6 erros comuns a evitar na sua página empresarial no Facebook

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Há quem encare o Facebook como diversão. No entanto, para aqueles que têm um negócio, a rede social pode se transformar em uma ferramenta de aproximação com o público. Desse modo, o desafio é entender como a página empresarial pode ser usada sem passar a impressão errada.

Um erro aqui, falta de comunicação ali e, quando você vê, o que era uma oportunidade de promover a sua marca se transformou em insatisfação do público. Ou seja, quando seu cliente não entende a postura adotada pela empresa, é hora de rever a sua estratégia.

Com a estratégia certa, a página empresarial ajuda uma empresa a crescer. Foto: iStock, Getty Images

Com a estratégia certa, a página empresarial ajuda uma empresa a crescer. Foto: iStock, Getty Images

Para não errar na página empresarial no Facebook

No entanto, não é preciso chegar até o ponto de entrar em conflito com o seu público para adequar a sua página empresarial. Com planejamento e estratégia desde o início, você fica longe dos seis erros a seguir. Letícia Altini Cargo, analista de redes sociais, explica:

6. Criar um perfil ao invés de uma página

O erro ainda é comum e costuma gerar confusão junto ao público. Aqui a regra é simples. Perfil, em que você adiciona seus amigos, é destinado a pessoas. Fan page, com recursos próprios para ajudar a monitorar o público, é a ferramenta para empresas promoverem seus produtos e serviços.

Para aqueles que já começaram errado, não é preciso retomar do zero. O próprio Facebook disponibiliza um recurso que permite a integração do perfil a uma fan page. A principal vantagem é que os seus amigos se transformam em curtidores da página.

5. Não conhecer o público

As redes sociais contam com a capacidade de atingir diferentes públicos. No entanto, isso não significa que esse seja o seu objetivo. Falar para adolescentes exige uma estratégia diferente do que falar com o público adulto, só para citar um exemplo bastante genérico.

Confira 5 perguntas para você conhecer seu público-alvo

Sem saber quem está do outro lado e que perfil ele tem, é bem provável que a sua empresa não alcance o engajamento almejado.

4. Errar no número de publicações

Há quem crie uma página para divulgar o seu negócio e só lembre quinzenalmente que ela existe. Por outro lado, também há aqueles que se empolgam e querem compartilhar tudo que aparece pela frente.

No primeiro caso, é provável que o seu público perca a paciência e resolva deixar sua página. No segundo, que esqueça que ela existe. Nenhum dos cenários é o ideal. Desse modo, para atrair curtidas, é preciso oferecer conteúdo relevante, que mostre por que vale a pena seguir a sua marca.

O número certo depende da sua empresa e os objetivos que ela tem. O ideal é começar com uma publicação diária. E assim, alterar o número de acordo com os dados que as métricas de monitoramento oferecem.

3. Ignorar o público

Pode ser para fazer um elogio, sugerir uma mudança ou mesmo para reclamar da sua marca. O certo é que, eventualmente, os seguidores vão comentar na sua página. E é preciso estar pronto para responder.

É normal que as empresas não saibam exatamente como lidar com essa interação. Desse modo, é importante criar uma estratégia de resposta, sempre no menor tempo possível. Fingir que não é com você pode gerar resultados negativos, especialmente quando as críticas aparecem.

2. Escolher apenas o conteúdo que você gosta

A página é da sua empresa, não sua. É comum que os administradores não hesitem em compartilhar mensagens políticas ou pessoais que podem não se encaixar nas expectativas do leitor.

Fuja disso. Se o objetivo é ser relevante, é melhor pensar no que faz parte do universo da sua marca e que você pode falar com propriedade. Também vale compartilhar publicações de outras páginas e sites, desde que faça sentido para os leitores.

1. Esquecer do monitoramento

Você fez tudo certo até aqui, deixou todos os erros de lado ao criar e administrar a sua página empresarial. No entanto, sabe dizer que resultados teve? Existem técnicas gerais que costumam funcionar bem quando aplicadas a qualquer página. Porém, nada melhor do que uma análise específica para dizer se a sua estratégia funciona na prática.

É com o monitoramento de métricas que você entende melhor o público. Ou seja, em que horários ele se envolve mais e, do contrário, que modelo de publicação não costumam criar engajamento.

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