A importância da avaliação de resultados no marketing digital

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Um bom plano de marketing digital é fundamental para melhorar os índices de conversão e vendas. No entanto, como saber se suas ações são efetivas de fato? Ao fazer a avaliação de resultados no ambiente online, existem ferramentas que podem dar a você um panorama da sua presença online.

Siga a leitura e conheça esses meios. Eles ajudarão você na identificação de erros e acertos, aumentando a efetividade do seu plano de marketing digital.

Como fazer avaliação de resultados no marketing digital

A ferramenta mais importante na hora de fazer avaliação de resultados no marketing digital é o Google Analytics. De acordo com o diretor de marketing e produtos da WebpresarioPRO, Christiam Alvarado, essa ferramenta permite identificar quase tudo que os visitantes fazem em seu site.

Além disso, Alvarado cita também que ferramentas de tracking podem ajudar a descobrir quais canais estão funcionando melhor. Desse modo, é possível concentrar recursos como tempo e dinheiro. E mais, existem também ferramentas para monitorar o comportamento dos visitantes no seu site. Estas apresentam dados sobre as sessões de visita, funis de vendas, mapas de calor, entre outros.

Pessoas reunidas, discutindo algo no computador

Google Analytics e ferramentas de tracking podem ajudar na avaliação de resultados de marketing digital.

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4 métricas importantes para avaliar resultados

Na hora de fazer a avaliação de resultados das suas ações de marketing digital, algumas métricas importantes devem ser consideradas. Desse modo, veja abaixo quatro delas e saiba qual a sua relação com o retorno que você está (ou não) obtendo.

Taxa de abertura de e-mail marketing

A abertura de e-mail marketing ajuda a definir melhor questões como horário para envio e assunto escolhido para o título do e-mail. Desse modo, para calcular essa taxa, basta dividir o número de pessoas que abriram seu e-mail pelo número total de clientes que receberam.

Taxa de descadastro

O número de descadastro das suas ações de marketing digital – especialmente do e-mail marketing – permite criar um quadro para analisar o que está errado nas suas ações. Ou seja, o fato de seu então cliente não querer mais receber suas ações de divulgação tem algum motivo. É fundamental descobrir a razão e corrigir isso.

Páginas mais acessadas

Você precisa saber, dentro do seu site, de onde vêm os principais acessos. Quais as páginas mais acessadas? Além disso, há algo em especial está chamando a atenção de seus consumidores? Design diferenciado e o chamado “call-to-action” ajudam a tornar determinadas páginas mais atrativas.

Números de seguidores nas redes sociais

As redes sociais são um termômetro importante de seus resultados de marketing. Isso porque, além de proporcionar a divulgação, possibilita e redireciona o cliente até seus produtos. Desse modo, monitore com frequência os números de redes como Facebook, Instagram e Twitter, e trabalhe sempre para melhorar esses índices.

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