Gestão de mídias sociais: conheça 7 erros comuns e como evitá-los

Foto do autor

A presença das marcas nas mídias sociais se tornou inevitável e, atualmente, muitas delas realizam tentativas incansáveis para se destacar na internet, com o objetivo de conseguir novos clientes.

No entanto, de nada adianta ingressar em uma rede se a empresa não sabe como usá-la estrategicamente. Gerir as redes sociais pode parecer simples, mas também é muito fácil se destacar negativamente. Para isso não acontecer com você, preparamos uma lista com 7 erros comuns nesses ambientes.

Mão apontando para baixo em sinal de "não é legal"

Analisar a atuação online é fundamental para as marcas nas mídias sociais.

7 erros comuns das marcas em mídias sociais

Ignorar o plano de marketing

O primeiro passo para entrar em uma rede social é elaborar um plano de marketing. Em um artigo para a revista Forbes, Pamela Springer, CEO da comunidade online Manta, explica que ele serve para evitar o gasto de tempo e dinheiro. De acordo com ela, é preciso se perguntar o que você espera alcançar por meio das mídias e como você planeja chegar lá.

Além disso, a autora aconselha que a empresa determine a quantidade de tempo e recursos que está disposta a dedicas ao programa. Segundo ela, uma vez que o plano de marketing está pronto, fica mais fácil focar nos resultados a serem alcançados. Ignorar esse documento norteador é o primeiro dos 7 erros.

Não mensurar resultados

No mesmo artigo, Pamela afirma que não mensurar o sucesso e o retorno de investimento é outro erro. De acordo com ela, é importante medir cada aspecto do negócio – incluindo o plano de mídias sociais. Para a autora, é preciso garantir que a empresa estipule objetivos para o programa e tenha maneiras de monitorá-los.

Esquecer da retenção de clientes

Quando atuam nas mídias sociais, é comum que as empresas busquem assiduamente por novos consumidores. No entanto, ao invés disso, é mais eficaz focar na retenção dos clientes que a marca já possui. Além disso, lembre-se: se cada fã que você tiver em uma rede replicar conteúdo, muito mais pessoas serão afetadas e, consequentemente, maior a chance de elas conhecerem o negócio.

Lidar mal com o feedback negativo

Ter comentários negativos de consumidores na página da marca é normal e inevitável. O que pode fazer a diferença é lidar adequadamente quando eles surgem. Não delete ou ignore o feedback dos usuários: tenha em mente que responder de forma atenciosa é uma oportunidade de mostrar que a empresa se preocupa com o relacionamento com o cliente.

Não utilizar as mídias certas

Nem sempre estar presente em todas as mídias sociais é uma tática eficaz para as marcas, pelo contrário. Para evitar gastos desnecessários com redes, analise quais delas serão mais úteis para a empresa. Ou seja, descubra em quais ambientes o público-alvo está presente e foque nessas plataformas.

Postar demais

Esse erro comum deve ser evitado para não sobrecarregar os feeds de notícias dos usuários. Ao invés de fazer postagens incessantemente, planeje horários para divulgar conteúdo de qualidade, que tem potencial para engajar os usuários.

Pagar por likes ou seguidores

Em artigo para a Entrepreneur, Jayson Demers, fundador da AudienceBloom, afirma que comprar fãs ou seguidores é um negócio de risco. De acordo com ele, fazer isso no Facebook pode diminuir o alcance da marca, ou até mesmo resultar no fechamento da conta da empresa na rede.

Esse é, portanto, o último dos 7 erros que destacamos. Demers aconselha: é melhor atrair usuários que se serão engajados com as postagens da marca.

Vantagens internet das coisas (IoT)

Colocando em prática

Se você quer melhorar a presença de sua marca nas mídias sociais, evite os 7 erros comentados acima. Não esqueça de fazer um planejamento, focar na retenção de clientes e oferecer conteúdo de qualidade para os usuários.

Foto do autor
Solicite um contato