o uso de tecnologias para acelerar a transformação digital de companhias? Confira os textos que separamos para você.

LEIA MAIS:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio