Web design: vale a pena contratar um profissional especializado?

Foto do autor

O profissional de web design tem uma função crítica na construção de plataformas digitais. É dele a responsabilidade pela interação do leitor com o conteúdo e pelo sucesso da comunicação ali estabelecida.

Com a ascensão das plataformas gratuitas, cabe ao empresário entender até que ponto a contratação de um especialista é necessária. Conheça as principais atribuições desse profissional e descubra no que ele pode agregar à empresa.

Profissional de web design é responsável pela qualidade do site

O profissional de web design deve manipular todos os recursos digitais à disposição, garantindo que a experiência do usuário seja a melhor possível. Para André Buzzo, especialista no tema, o web designer é responsável por criar um canal facilitador de comunicação entre o cliente e seu público.

Assim, cabe a esse profissional a responsabilidade pela apresentação e disposição do conteúdo online. Além disso, é o responsável pela criação e manutenção da aparência virtual da empresa, como resume Renato Souza, CEO da BR Webdesign. “É ele quem define a melhor forma para apresentação da marca a seus atuais e potenciais clientes na rede”, diz.

Homem curioso mexendo no computador

Apresentação do conteúdo online e comunicação de qualidade são responsabilidades do web designer.

Webinar | Como manter a privacidade de dados_V1

Plataformas com templates próprios são alternativa

Hoje não é mais preciso conhecer linguagens de programação para construir um site básico para um pequeno empresário. Com a popularização de plataformas gratuitas como WordPress e Wix, é possível atingir o objetivo com noções mínimas de web design.

No entanto, essa facilidade não garante o sucesso do site. Ainda há muitos recursos a serem explorados. E, além disso, técnicas cognitivas que superam o conhecimento do usuário comum. Não precisar programar é uma vantagem excelente oferecida por essas ferramentas. Porém, o site também tem uma parte cognitiva (cores, fontes, experiência do usuário, leitura do site) que o usuário regular desconhece.

Desse modo, para Souza, o grande benefício de contratar um web designer está na qualidade dos resultados. Ou seja, o diferencial está basicamente na qualidade, precisão e funcionalidade oferecidos por profissionais experientes. E isso tem um custo e um retorno proporcional para a empresa.

Busca por diferencial motiva contratação de web designer

Além disso, um critério para a escolha de um web designer pode ser a vontade de buscar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. “A imagem da sua empresa está em jogo. E não creio que uma ferramenta grátis possa lhe oferecer o cuidado que ela deve ter”, analisa Buzzo.

Por sua vez, Souza observa que a contratação de um serviço especializado pode fazer a diferença. Especialmente entre os iniciantes. “Os pequenos empresários são um nicho que costumamos incentivar bastante. Isso porque a aparência online da marca pode impactar mais no início da empresa”, argumenta.

Ou seja, a decisão vai depender da estratégia de comunicação da sua empresa.

Foto do autor
Solicite um contato