A cada dia que passa mais pessoas estão substituindo seus computadores na hora de buscar informações pelos dispositivos móveis. De acordo com o eMarketer, até 2017, o número de usuários de smartphones no mundo deve chegar a 2,5 bilhões. Diante desse cenário, é fundamental que o site da sua empresa tenha uma versão mobile.
Como funciona a versão mobile de um site
A versão mobile de um site é quando você acessa uma página da internet em um dispositivo móvel e ela aparece um pouco diferente da forma como é quando aberta no computador desktop. Os sites podem ter uma versão exclusiva para mobile ou possuírem uma alternativa responsiva.
Um site com uma boa versão mobile é responsivo, ou seja, será acessado sem problemas em smartphones e outros dispositivos móveis. Além disso, os portais mobile-friendly ganham pontos de indexação na busca orgânica do Google, o que melhora a sua posições na hora que os clientes fazem suas buscas.
Em contrapartida, os sites que optam por ter uma versão mobile exclusiva, podem tornar o layout mais simples e objetivo. Isso facilita a navegação do usuário e ainda deixa o carregamento da página mais rápido, o que é extremamente positivo quando o cliente acessa de uma internet móvel, como a 4G, por exemplo.
O ideal é que você defina qual dessas versões funciona melhor para os objetivos que a sua empresa tem para o negócio.
Como testar a versão mobile de seu site
Para verificar se seu site é de fato mobile-friendly, é preciso testá-lo. Existem formas práticas de fazer isso. Conheça três ferramentas que permitem testes de compatibilidade de versão mobile dos websites e veja se seu negócio se enquadra nos requisitos.

Portais que obedecem a critérios de responsividade ganham pontos de indexação nas buscas do Google.
1. Google Mobile Friendly Test
Essa é uma das ferramentas mais simples e intuitivas para testar a versão mobile de seu site. Você acessa a página do Google Mobile Friendly Test e insere ali o endereço do portal, gratuitamente. Em menos de um minuto, a página analisa completamente se seu site é ou não compatível para dispositivos móveis.
O serviço fornece ainda informações sobre como o Googlebot vê a página e aponta quais recursos serão bloqueados ou visualizados de maneira incorreta. Além disso, o Google disponibiliza um guia de dispositivos móveis, que auxilia na personalização e implementação de práticas de otimização.
2. MobileTest.me
O MobileTest.me permite que você teste seu website em smartphones e também em tablets, personalizando o teste conforme o aparelho. A versão gratuita oferece testes em seis diferentes aparelhos de várias marcas, como iPhone, o Google Nexus e iPads. Já a versão completa permite testes ilimitados em mais de 100 modelos diferentes de dispositivos móveis.
3. Cross Browser Testing
O Cross Browser Testing permite que você teste seu site em mais de 900 dispositivos e 40 sistemas operacionais. Entre eles estão desde os mais tradicionais, como Mozilla Firefox e Safari, até outros menos utilizados, como Netscape.
A ferramenta também fornece printscreens automatizados, o que ajuda a testar as mais diversas opções. Além do pacote mais básico, há a possibilidade de personalização conforme a sua necessidade.