No entanto, as empresas nem sempre sabem como explorar todo o potencial que o Facebook pode oferecer. E, às vezes, adotam a estratégia errada na hora de se comunicar com o público. Para não errar na sua escolha, fique atento às dicas da analista de redes sociais Letícia Altini.

Além de oferecer seus produtos, divulgue conteúdo de interesse do público.
E-commerce ou aplicativo integrado
Quer vender seus produtos pela internet e usar o Facebook como parte da estratégia de aproximação com o público? O primeiro passo é desenvolver uma plataforma própria de e-commerce. Ou então, adquirir um aplicativo que possa cumprir essa função de maneira integrada à fan page do seu negócio.
No primeiro caso, os produtos não são vendidos pela rede social. Você apenas cria publicações que redirecionam o usuário até a sua página de comércio eletrônico. No segundo, as suas informações ficam armazenadas em um ambiente fora do Facebook, mas com o mesmo design característico. Além disso, tem como principal vantagem os custos reduzidos.
Estratégias para aprender como vender pelo Facebook
Organizada a sua página de vendas, é hora de pensar o Facebook enquanto ferramenta para promover o seu negócio e ajudar nas vendas. No entanto, conforme lembra Letícia, é preciso respeitar o modelo de funcionamento da rede. Além disso, respeitar também aquilo que os usuários esperam encontrar nela.
“Divulgar somente mercadorias e preços pode saturar seus consumidores, fazendo com que os mesmos percam interesse na sua página”, ressalta. Desse modo, conteúdos interativos e cativantes devem ser intercalados com a divulgação dos produtos.
Ou seja, é fundamental também criar e compartilhar publicações com informações que tornam a sua fan page relevante para o consumidor. E não apenas reproduzir nas redes o modelo de um panfleto de supermercado. Para isso, escolher a linguagem certa faz toda a diferença. Afinal, aprender como vender pelo Facebook também passa por conhecer o seu público.
Outro cuidado, destaca a analista de redes sociais, é não confundir a fan page da empresa com o seu perfil pessoal. Ou seja, nada de compartilhar informações que podem ser do seu interesse, mas que talvez não tenham nada a ver com o que os clientes esperam.