Com múltiplas funcionalidades, os apps para dispositivos móveis representam um novo segmento de atuação para quem está disposto a inovar no marketing digital. Então descubra como impulsionar sua empresa com a criação de um aplicativo próprio. Desse modo, fidelize o cliente ao adequar sua abordagem às tecnologias atuais.
Investir em apps é a solução para sua empresa?
É provável que nem todas as organizações têm o perfil adequado à criação de um app próprio. Seja pelo segmento em que atuam, pelos serviços que prestam ou pelo público-alvo a que se dirigem. No entanto, para descobrir se a sua empresa se beneficiaria com um aplicativo, considere as seguintes questões:
– Você aproveitaria a oportunidade de ter acesso aos consumidores 24 horas por dia?
– Você é capaz de proporcionar uma experiência que envolva sua marca, seja proveitosa e divertida ao usuário?
– Como sua empresa se beneficiaria com o aplicativo?
De fato, responder às perguntas com honestidade é o primeiro passo para entender como a adoção de apps pode ajudar no seu relacionamento com os clientes. De tal forma que em uma análise inicial, é difícil garantir o sucesso do aplicativo. Mas você não precisa pensar em tudo sozinho. Empresas especializadas em marketing digital contribuem para aprimorar a experiência dos usuários.
Com toda a certeza, delegando a criação do aplicativo para uma empresa focada no assunto, você consegue se concentrar em maneiras de aproveitar a plataforma e gerar retorno prático para a empresa.
Como aproveitar o aplicativo a favor da sua empresa
Basicamente, existem três maneiras de obter resultados ao investir em apps:
1. Aumentar as receitas
Seja com um sistema de anúncios ou com a venda de produtos diretamente pelo aplicativo, ganhar dinheiro é um objetivo comum para as empresas que decidem apostar em apps e aumentar as fontes de receita.
2. Ampliar a clientela
Apostar em uma plataforma diferente significa alcançar novos públicos. Se o aplicativo proporcionar uma boa experiência e for útil aos usuários, é natural que o número de clientes cresça.
3. Divulgar produtos, serviços e promoções
O aplicativo deve ter um propósito específico para o usuário. Algo que o motive a usá-lo e desperte seu interesse. Mas sempre haverá espaço para mostrar seus produtos e divulgar promoções.
4. Criar um canal direto de marketing digital
Os aplicativos podem fazer uso de muitas funcionalidades. Da informação de dados gerais sobre a empresa ao catálogo de produtos com preço atualizado. Assim sendo, há várias maneiras de fazer uso do aplicativo como uma ferramenta de marketing digital.
A grande vantagem, no caso dos smartphones, é a relação do cliente com as informações. Com um aplicativo, a empresa fica a apenas alguns toques de distância do usuário. Dessa forma, as notificações funcionam como avisos diretos, sem a necessidade de intermediários.
5. Fidelizar o cliente
Que tal digitalizar o programa de fidelidade que você já possui? Esse tipo de benefício motiva mais clientes a consumir e aumenta o número de downloads do seu aplicativo. Se você conseguir transformar o aplicativo em uma espécie de jogo, é provável que os resultados sejam ainda melhores.
As vantagens dos apps para o marketing digital
Existem várias maneiras de atuar no marketing digital. Mas vamos comparar a adoção de aplicativos próprios com outras duas formas de marketing virtual muito comuns para entender as diferenças:
Apps x redes sociais
Vamos combinar: quem acessa as redes sociais está interessado em se divertir, interagir com amigos e encontrar histórias interessantes. Conhecer uma marca ou produto não é exatamente o foco dos usuários do Facebook e do Twitter, por exemplo.
Assim, ao investir no marketing em redes sociais, você cria um conteúdo para competir com publicações cujo potencial de interesse é muito maior.
Apps x e-mail-marketing
Embora cultivar um mailing engajado e recorrer ao email-marketing ainda seja uma técnica efetiva, não há como garantir que o seu e-mail será lido pelos destinatários. A notificação em um aplicativo do smartphone, por outro lado, é ignorada com menos frequência. Analise a sua própria experiência como dono de um smartphone e responda à questão por si mesmo.
Agora que você aumentou seus conhecimentos sobre marketing digital e já sabe como aproveitar os aplicativos próprios, é hora de partir para a prática: analise um bom número de aplicativos já existentes, defina um objetivo para sua empresa e simule um esboço antes de procurar uma assessoria especializada.