Meu site está fora do ar: o que devo fazer?

Foto do autor

A internet foi feita para funcionar 24 horas por dia. Por isso, nada é mais frustrante do que um site fora do ar.  Seja pelo motivo que for, é péssimo para a reputação de uma empresa ter um site instável.

Como dono de um site, é preciso ter alguns cuidados para que a sua página esteja sempre disponível. Isso porque, a longo prazo, um site inconstante pode acarretar prejuízos graves para a sua marca.

Além disso, se este tipo de problema acontecer em algum momento crítico, como por exemplo, promoções ou lançamentos, suas vendas também podem ser duramente afetadas.

Site fora do ar: o que fazer?

Evite ficar preocupado. Saiba o que fazer para que seu site não caia.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, temos algumas dicas importantes. A seguir, traremos orientações sobre como agir caso seu site caia, os motivos para isso acontecer e como evitar que isso ocorra.

Continue a leitura para saber mais!

Os motivos para um site ficar fora do ar

São inúmeros os fatores que causam a queda de um site. É importante que se tenha conhecimento para diagnosticar esses problemas, de modo a agir rápido para solucioná-los.

Imagem de uma pessoa usando o notebook com site fora do ar

Saiba o que pode levar seu site a cair.

Veja quais são as principais causas de instabilidade em páginas virtuais.

  • Problemas com o servidor

Falhas e panes momentâneas também são comuns nesse tipo de ferramenta. No caso dos servidores virtuais, um simples erro nos dados pode causar a queda dos sites hospedados nele. Avarias ocasionais e peças defeituosas podem causar problemas no caso dos servidores físicos.

Desse modo, se o problema for no seu servidor virtual, é importante verificar as configurações. Isso pode ser feito por você mesmo ou pela empresa de hospedagem do site. No entanto, se o problema for no equipamento, o suporte da hospedagem pode ajudar a repor as peças com avarias.

  • Ataque de hackers

Hackers podem agir com uma motivação ou apenas para implantar o caos. Ou seja, seu site pode ser atacado simplesmente porque ele era fácil de ser atingido.

Imagem de códigos de site fora do ar

É preciso ter cuidado com ataques hackers.

Sendo assim, é importante investir em segurança. Com antivírus sempre atualizados e senhas fortes, por exemplo, você já garante um fator extra de proteção contra imprevistos como esses.

Confira seis motivos para investir em segurança da informação

  • Problemas com o domínio

Seu site pode ficar fora do ar caso você não renove o domínio dele. Procure sempre estar atento ao vencimento dessa obrigação e, se for esse o problema, entre em contato com seu serviço de hospedagem para que a página seja reestabelecida.

  • Instabilidades na empresa de hospedagem

Pode acontecer de seu site ficar fora do ar por algumas horas por conta de um problema do servidor. Se acontecer, procure orientações sobre quando a plataforma deve voltar a funcionar. E, se for o caso, peça ressarcimento pelo tempo perdido.

Vantagens internet das coisas (IoT)

O que acontece com sua empresa quando o site fica fora do ar?

Sua empresa pode ter perdas significativas quando seu site fica fora do ar. Além do aspecto negativo de um site instável, negócios deixam de ser fechados quando você fica offline inesperadamente.

Imagem de cabo cortado com a mensagem de site fora do ar

Hackers podem deixar seu site fora do ar.

Desse modo, um site indisponível temporariamente pode ter alguns prejuízos, tais como:

  • Reputação negativa

A frustração de acessar um site e vê-lo off é algo difícil de recuperar. Isso quer dizer que, em muitos casos, um cliente que encontra o seu site fora do ar dificilmente retorna para vê-lo funcionando. Assim, uma reputação negativa acaba sendo gerada.

  • Queda de posicionamento no Google

Seu posicionamento no Google é prejudicado quando seu site se torna instável. Isso porque um dos fatores de ranqueamento no Google é estabilidade do site e o tempo que uma página demora para carregar. Ou seja, sites que estão sempre fora do ar vão lá para o fim da fila no ranking do Google.

  • Negócios são perdidos

Em virtude de todos os itens anteriores, a perda de negócios é a maior consequência de se ter um site com problemas de estabilidade. Se um cliente chegar até a sua página e ela não estiver online, ele simplesmente procura outra. Provavelmente, um concorrente. E, desse modo, você deixa de fazer negócio.

Site fora do ar: como evitar?

É importante entender o que pode levar o seu site a fica instável para que você possa evitar que isso ocorra novamente no futuro. Para além disso, existem algumas práticas que você pode adotar de modo a evitar o máximo possível que seu site fique fora do ar.

Imagem de boneco com placa de bloqueio em frente ao notebook simbolizando site fora do ar

Saiba o que fazer para deixar seu site mais estável.

  • Aposte em hospedagem de qualidade

Uma hospedagem reconhecidamente estável e de boa reputação é essencial para a saúde do seu site. Invista nisso para ter a certeza de que sua página estará sempre disponível. Além disso, caso aconteça algum imprevisto, terá um suporte bacana para auxiliar você.

  • Otimize constantemente seu site

Páginas pesadas sobrecarregam o servidor e podem levar a instabilidades. Por isso, utilizar sistema de cache e ficar de olhos nos scripts da sua página são maneiras excelentes de otimizar seu site.

  • Cuide da segurança do seu site

Investir na segurança do seu site é primordial. Sendo assim, senhas fortes, programas de antivírus e tudo o que for nesse sentido pode ajudar.

Concluindo

Como visto, um site fora do ar pode causar alguns transtornos e fazer você perder negócios. No entanto, não é tão difícil contornar a situação. Existem práticas a serem adotadas para evitar que seu site fique offline. Além disso, você pode retomar a estabilidade da sua página com apenas algumas atitudes e sabendo qual o motivo que levou o sistema a cair.

Continue com a gente para mais novidades e dicas sobre tecnologia nos negócios!

Foto do autor
Solicite um contato