Entenda por que cada vez mais empresas miram no inbound marketing

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Já ouviu falar do inbound marketing? A tendência, chamada por alguns de “novo marketing”, vem se popularizando. O conceito diz respeito a táticas que visam a atrair o interesse do consumidor e conquistá-lo, em vez de apenas vender produtos.

Ao contrário das estratégias antigas de marketing, o importante não é mais “empurrar” algum produto ou serviço. Mas sim focar na melhoria do negócio para atrair mais clientes de forma natural.

O novo consumidor

A base do inbound marketing é a criação e compartilhamento de conteúdo pensado especialmente para o público-alvo. Essa comunicação aproxima a empresa e o consumidor. O objetivo é construir um elo de fidelidade.

Mulher escondida atrás de um alvo

Táticas antigas de marketing dão espaço para os novos canais, que propõem um relacionamento com o consumidor.

O estudo State of Inbound 2014-2015, realizado pela HubSpot, mostrou relação direta entre o inbound marketing e ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). O estudo revelou que empresas que priorizaram blogs e conteúdo online têm 13 vezes mais chances de ter índices positivos de retorno financeiro.

A novidade se origina do novo comportamento do consumidor, que tem maior acesso à informação e sabe cada vez mais o que quer. Hoje, o cliente tende a não ser tão facilmente “comprado”, visto que é muito fácil acessar qualquer conteúdo online. Desse modo, as empresas se deram conta de que é mais conveniente investir em um relacionamento com o consumidor.

Representação visual dos 7 mandamentos do marketing de relacionamento

Os mandamento do Marketing de Relacionamento.

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Tipos de inbound marketing

Segundo o estudo realizado pela HubSpot, o inbound marketing investe em novos canais de comunicação. Ou seja, é muito diferente do velho marketing. Desse modo, telemarketing, propaganda tradicional e mala direta vão perdendo espaço a cada dia.

Esse tipo de comunicação marcou o mercado, mas hoje está sendo substituído. Em seu lugar, chegam ferramentas como mídias sociais, blogs, SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e PPC (Pay-per-click Marketing).

Novos canais de comunicação

– Segundo a pesquisa Interconnected World Shopping and Personal Finance, 61% dos internautas globais procuram por produtos online. Além disso, 44% dos compradores começam a busca utilizando uma ferramenta de busca. Ou seja, se reafirma a importância do SEO.

– 82% dos comerciantes que postam diariamente em blogs adquiriram pelo menos um cliente pela ferramenta. Já para empresas que atualizam o blog uma vez por mês, 57% dizem ter adquirido um cliente.

– 83% dos profissionais de marketing afirmam que as mídias sociais são importantes para os negócios.

– O Content Marketing Institute afirma que oito em cada dez pessoas se identificam como leitores de blogs. Além disso, 23% de todo o tempo gasto online é usado em sites de mídias sociais.

– A pesquisa do Seach Engine Journal, mostrou que inbound marketing custa 60% menos que outbound marketing. Isso se dá pela eliminação de artigos da publicidade tradicional (como materiais impressos).

– Por fim, o estudo da Content Marketing Institute mostrou que 80% dos consumidores preferem obter informações sobre empresas em artigos do que anúncios publicitários.

Os estudos comprovam cada vez mais que o pensamento antigo de como atrair o consumidor dá passagem para um novo cenário no mercado. Desse modo, nesse novo cenário, o consumidor está cada vez mais interessado na informação e precisa ser conquistado. Por um ideal, não apenas por um anúncio atrativo.

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