Números como esses mostram que o empreendedor deve dar atenção especial às resenhas online. Feitas por clientes que consomem seu produto ou serviço, elas estão presentes nas redes sociais, fóruns ou aplicativos. Desse modo, confira abaixo onde os clientes se mantêm informados e como obter avaliações positivas de seu empreendimento.

Ferramentas de resenhas online ajudam a disseminar avaliações de diversos tipos de negócios.
Resenhas: onde conferir o que o cliente comenta
Além dos tradicionais guias impressos, feitos por grandes editoras de revistas e críticos especializados, a tecnologia tem popularizado a avaliação do cliente, que pode ser feita de maneira instantânea através de um tablet ou smartphone.
Por isso, é fundamental que você proporcione uma boa experiência para seu cliente, pois a informação do atendimento – seja ele bom ou mau – em breve pode estar disponível na internet (veja dicas para obter avaliações positivas abaixo). Confira duas ferramentas bastante utilizadas pelos consumidores, e como seu negócio pode se beneficiar deles.
Foursquare
O Foursquare é um aplicativo que funciona como uma rede social. Inicialmente, foi criado com o objetivo de mostrar aos amigos o local em que o usuário se encontrava, através do check-in, funcionando como um jogo em que, quanto mais o usuário fosse a um mesmo lugar, mais bem ranqueado ele estaria.
Hoje o principal uso da ferramenta é para avaliação de estabelecimentos. Restaurantes, bares, pubs, academias, sorveterias, hotéis e muitos outros empreendimentos podem ser classificados, comentados e avaliados pelos clientes. Possui mais de 55 milhões de usuários no mundo inteiro, o que já resultou em mais de 70 milhões de dicas e 7 bilhões de check-ins.
TripAdvisor
Considerado o maior site de viagens do mundo pela ComScore/Media Matrix, o TripAdvisor pode servir principalmente se o ramo de seu negócio está relacionado à alimentação ou à hospedagem.
Os usuários cadastrados avaliam os estabelecimentos em categorias como preço, serviço e ambiente, e também fazem resenhas avaliando hotéis e restaurantes. O TripAdvisor possui mais de 200 milhões de avaliações e opiniões sobre 4,5 milhões de hotéis, restaurantes e atrações turísticas.
Yelp
O Yelp é uma rede social baseada em avaliações de negócios locais. Mais ativa em capitais e regiões metropolitanas,tem páginas destinadas a cada uma de suas localidades com conteúdo personalizado.
Esse conteúdo abrange desde restaurantes até escolas. Por lá, os usuários podem enviar seus comentários sobre uma determinada empresa falando de seus produtos ou serviços usando o sistema de escala em pontuação por estrelas.
Dicas para obter avaliações positivas nas resenhas
Para transformar avaliações e resenhas em resultados positivos para seu negócio, vale a pena seguir estas dicas:
Responda aos comentários dos clientes
Todos os comentários devem ser respondidos, sejam eles positivos, ou negativos. Ao dar um feedback para quem teve uma experiência ruim em seu estabelecimento, você está demonstrando atenção em explicar a situação. Desse modo, pode passar aos outros usuários que você está interessado em resolver o mal entendido.
Cause uma boa impressão
Pode parecer uma dica óbvia, mas pode fazer a diferença entre uma avaliação positiva ou negativa. Desse modo, o atendimento é fundamental para passar uma imagem positiva. Além disso, a dica vale tanto para o proprietário do empreendimento quanto para funcionários e colaboradores.
Incentive o cliente a fazer avaliações
Após o negócio ser concluído (seja compra ou prestação de serviço), mande uma mensagem ao cliente. Solicite que deixe um comentário para outros usuários, falando sobre o seu atendimento e eficiência durante o processo. Desse modo, se a experiência foi positiva para o usuário, ele certamente vai querer compartilhar com outras pessoas.
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