O certificado SSL realiza a criptografia dos dados que são disponibilizados pelos clientes e empresas nos sites, sobretudo em e-commerces. Por isso, é tão importante investir em um para evitar que as informações fiquem vulneráveis. Tal medida garante segurança e aumenta os níveis de confiabilidade na plataforma. No texto a seguir, você vai entender o que a certificação significa, quais são as vantagens e como obtê-la.
Em tempos de internet, compras online, sites e com a vida cada vez mais imersa no mundo digital, investir em segurança é uma obrigatoriedade para toda empresa. Por isso, muitas certificações surgiram para assegurar isso. Entre elas o SSL, abreviação do inglês Secure Socket Layer, uma certificação internacional que vai garantir aos visitantes do site um ambiente totalmente seguro. Ou seja, toda a troca de informações que acontecer ali estará protegida.
Inclusive, estamos em contato com tal tecnologia mais do que imaginamos. Muitas vezes nem percebemos, por exemplo. O “https” que aparece antes dos endereços nos sites é o primeiro indicador da presença do SSL. Além disso, sabe aquele cadeado que aparece na mesma barra também? Isso mostra que podemos confiar naquela página que navegamos. Sendo assim, nem os dados de cartão nem as informações do usuário, como logins e senhas, serão roubados.
Dessa forma, o SSL é cada vez mais comum em lojas online, bancos e sites. Isso porque tais ambientes registram um grande tráfego de informações a cada minuto.

Como funciona?
De maneira bem simples, o SSL mistura todas as informações que são fornecidas pelo usuário. Dessa forma, cria um grande quebra-cabeça, composto por códigos.
Para conseguir ler e organizar esses dados, é preciso usar uma ferramenta que está somente dentro do servidor do Secure Socket Layer. Ou seja, ninguém mais conseguirá fazê-lo. É como tentar ler algo em outra língua sem dicionário. Mesmo que a pessoa tenha acesso ao texto não poderá compreender o que está escrito. Isso é a criptografia em ação.
Quais as vantagens do Secure Socket Layer?
Além de garantir uma imagem melhor para o seu negócio, protegendo e respeitando o cliente e as transações realizadas, o SSL tem outro benefício. Se você tem a certificação, certamente será mais bem classificado na busca orgânica do Google. O gigante das buscas considera o certificado um diferencial importante em relação a sites. Sendo assim, garante uma boa posição a quem está mais protegido.
E pense bem: quanto melhor a posição, maiores as chances de venda e maior a confiabilidade do site para os consumidores.

Tipos de SSL
Existem três tipos de SSL: a validação de domínio, que é o mais simples e rápido de obter. É indicado para pequenos sites e blogs. O segundo tipo é o de validação da organização, um processo bem mais complexo. Isso porque exige um número maior de informações, como CNPJ da empresa, nome e país. Tudo para garantir que a companhia existe. Inclusive, esse tipo de validação é mais comum em lojas virtuais que vão utilizar operações com cartão de crédito.
Já o terceiro tipo, e de maior custo, é a validação estendida, o mais alto selo de confiança emitido pelo SSL. Uma das características desse certificado é proporcionar aquela barra totalmente verde para o site na hora em que ele é acessado.
Além disso, para obtê-lo, também é preciso entregar documentos físicos, garantindo um rigor maior em relação às informações fornecidas pelas empresas. Essa validação é muito comum em bancos ou instituições financeiras, onde a preocupação dos clientes ao utilizar sites é maior.
Como conseguir um certificado SSL?
O SSL não é obrigatório. Mas se você tem um negócio online e pretende aceitar pagamentos com cartão de crédito, certamente precisará de um. Isso porque as operadoras de cartão de crédito exigem que a certificação esteja ativa no site para que o método de pagamento funcione.
Vale ressaltar que o certificado tem data de validade. Em média, são dois anos (depois disso é preciso renová-lo).
Inclusive, existem opções gratuitas no mercado. Porém, elas não oferecem nenhuma garantia no caso do seu site ser invadido. Se você quiser uma proteção maior, a dica é comprar um. Em média, o custo com o SSL varia de R$ 80 a R$ 1.500 (dependendo do tipo de validação, com maior ou menor grau de segurança).
Algumas empresas que oferecem atualmente são o Certisign e o Hostinger. No entanto, há várias outras confiáveis no mercado. Antes de optar por uma delas, faça uma pesquisa na internet para detectar os índices de satisfação. Afinal, estamos falando de segurança.
Em seguida, para fazer o processo é muito simples. Basta escolher o domínio que deseja validar, preencher os dados de acordo com o tipo de validação escolhida (domínio, organização ou estendida). Depois da aprovação e da validação dos dados, basta baixar o certificado. Ou seja, vale a pena investir e garantir um bom ambiente tanto para a empresa quanto para os clientes.

E aí, percebeu a necessidade de garantir um ambiente seguro para as compras? Então, aproveite para descobrir outras dicas de segurança online e também o que é segurança gerenciada. Além disso, veja como é importante garantir a segurança da informação na sua empresa! E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas!