Engajamento ou experiência do usuário? Entenda as diferenças

Foto do autor

Quando se fala em navegação na web, é muito comum que alguns termos se confundam, em função da variedade de nomenclaturas que existe para designar cada prática. Mas afinal, engajamento, é a mesma coisa do que experiência do usuário? Leia abaixo um pouco mais sobre o assunto e tire suas dúvidas.

Diferenças entre engajamento e experiência do usuário

Comecemos por experiência do usuário. Esse é um conceito complexo, que reúne tópicos importantes relacionados à navegação – incluindo aqui o engajamento. Em artigo publicado no MainStreetHost, o especialista em Inbound Marketing, Mike Whitney, explica que a experiência do usuário se divide em quatro categorias centrais.

A primeira delas é a utilidade, que dentro dessa lógica define o quão útil seu website é para seus usuários, ou o quanto potencial a página tem. O segundo é a usabilidade, que determina a facilidade com que seu site pode ser utilizado. Seu objetivo é tornar a navegação mais agradável através de elementos simples de interface.

Três mulheres reunidas, se divertindo enquanto veem algo no computador

Embora apareçam muitas vezes como sinônimo, engajamento e experiência do usuário são dois conceitos diferentes.

O terceiro conceito é o dos recursos. Enquanto a usabilidade utiliza-se de aspectos técnicos, aqui leva-se em consideração o aspecto visual e estético. Finalmente, o quarto elemento para proporcionar uma boa experiência ao usuário é o engajamento. De acordo com o autor, a melhor definição possível para esse termo é de que trata-se de algo que estimula o apetite do usuário para executar a repetição, ou seja, voltar a visitar a sua página.

Todos os conceitos possuem sua importância. No entanto, enquanto os quatro elementos em conjunto compõem a interação entre seu site e o usuário, o engajamento é responsável pela medição da probabilidade de que esses usuários irão voltar continuamente, como consumidores e participantes diretos no crescimento da marca.

Prepare seu negócio

Concluindo

Mas quais ações são determinantes para garantir o engajamento do usuário? De acordo com o especialista, é preciso levar entender que as especificidades de métricas serão diferentes para cada empresa e também para cada público-alvo. O seu trabalho, portanto, é identificar quais delas são mais eficientes para o sucesso de suas ações de marketing. Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode medir índices como a taxa de conversão.

Foto do autor
Solicite um contato