Você já ouviu falar em soft skills? São as habilidades interpessoais de um profissional. Ou seja, a maneira como ele se relaciona com as pessoas e com todo o universo ao redor. Essas características, que se aprimoram com a maturidade, são hoje muito valorizadas no ambiente corporativo, muitas vezes mais do que certificados e diplomas presentes no currículo. Isso porque elas são capazes de influenciar diretamente na produtividade.

É papel do gestor estimular o desenvolvimento das habilidades interpessoais da equipe.
Pense bem: um colaborador que sabe se relacionar, respeita as opiniões e dá boas ideias pode contribuir bastante para a evolução de um projeto, por exemplo. Daí a importância de formar um time com essas características e estimular o desenvolvimento delas no dia a dia. E é papel do gestor incentivar que isso aconteça. Como? Te damos 10 dicas para seguir.
Como estimular habilidades interpessoais?
10 – Identifique a habilidade de cada um
Um bom gestor deve identificar o que cada profissional tem de melhor e ressaltar isso. Faça isso observando como cada um se comporta no dia a dia e quais são as habilidades que cada um já tem e estão bem desenvolvidas e as que ainda precisam ser aprimoradas. Isso é essencial para potencializar as habilidades de cada um.

Veja o que cada um faz de melhor e deixe isso bem claro.
9 – Seja aberto
Uma das principais habilidades interpessoais é a comunicação. Por isso, um bom gestor deve deixar um canal aberto para que a sua equipe se sinta à vontade para falar o que pensa. É daí que vêm as boas ideias, a capacidade de resolução de problemas e o senso de coletividade. Todas essas características são essenciais para o bom andamento dos projetos.
Uma boa dica para estimular as habilidades comunicacionais é promover pequenas palestras ministradas por pessoas do próprio time. Exemplo: escolha um membro da sua equipe para falar sobre um assunto que ele domina. Pode ser uma conversa rápida, de cerca de 40 minutos.

Converse com a sua equipe sempre para estimular a habilidade comunicacional.
O livre acesso ao gestor estimula que as pessoas falem. E falar implica em desenvolver a habilidade de se comunicar, fundamental no ambiente corporativo. Ou seja, você tem um papel decisivo nesse processo.
8- Estimule a cooperação dentro da equipe
Outra habilidade interpessoal muito importante é a generosidade dentro da equipe. É preciso dividir conhecimento e também energia profissional com todos os membros do time. Isso faz com que o trabalho flua melhor. Essa postura inicial, como sempre, deve partir do gestor. Então, mostre como é importante que todos trabalhem integrados. Mas, como fazer isso?

A habilidade de cooperação é essencial dentro de uma time.
Ofereça ajuda para quem está com dificuldades de finalizar uma tarefa, por exemplo. Se coloque à disposição para ensinar algo ou então contribuir em alguma etapa. O “fazer junto” é essencial dentro de um time.
7 – Seja proativo
A generosidade mencionada acima implica em outra habilidade interpessoal: a proatividade. Um bom profissional deve estar sempre apto a colaborar com a equipe, com um projeto e com a empresa em geral. Se você, gestor, tiver esse perfil, é certo que todos os outros membros do time sejam estimulados a fazer o mesmo.
6 – Integre as áreas
Ninguém faz nada sozinho. Por isso, é imprescindível que as áreas trabalhem integradas. E o mais importante dessa história: desenvolver no time duas habilidades essenciais: respeito ao trabalho do próximo e aptidões para atuar em equipe.
Se o seu time for do marketing, por exemplo, é essencial que todos conheçam e se relacionem bem com outras áreas, como vendas. Uma boa saída para garantir isso é apostar em um escritório integrado, sem muitas barreiras físicas. Assim, todos podem se ver e se relacionar de um jeito natural.
Promova também almoços de confraternização e, sempre que puder, adote a estratégia dos workshops entre as equipes. Por exemplo: convide os responsáveis pela TI para falar sobre a importância do trabalho deles dentro da companhia. É uma boa maneira de ver como os times funcionam e o peso deles dentro do ambiente de trabalho.

Promova atividades para integrar as áreas.
5 – Dê sempre retorno
O famoso feedback é essencial para o desenvolvimento das habilidades interpessoais. Um bom gestor deve falar o que os seus funcionários estão fazendo de certo e errado. Afinal, é importante corrigir os erros no meio do caminho e também enaltecer o que está sendo feito corretamente.
Faça conversas, mostre que você está de olho e que quer o melhor de cada um da equipe. Isso é fundamental para te aproximar do time e, pode ter certeza, esse tipo de retorno irá contribuir muito para o desenvolvimento profissional de cada um. Aliás, essa habilidade interpessoal tem o nome de empatia.
4 – Incentive o autoconhecimento
Além de estimular que os colaboradores olhem para o todo, o gestor deve ressaltar a importância do autoconhecimento. Afinal, os colaboradores devem ser incentivados a fazer uma avaliação interna constantemente. Assim, conseguirão corrigir possíveis erros, evoluir e buscar soluções. Eles se sentirão constantemente desafiados, o que é essencial para o crescimento profissional.

O autoconhecimento é uma das habilidades interpessoais mais importantes.
3 – Tenha uma visão geral da equipe
É o que se chama de visão sistêmica. Olhar a equipe e o andamento dos projetos de um jeito macro é essencial para identificar se o trabalho está no melhor caminho. Assim, você estará apto a tomar as melhores decisões e ainda estimula o time a fazer mesmo.
Isso se chama consciência coletiva, uma das habilidades interpessoais mais requisitadas atualmente no universo profissional. No entanto, tudo deve começar com você.
2 – Ética acima de tudo
Seja ético nas suas decisões e no andamento dos projetos. Um gestor com esse perfil estimula que toda a equipe faça o mesmo. É importante mostrar que você tem senso de justiça e que está ali para auxiliar sempre que for preciso. Assim, o time fica mais unido e deposita uma confiança maior no líder.

Seja ético e transparente ao mesmo tempo.
E lembre-se: se você for uma boa inspiração para os colaboradores, certamente todos irão desenvolver essa habilidade interpessoal no dia a dia de trabalho.
1 – Controle das emoções
Lidar com pessoas não é fácil, pois cada um tem um perfil diferente. Por isso, é essencial lidar bem com as emoções no dia a dia para evitar que as habilidades mencionadas sejam prejudicadas.
Seja firme, nunca impositivo. Comemore resultados sempre que necessário. Mostre para a equipe que você se preocupa e respeita cada um. O resultado? Time unido, habilidades interpessoais cada vez mais desenvolvidas e produtividade lá no alto.

Comemore sempre os resultados e estimule o controle emocional.
E aí, o que a achou das dicas? Com certeza o gestor tem um papel decisivo no crescimento de cada profissional. Aliás, sabia que a tecnologia pode ajudar bastante nesse processo? Conheça aqui algumas das principais ferramentas de colaboração disponíveis no mercado e como elas podem contribuir para a produtividade da equipe. E, antes de ir, dê uma passeada pelo Blog Vivo Empresas para ter acesso a mais conteúdos como este!