Um temporal inesperado, um assalto ou uma falha no disco rígido. De repente, os dados da sua empresa são danificados de forma irrecuperável. Conhecer e implantar alguns dos principais tipos de backup é uma das melhores soluções para se proteger de acidentes desse tipo. E assim garantir o pleno funcionamento da empresa.
Fazer a cópia dos arquivos mais importantes do seu negócio é fundamental para uma boa gestão de dados. Os ataques de hackers para captura de informações sigilosas ou sensíveis das empresas é cada dia mais comum. Por isso, ter uma boa política de segurança de dados é praticamente requisito obrigatório.
Para apresentar os detalhes a respeito dos tipos de backup e explicar as vantagens desse procedimento para o pequeno e médio empresário, conversamos com James Lanning, consultor da Information Security Forum, uma organização focada na segurança de dados empresariais. Continue a leitura e veja como agir nesse momento.
Rotinas de backup protegem sua empresa
Você consegue medir o impacto que a perda de dados importantes teria na sua empresa? Para Lanning, negligenciar esse risco pode ter sérias consequências. “A escolha entre fazer backup regularmente ou não pode ser a diferença entre a vida e a morte para a empresa de pequeno porte”, salienta. “No mundo dos negócios, perder dados significa perder dinheiro e desperdiçar recursos. O que é especialmente nocivo para quem está começando”.
Além disso, ele lembra que a simples sensação de segurança pode ser benéfica para quem investiu dinheiro do próprio bolso na empresa. E tem tantos problemas com os quais se preocupar no dia a dia. “Saber que as informações e os dados críticos para o funcionamento do negócio estão a salvo pode garantir paz de espírito ao proprietário”, aponta.

Backup permite proteger os dados da empresa contra falhas de software ou hardware.
Entre os principais riscos para a segurança dos dados da sua empresa, é possível apontar:
- Erros humanos;
- Ataques virtuais;
- Falhas técnicas (software ou hardware)
- Acidentes (incêndios, alagamentos, etc.)
- Assaltos.
Avanço da tecnologia tornou os backups mais acessíveis
Para Lenning, investir em backups está mais fácil e barato do que nunca. Ele explica que a realidade do setor mudou de duas formas significativas nos últimos anos. “Em primeiro lugar, o armazenamento de dados tornou-se mais barato. Com o preço baixo, é possível fornecer recursos de armazenamento em tamanhos que seriam inimagináveis há dez anos”, explica.
Em segundo lugar, o especialista aponta que os avanços tecnológicos da internet revolucionaram a estrutura do mercado. “A proliferação da conexão de internet de banda larga transformou o backup em um procedimento automático e em tempo real, além de torná-lo mais acessível para os pequenos empresários. Tudo isso seria impensável no passado”, avalia.
Danos causados pela falta de backup
Caso o armazenamento correto de dados não seja uma prioridade, alguns problemas podem tirar o sono dos gestores da empresa e ter sérias consequências na administração do negócio. Além dos prejuízos financeiros, que são inevitáveis numa eventual suspensão das atividades, a perda de informações importantes pode causar cancelamento de contratos e até mesmo arruinar a reputação do empreendimento no mercado.
Principais tipos de backup
Falando de forma simplificada, existem três principais tipos de backup:
Backup Completo
O backup completo, também conhecido como backup normal, copia e armazena todos os itens selecionados pelo usuário e os marca como arquivos que passaram por backup. Em geral, é o primeiro backup ao qual os sistemas são submetidos.
Backup Diferencial
O backup diferencial tem a função de copiar arquivos criados ou alterados desde o último backup completo ou incremental, mas não marca os itens como arquivos que passaram por backup. Para restaurar, é necessário o último backup diferencial e o último backup normal.
Backup Incremental
O backup incremental copia os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup. Assim, a restauração é feita com o último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais. É o mais rápido entre os tipos de backup, mas recuperar os dados pode demorar.
Por fim, o especialista lembra que todas as empresas que armazenam dados em computadores deveriam se preocupar com os riscos e investir em rotinas de backup, pois ninguém está livre do problema.
Para esclarecer a importância do processo e definir a melhor frequência para os backups, Lanning recomenda projetar cenários negativos e calcular o tamanho do prejuízo em diferentes períodos de tempo. Dessa forma, é possível trabalhar com a melhor relação de custo-benefício.