Saiba como atrair seus clientes nos meses de férias

Foto do autor

Muita gente está de férias no início do ano e além de terem gastado bastante no período do Natal, também é tempo de pagar impostos, como o IPVA ou IPTU. Resultado? As vendas tendem a cair. No entanto, como atrair mais compradores para o seu site? Há maneiras de fazer isso e vamos te mostrar.

Veja como atrair clientes nas férias.

Atrair clientes nos meses de férias é um desafio, mas pode ser muito lucrativo se você escolher as estratégias adequadas.

Diante disso, para saber como atrair mais clientes, você deve saber como falar e em quais momentos é mais adequado enviar algum tipo de material para ele, como e-mail marketing ou uma mensagem no WhatsApp. Esse equilíbrio é importante para não parecer ser “chato”, nem ficar “empurrando” as coisas. Caso isso aconteça, o consumidor pode deixar de te seguir nas redes sociais, por exemplo, e fugir definitivamente.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as cinco atitudes de como atrair clientes no período de férias. Isso vale para o mês de julho também! Portanto, planeje-se para evitar a queda de faturamento.

Como atrair clientes?

5 – Comece com os descontos

Como já dissemos,nesta época do ano, as pessoas costumam estar com orçamento mais apertado, já que já gastaram bastante com viagens, impostos e presentes de Natal. Por isso, elas só vão comprar algo se realmente valer a pena financeiramente. Daí a importância de oferecer bons descontos em produtos e serviços. Quando dizemos “bom”, é porque deve ser algo realmente vantajoso.

Veja como atrair clientes nas férias.

Descontos são bastante atrativos neste período do ano.

Analise o seu estoque e veja o que você pode colocar na lista de promoções. Descontos acima dos 20% são realmente atrativos. Também é importante oferecer novidades para os seus clientes. Afinal, eles estão sempre de olho nos lançamentos do mercado – e ter o que eles buscam faz bem para a imagem da empresa. Com base nisso, selecione os produtos ou os serviços e passe para a próxima etapa.

4 – Comunique as suas promoções

O cliente precisa saber que agora é o momento de comprar aqueles itens que estão em promoção. Por isso, uma boa comunicação é essencial para garantir o sucesso das vendas. Em caso de um e-commerce, o primeiro passo é atualizar o site com os valores e colocar as porcentagens de desconto em destaque.

Veja como atrair clientes nas férias.

É importante comunicar o cliente da maneira certa para atrai-lo e fidelizá-lo.

Depois, comunique nas redes sociais e mande e-mail marketing para a lista de contatos. Faça um planejamento dos posts e dos envios para ser bastante assertivo. Duas publicações por semana nas redes sociais, por exemplo, são suficientes para abastecer a timeline do público – e sem exageros.

E-mail marketing e comunicação visual

Em relação ao e-mail marketing, faça um comunicado bem visual e detalhado, especificando todas as vantagens que o consumidor terá ao comprar. Além disso, é interessante apostar na estratégia de comunicação dirigida, o que significa reenviar um e-mail com os itens que o cliente já havia visto no seu site. Como ele já estava interessado, as chances de finalizar as compras são maiores.

Adote uma linguagem específica para essa campanha, tanto nos textos quanto nas imagens. Afinal, chamar a atenção no conteúdo audiovisual pode fazer toda a diferença nesse momento.

Veja como atrair clientes nas férias.

Mandar e-mails marketing é uma boa estratégia para divulgar produtos e serviços.

Uma boa dica é aproveitar que estamos em um período de férias e criar uma identidade leve, festiva e customizada, aproveitando itens do verão, como o sol, mar e piscina para compor as peças.

3 – Escolha o público-alvo

Não saia “atirando para todos os lados”. Desenhe a campanha para um público específico. Analise o comportamento dessas pessoas para entregar o conteúdo pelo canal certo, no momento certo. Assim, os índices de conversão serão muito maiores.

Veja como atrair clientes nas férias.

Analise e faça uma comunicação específica para o público que deseja atingir.

Você pode reunir e analisar essas informações com a ajuda de software específicos. Isso se chama Business Intelligence e pode revolucionar as vendas da sua empresa, não importa o tamanho dela. É bastante vantajoso incluir essas técnicas no dia a dia e motivar sua equipe para trabalhar com base nos dados disponíveis. Curioso? Clique aqui para conferir uma reportagem que fizemos sobre o tema.

2 – Considere colocar o frete grátis

Fretes gratuitos costumam ser bons atrativos para estimular a compra. Isso porque pagar pelo serviço deixa o investimento mais alto – e é um valor que não tem retorno para o consumidor. Mas antes de comunicar a novidade, avalie, junto ao setor financeiro, se a medida não implicará em prejuízos no faturamento. Afinal, os itens já estão em promoção. Por isso, planejar em conjunto com as outras áreas é sempre muito importante.

Veja como atrair clientes nas férias.

Oferecer fretes gratuitos é uma boa maneira de estimular a compra.

Caso a isenção do frete não impacte diretamente, aposte nisso! É uma boa opção para alavancar as vendas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o frete grátis é o segundo fator que mais motiva as compras, ficando atrás apenas do preço.

Aliás, você também pode fixar um preço mínimo de compra. Exemplo: acima dos R$ 100 o frete é grátis! Isso estimula o cliente a gastar mais para não arcar com a despesa. Mas lembre-se de fixar o valor de acordo com os seus produtos. Jogar o preço lá no alto só vai deixar os clientes revoltados – e o impacto será negativo.

1 – Realize um atendimento excelente

De nada adianta fazer todos os passos acima se o cliente for mal atendido no final. Ele não irá comprar e ainda fará propaganda negativa do seu negócio. Por isso, reforce, junto à equipe de atendimento, a necessidade de seguir as regras definidas no planejamento. Rapidez, linguagem de acordo com o propósito da marca, foco total na resolução de problemas e cordialidade são quesitos que devem ser cumpridos à risca.

Veja como atrair clientes nas férias.

Automatizar parte do atendimento pode ser uma boa saída para agilizar os processos.

Mobilize a equipe para esse período tão importante! Inclusive, para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma reportagem que mostra todos os fatores importantes para garantir um atendimento nota 10 nas redes sociais.

Com essas dicas de como atrair clientes, você conseguirá mais compradores para o seu e-commerce. Afinal, isso é muito importante no período de férias para evitar as temidas baixas no faturamento. Siga todos os passos e comemore os resultados!

Antes de ir embora, conheça todas a métricas fundamentais para impulsionar o marketing digital no seu negócio. Lembre-se: fazer um bom uso dos canais digitais é essencial para atrair e fidelizar os clientes.

Gostou das dicas de como atrair clientes? Então, continue conosco por aqui no Blog Vivo Empresas para fazer da tecnologia uma excelente aliada da sua empresa!

Foto do autor
Solicite um contato