Estratégia de marketing é primordial para sua marca na internet

Foto do autor

Empresas que não têm boa presença na internet vão ter de repensar essa decisão em algum momento, por bem ou por mal. Isso porque, se demorarem muito, correm o risco de serem deixadas para trás pela concorrência. No entanto, mais do que apenas publicar conteúdo aleatoriamente nos ambientes virtuais, é essencial planejar uma estratégia de marketing antes de colocar ações em prática.

Desse modo, se você é empreendedor e pensa em investir em marketing digital, o primeiro passo é compreender a importância de uma estratégia bem definida.

Importância da estratégia de marketing

Empreendedores devem ter em mente que um planejamento serve como um meio para chegar às metas e suprir as necessidades da empresa. O Co-CEO da KP Media, Greg Satell explicou, em um artigo para a revista Forbes, o que define uma boa estratégia de marketing. Para ele, o que importa não é a maneira que os gadgets e neologismos são reunidos, mas sim como os objetivos são alcançados efetivamente.

Satell também afirmou que o modo com que o empreendedor define os propósitos tem profundo impacto no sucesso ou falha do negócio.

Ou seja, na hora de investir na presença digital de sua marca, é fundamental já ter uma estratégia bem definida. Com público-alvo, prioridades e metas estabelecidos. Desse modo, você poderá analisar com clareza quais ações trarão maior retorno caso colocadas em prática.

Estratégia de marketing é primordial para sua marca na internet

Definir uma estratégia de marketing é fundamental para empresas que atuam na internet.

Webinar | Como manter a privacidade de dados_V1

Como definir a estratégia de marketing

O ideal é contratar profissionais qualificados para desenvolver uma estratégia de marketing eficiênte, pois essa tarefa pode ser complicada para empreendedores que sem conhecimento sobre o assunto. No entanto, se isso não couber no orçamento, algumas dicas podem servir de base.

A estratégia é uma das partes do processo de criação de um plano de marketing. Nessa fase, o empreendedor deve definir direção e propósito para todas as tentativas de marketing que serão realizadas. Além disso, é fundamental esclarecer qual será o público-alvo e as metas a serem alcançadas.

Em artigo para o jornal Houston Chronicle, a doutora em marketing Amy Handlin divide esse planejamento em cinco passos:

Identificar a missão: articular a razão pela qual a empresa existe e como ela pode beneficiar consumidores em longo prazo;

Analisar a situação: momento em que a empresa avalia e dá prioridade para os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças;

Definir objetivos: definir objetivos mensuráveis que servem como base para a tomada de decisões;

Desenvolver uma estratégia de marketing: selecionar um mercado alvo e escolher táticas de implementação, além de meios efetivos para usar as ferramentas de marketing;

Planejar uma avaliação: determinar quem irá monitorar e avaliar as táticas, além de estipular como e quando será feito;

Planejar ações: depois de ter a estratégia, é hora de focar na segunda etapa do plano de marketing: a definição das ações. Desse modo, quando as duas fases do planejamento forem completadas, a empresa pode colocar em prática as táticas planejadas.

Exemplos de ações de marketing digital

O inbound marketing é uma ótima maneira de começar a divulgar a sua marca na internet se você tem orçamento limitado. Produzir conteúdos interessantes para o seu público-alvo é fundamental para alcançar seus futuros cliente de maneira orgânica. Disponibilizar e-books e infográficos é uma estratégia de marketing infalível para capturar leads e começar a divulgar os diferenciais do seu negócio. 

O e-mail marketing ainda é uma das melhores ferramentas para contato direto com o seu cliente, faça campanhas atrativas e personalizadas, oferecendo apenas ítens que o consumidor tem interesse. Apostar em datas comemorativas também é muito interessante para criar um relacionamento com a sua marca.

Marketing digital tem custos

A internet oferece inúmeros recursos gratuitos e ferramentas que podem ser utilizados na hora de você estruturar a sua estratégia de marketing digital. No entanto, é preciso entender que investir nessa estratégia envolve custos.

Isso porque é necessário contratar profissionais para produzir conteúdo e desenvolver todas as ações previstas anteriormente. Desse modo, vale ressaltar: um marketing digital realizado corretamente traz um bom retorno de investimento. Ou seja, o custo benefício dessas ações é alto.

Se você já possui alguma verba destinada para ações de marketing, invista em divulgação via influencers, que são a grande tendência do momento. Outro tipo de propagando que também dá bons resultados é o remarketing, isto é, aqueles anúncios que perseguem o cliente por toda a internet.

Que tal colocar isso em prática?

Agora que você leu nossas dicas, que tal dar início à estratégia de marketing de sua empresa? Não esqueça: é preciso definir público-alvo, traçar objetivos e planejar ações, para depois realizá-las efetivamente.

Os passos para um bom plano de marketing.

Os passos para um bom plano de marketing.

Foto do autor
Solicite um contato