Confira 5 regras de segurança digital para sua empresa

Foto do autor

Pequenas empresas estão, de acordo com as estatísticas, mais suscetíveis a ataques virtuais. Por isso, seguir regras de segurança digital pode ajudar você a evitar problemas relacionados a vazamento de dados e perda de senhas, entre tantas outras vulnerabilidades oferecidas por sistemas de segurança frágeis.

Os números da pesquisa da Verizon Data Breach Investigations Report ajudam a entender a importância do cumprimento das regras de segurança para pequenas empresas. De acordo com as estatísticas, pequenas empresas estão mais vulneráveis a ciberataques na comparação com empresas maiores. Ou seja, o número de brechas encontradas em empresas com 11 a 100 funcionários é pelo menos cinco vezes maior do que em empresas com mais de mil trabalhadores.

Veja 5 regras de segurança digital

Diante de estatísticas como essa, é inegável que as empresas, especialmente as de pequeno porte, devem destinar atenção especial às regras de segurança digital. Confira, abaixo, cinco dicas e saiba como colocá-las em prática no seu negócio.

1. Crie um plano de ação para dispositivos móveis

A proliferação dos smartphones e outros dispositivos móveis já é uma realidade global. O portal Homeland Security, órgão oficial do governo dos Estados Unidos, afirma que isso representa um desafio a mais para quem se preocupa com a segurança digital, especialmente se os aparelhos contiverem informações confidenciais de acesso relativas à corporação. Garanta que todos que possuem acesso tenham dispositivos de segurança instalados em seus telefones móveis.

Cadeado em cima do teclado. A imagem representa as regras de segurança.

Pequenas empresas estão mais suscetíveis a ciberataques, se comparadas com empreendimentos maiores.

2. Use redes seguras de internet sem fio

Se seu local de trabalho possui redes de internet sem fio, proteja-as de acessos externos. Coloque senha para acesso ao roteador e encripte o máximo possível. Outra boa dica é esconder a rede, tornando-a invisível. É possível fazer essa configuração através de um sistema no roteador conhecido como Service Set Identifier, ou SSID.

Conexao Wi-fi Desprotegida

3. Faça backups e cópias de segurança de seus arquivos

Embora as regras de segurança ajudem a proteger todas as informações, isso nem sempre é possível. Portanto, mantenha sempre cópias de segurança dos arquivos armazenadas em locais seguros. Relatórios financeiros, documentos, contratos, arquivos de recursos humanos, entre outros, devem estar, se possível, armazenados em nuvem e com acesso restrito.

4. Treine seus funcionários

Faça seus funcionários e colaboradores entenderem a importância das regras de segurança digital para a empresa. E para evitar prejuízos em função de possíveis ataques. De acordo com relatório do governo do Reino Unido, mais de 60% das pequenas empresas foram vítimas de ciberataques no país nos últimos anos. Os maiores prejuízos ultrapassaram as 65 mil libras.

5. Mantenha softwares de segurança

Assim como os dispositivos móveis, todos os computadores com acesso a sua rede devem manter antivírus e anti-spywares atualizados. Softwares pagos costumam obter resultados melhores. Firewalls também devem permanecer ativados, para evitar problemas.

Foto do autor
Solicite um contato