Não estar presente nas plataformas mobile representa abrir mão de participar de um mercado em ampla ascensão.
Uma projeção do site Statista.com dá conta disso. Segundo o site, estima que em 2019 o tráfego de dados em mobile na América Latina será em torno de 3.495.963 terabytes por mês.
Isso contra 200.900 terabytes/mês alcançados em 2014, para se ter uma ideia.

É importante estar atento à evolução dos sistemas operacionais que dominam o mercado para ver onde investir.
Todos esses dados apontam para um mercado crescente, repleto de oportunidades e ávido por consumo. No entanto, é preciso cuidado antes de se lançar na missão de colocar sua marca numa plataforma móvel. Primeiro, é necessário reconhecer o que vai ser melhor para o seu negócio quando ele estiver pronto para ingressar no m-commerce.
Mobile app x site mobile
Um site responsivo, que se adapta a diversas telas, pode servir para seu e-commerce. Bem desenvolvido, ele pode entregar ao usuário a melhor navegação para o fim desejado, seja ela mobile ou não.
Saiba porque o design de interface é essencial para o sucesso de e-commerce
No entanto, se o uso da sua plataforma é recorrente entre os usuários do seu sistema, talvez um app possa ser a melhor solução para dispositivos móveis. Desse modo, tudo dependerá de fatores diversos. Entre eles, uma pesquisa de mercado para conhecer o cliente e o que a concorrência oferece. Além disso, cabe analisar o tempo que se tem até o lançamento da aplicação na nova plataforma e o dinheiro disponível para investir.
Com conhecimento, tempo e dinheiro, é claro, nada impede que você esteja presente em todos os ambientes mobile. No entanto, independentemente da opção escolhida, o importante é facilitar a navegação do cliente, tornando-a o menos burocrática possível.
Ou seja, quanto mais obstáculos você incluir no caminho do consumidor até a compra final, maiores são as chances dele desistir antes de finalizar o processo. “Simplifique os caminhos, utilize botões de fácil visualização e só coloque informações necessárias”, explica o site AppMobile.
Mobile: de olho nos sistemas operacionais
É importante ainda estar atento à evolução dos diferentes sistemas operacionais que dominam o mercado de dispositivos móveis. Desse modo, se pode saber onde investir no momento. Hoje, Android, iOS e Windows Phone são os líderes. No entanto, vale lembrar que há poucos anos quem mandava na maioria dos aparelhos era o Nokia Symbian, por exemplo.
Alan Koerbel, sócio-fundador e diretor da eSauce Marketing e Tecnologia, empresa especialista em Ampliar Mercados com Marketing Digital, tem sua opinião sobre o assunto:
“Cada sistema operacional funciona exclusivamente com uma tecnologia de desenvolvimento. Os programadores costumam desenvolver a mesma solução para cada sistema operacional, elevando o custo e tempo do projeto”.
Pesquise, portanto, qual a melhor solução para o seu negócio. Há diversos softwares que podem auxiliar nesse processo. O importante é não ficar de fora de um mercado tão promissor.