Quando o assunto é marketing digital, alguns empreendedores tradicionais ficam de cabelo em pé. Acostumados aos meios de comunicação convencionais, como o jornal, o rádio e a televisão, fica difícil entender o alcance da publicidade online a ponto de explorar todas sua potencialidade. Para facilitar a vida de quem ainda engatinha nesse segmento, reunimos uma lista com algumas ferramentas poderosas: se bem utilizadas, são capazes de impulsionar sua presença na internet.
Ferramentas ajudam a acompanhar a expansão do mercado
O crescimento dos investimentos em publicidade digital, o aumento do acesso à internet e a popularização dos smartphones compõem um cenário difícil de escapar para uma empresa. De acordo com a eMarketer, especializada no setor, a América Latina terá cerca de 414 milhões de internautas em 2018.
O desafio, nesse caso, é aproveitar as potencialidades do setor com eficiência. “O mundo digital é um grande aliado das companhias, mas é preciso ter uma boa estratégia de marketing para aproveitar de forma correta os benefícios que essa tecnologia proporciona para cada situação”, alerta o CEO da ReachLocal na América Latina, José Coscelli.
13 ferramentas que vão melhorar seu marketing digital

Algumas ferramentas virtuais podem melhorar o seu marketing digital.
Aliás, não dá para ignorar o segmento, especialmente se os seus clientes em potencial tiverem uma presença significativa na rede. Para melhorar a performance e obter resultados significativos gastando menos, vale a pena aprender a utilizar algumas ferramentas específicas. Inicialmente, você deve dedicar sua atenção a três categorias:
- Análise de palavras-chave: para entender o que seu público-alvo procura;
- Análise de website: para entender o desempenho e o alcance da sua página em relação ao que os clientes desejam;
- Análise de mídias sociais: para entender a percepção dos consumidores em relação à sua marca, produto ou serviço.
Analisando palavras-chave
Google Keyword Planner
Essa ferramenta é ideal para entender o que realmente as pessoas procuram no Google. Ou seja, descobrindo que palavras são usadas para procurar um determinado produto ou serviço. Funciona como uma base para qualquer planejamento SEO e é gratuita.
Google Trends
Outra ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google, focada em tendências. Ela ajuda a comparar várias regiões, países e períodos de tempo. De modo a entender as tendências na pesquisa de um determinado assunto.
SEMRush
É considerada a ferramenta mais eficiente disponível atualmente. É paga, mas o investimento tende a valer a pena! A ferramenta é capaz de listar todas as palavras-chave por meio das quais um site consegue aparecer nas primeiras páginas de resultados.
Monitorando o site
Google Analytics
Disponibilizada gratuitamente pelo Google e de fácil implementação, essa ferramenta ajuda a conhecer melhor o público-alvo quando o site gera um tráfego suficiente. Aliás, o grande trunfo é descobrir informações úteis sobre as pessoas que acessam o seu site, como a idade, o gênero e os interesses.
Similarweb
Aqui, o foco é a audiência do site. A ferramenta gera dados fundamentais para avaliar o seu desempenho. Como por exemplo, volume de tráfego, fonte do tráfego e estatísticas de comportamento dos visitantes (tempo médio de visita). Aliás, com a versão pro, é possível analisar o perfil dos visitantes de uma determinada página, descobrindo quais sites esses usuários também acessaram.
Ouvindo as redes sociais
Não faltam ferramentas para entender o alcance de sua marca nas redes sociais e monitorar o que está sendo dito sobre sua empresa ou produto. A força das redes potencializa tudo que é dito ali. A ponto de uma crise de imagem ser gerada em questão de minutos.
Para o Twitter, algumas ferramentas de monitoramento úteis são a Socialmention e a Followerwonk. Se você quiser focar no Facebook e no Twitter, vale a pena experimentar a Web Mention. Por fim, para quem deseja analisar todas as redes sociais, é válido apostar na Klout e na Buzzsumo.com.
SocialBakers e Scup
Aqui, o foco é o marketing digital com métricas de mídias sociais. De modo a identificar pontos de interesse no segmento. Além disso, descobrir as melhorar maneiras de interagir com o público. Como são pagos, esses dispositivos tendem a gerar uma melhor resposta, em especial para grandes empresas.